Estivemos em setembro na Europa para uma temporada de férias em algumas cidades que queríamos muito conhecer. Os destinos escolhidos foram: Amsterdam, Paris, Berlim e várias regiões da Suíça.
Começamos nossa viagem por Amsterdam e nos encantamos, mesmo com o tempo chuvoso. Adoramos o clima jovem e os passeios pelos lindos canais da cidade.
Nos hospedamos no Hotel JL No76, um hotel boutique, pequeno, aconchegante e muito bem localizado. Fica no Museumplein, próximo ao clássico letreiro I Amsterdam e da rua Pieter Cornelisz Hooftstraat, com todas as melhores lojas.
Algumas das atrações que nós julgamos imperdíveis em Amsterdam são:
- Visita aos museus Van Gogh e Rijksmuseum;
- Passeio pelo descolado bairro de Jordan, na zona das Nine Streets;
- Tomar uma cerveja na beira dos canais do Red Light District em um dos vários pubs que ficam por ali.
Outro ponto interessante e que nos surpreendeu foi a gastronomia na cidade. Conhecemos alguns bons restaurantes, provando dos melhores sabores da cidade. Restaurantes que sugerimos para um almoço em Amsterdam:
- Rijks: restaurante do Rijksmuseum. Tem estrela Michelin, o ambiente é moderno e servem pratos com mistura de sabores e texturas. É uma gastronomia de alto padrão;
- Restaurante Brasserie Keyzer: sugerimos pedir o “Steak Tartare” e o “Cooked mussels”.
Para um jantar especial, as nossas recomendações são:
- The Seafood Bar: perfeito para quem ama frutos do mar. As ostras são imperdíveis, as mais frescas que já comemos.
- Le Garage: um bistrô francês super descolado. Comemos uma pizza de tuna Crème brûlée maravilhosa.
Moeders: restaurante de ConfortFood, com comida típica holandesa em um ambiente familiar. A parede é cheia de fotos de mães, em função do nome do restaurante (“moeders” que significa “mães”). Não deixe de experimentar a apfelstrudel.
Seguindo nossa viagem pela Europa, nosso segundo destino foi Paris. Optamos por alugar um apartamento, já que teríamos 05 noites na cidade. A experiência foi bem diferente.
Escolhemos um apartamento que fica localizado no bairro Le Marais pelo site airbnb. O bairro é descolado, com várias lojas legais e uma variedade de pequenos restaurantes. Visitamos os principais pontos turísticos, que todos já conhecem bem, como a Torre Eiffel, Museu do Louvre, Museu D’Orsay, Sacre Coeur, Notre Dame, etc.
Nossa experiência gastronômica foi o ponto alto da visita a Paris. Tivemos a oportunidade de comemorar meu aniversário no L’Atelier du Joel Robuchon e a experiência foi incrível. Lembre de reservar uma mesa no bar. O foie gras é maravilhoso.
Outro clássico que conhecemos é o Il Vino, restaurante dedicado aos amantes do vinho. Lá, você escolhe o vinho e o chef cria um cardápio as cegas para combinar com a bebida escolhida. Uma loucura!
Outra dica imperdível é o típico restaurante francês Le Soufflé. O restaurante é especializado em, claro, soufflés, com diversos sabores salgados e doces. Super recomendamos o soufflé de chocolate.
Também almoçamos no Brasserie Lipp, uma das primeiras brasseries de Paris. Imperdível provar o filé com molho béarnaise e fritas. Um clássico!
Além destes clássicos, descobrimos pequenos restaurantes que foram belas surpresas. Um deles é o L’ilot, um restaurante bem discreto, super pequeno, onde não aceitam reservar. Por isso, chegue cedo! O restaurante é especializado em frutos do mar que são extremamente frescos.
Outra surpresa foi o Jaja Restaurant, ao lado do nosso apartamento. Um restaurante moderninho, com uma varanda externa, com um menu variado e uma extensa linha de vinhos. O menu muda conforme a estação do ano. A burrata com figos é maravilhosa, assim como a massa artesanal com frutos do mar.
Não deixe de caminhar pelos bairros Le Marais e Saint-Germain-des-Prés e se perder no mundo francês.
Na próxima postagem, vamos contar nossa experiência por Berlim e diversos pontos da Suíça. Até mais!
by Luciana Costa Gama e Renato Roese
Casados, médicos, amantes de boa gastronomia e de novas experiências.