Cada vez mais as viagens estão sendo escolhidas para aliar o turismo ao lazer. Quando o assunto é surf, o lazer e o amor às ondas vêm acima de qualquer critério.
Para os amantes do esporte, é difícil escolher o destino perfeito, em função das inúmeras possibilidades. Cuidar a melhor época do ano e as características e condições do mar são pré-requisitos para o sucesso da viagem. No post de hoje, vamos mostrar que é possível encontrar ótimas condições de surf, em locais próximos ao Brasil (ou seja, sem precisar atravessar o planeta).
– Costa Rica: na fronteira com o Panamá, o país é muito rico no que se refere às belezas naturais. A Costa Rica tem boas ondas ao longo de todo o ano, por ser banhada de um lado pelo oceano Pacífico e de outro pelo mar do Caribe. O período mais recomendado para quem quer pegar boas ondas é de março a novembro.
De abril a novembro, a costa do Pacífico oferece vantagens aos turistas. Os principais picos são Hermosa, Jaco, Dominical, Boca Barranca a Pavones.

De novembro a março, o lado banhado pelo Caribe e a região norte são os locais de melhores ondulações. Os principais picos são Salsa Brava, Isla Uvita, Puerto Viejo (Caribe) e Tamarindo, Avellanas e Playa Negra (no norte).

Posts relacionados ao surf na Costa Rica:
– México: o litoral do México é banhado pelo oceano Pacífico. A melhor época do ano para pegar boas ondas no país da América do Norte é no verão, mais especificamente entre junho e setembro. Conforme especialistas, é nesse período em que entram maiores swells, muitas vezes provocados por furacões .
O litoral oferece boas ondas em toda a costa, desde Baja Califórnia (onde as águas são frias e as ondas grandes) até Oxaca (onde fica a famosa onda de Salinas Cruz e a temperatura da água chega a 35ºC).
A principal praia e que recebe as maiores ondulações no México é Puerto Escondido. Outros picos famosos são em Matachen Bay, Santa Cruz, Punta Mita e Tixtla.

Posts relacionados ao surf no México:
– Nicarágua: o país da América Central que fica localizado a norte da Costa Rica ainda é pouco explorado, mas tem um potencial turístico incrível. Assim como o país vizinho, é banhada pelo oceano Pacífico a oeste e pelo mar do Caribe no lado leste. No que se refere ao surf, a Nicarágua é bastante conhecida pelo vento terral, que sopra cerca de 330 dias por ano.
A melhor época para surfar é entre março e setembro. Procure evitar os meses de novembro, dezembro e janeiro, quando as ondas são mais inconsistentes.
Os principais picos são em Popoyo (ao sul) e Puerto Sandino (ao norte).

É recomendado viajar com veículo tração 4 X 4, pois alguns picos são de difícil acesso.
– Peru: o país da América do Sul é um dos mais visitados pelos brasileiros, e muitos não sabem que o destino também é propício ao surf. É uma das viagens mais econômicas no que se refere ao tempo: cerca de 04 horas de voo das principais cidades brasileiras.
O Peru é conhecido como o “pico mais constante do planeta”: a costa recebe todos os tipos de ondulações em todas as épocas do ano.
No Peru, há três grandes regiões de surf: Lima (onde as ondas são constantes e grandes no inverno), central (que se divide em Chicama e Pasmayo, onde há as esquerdas extensas do mundo) e norte (Lobitos, Los Organos e Mancora, com clima ameno).


– Uruguai: o país vizinho do Brasil é muito procurado pelos amantes das ondas. O litoral uruguaio é bastante recortado, o que possibilita diversas combinações de swell e vento para formação de várias ondas.
Lá, as praias de La Paloma, La Pedrera, Punta del Diablo e Santa Teresa são as mais propícias para o surf.


Posts relacionados ao surf no Uruguai: