No primeiro post sobre Sydney, falamos de uma rede de restaurantes que é para obrigatória por lá (veja aqui).
Hoje, seguimos falando dessa cidade que oferece de tudo! E é claro que um dos grandes destaques são as praias. O território de Sydney é costeado pelo oceano Pacífico a leste e é composto por cerca de 70 praias de água cristalina espalhadas de norte a sul, conforme o site oficial do país.
É impossível visitar todas, mas, de uma maneira geral, as praias da cidade são lindas e possuem excelentes estruturas, o que inclui banheiros muito limpos (muitos deles com chuveiros), restaurantes e estacionamentos. A grande maioria também possui piscinas naturais em suas laterais, e em algumas há até raias para quem quiser nadar. Não é a toa que o país é tão conhecido pela natação.
Com tanta variedade, fica difícil escolher quais visitar. Abaixo, compartilhamos as nossas preferidas – e que constatamos como as mais bonitas – durante os dias em que estivemos por lá.
Bronte Beach: fica situada entre Bondi e Cooge e é uma praia menor, pouco conhecida pelos turistas e mais frequentada por famílias e moradores da cidade. Conta com uma grande piscina natural de 30 metros de comprimento ao sul, divida por raias para quem quer praticar natação.
Acesso via transporte público: ônibus da linha 338 ou 339 partindo da estação central até Clovellly Road Terminus.
Balmoral Beach: fica oficialmente situada no subúrbio de Mosman (um dos mais requintados de Sydney). Balmoral é uma praia que reflete as características da região onde se encontra, recheada de mansões e iates espalhados pela costa. A praia proporciona uma vista linda para o Sydney Harbour National Park. É uma boa pedida para quem quer conhecer o estilo australiano de curtir a praia e fugir das multidões.
Acesso via transporte público: pegar as linhas de trem T1 North Square, T2 Airport e T3 Bankstown partindo da estação central até Wynyard Station.Depois, os ônibus M30, L90 e L88 levam até Spit Junction, a cerca de 01 km da praia.
Curl Curl Beach: fica no subúrbio de Curl Curl, situado a cerca de 20km a nordeste do cento de Sydney. Curl Curl integra uma região chamada de Northern Beaches. É dividida em North e South e é uma das principais praias para surfe em Sydney. A parte norte é formanda por uma lagoa e a parte sul é mais popular, o que inclui uma piscina natural de águas tranquilas, muito indicada para crianças.
Acesso via transporte público: os ônibus L90, L88, L80, E85, E84, 184 e 190 de Wynyard Station.
Dee Why Beach: também fica na região das Northern Beaches, com a mesma distância do centro de Sydney que a vizinha Curl Curl Beach. A praia é uma das mais bem estruturadas da cidade, com muitos restaurantes, lojas e bancos espalhados pela costa. Dee Why tem uma vista única, de tirar o fôlego, pois fica situada entre montanhas. É um lugar super astral, badaladinho e muito frequentado por jovens.
Acesso via transporte público: as linhas de trem T1 North Square, T2 Airport e T3 Bankstown partindo da estação central levam até Wynyard Station. Depois, é preciso pegar as linhas de ônibus L85, L90 ou E85.
Maroubra: fica na região sudeste de Sydney, um pouco mais afastada do centro da cidade, a cerca de 40 min de ônibus. Maroubra tem cerca de 01 km de extensão e é a praia do sul mais procurada por surfistas experientes, devido à consistência de suas ondas. A região também é ótima escolha para quer que aliar compras ao passeio: além de várias lojas, é lá que fica o shopping Pacific Square.
Acesso via transporte público: com as linhas ônibus 395, 396 e 377, partindo da estação central.
North Narrabeen: é uma das quatro praias que integra Narrabeen, no nordeste de Sydney. Narabeen é uma das praias mais icônicas para surfistas e nadadores, com cerca de 03 km de extensão. O destaque da região norte da praia é ponto de encontro do mar com a lagoa de Narabeen. É um local mais desértico, excelente para quem quer relaxar isolado da civilização.
Acesso via transporte público: linhas de trem T1 Airport, T2 North Square e T3 Bankstown Line partindo da estação central. É necessário pegar ônibus em Wynyard Station. As linhas L88, L90 e E87 levam até a praia.
Shelly Beach: fica no subúrbio de Manly , na região nordeste de Sydney. A praia integra a Cabbage Tree Bay, uma marina preservada. A profundidade máxima do local é 12 m, por isso Shelly se tornou uma das praias mais procuradas para snorkel e mergulho. Apesar de a região de Manly ser muito badalada, Shelly Beach é uma praia mais residencial e discreta, situada na extremidade direita do subúrbio.
Acesso via transporte público: é possível chegar de ferry, ônibus e táxis. A informação completa sobre o acesso está aqui.