Mal houve a virada de 2015 para 2016 e já estamos a uma semana do carnaval. Um dos feriados mais celebrados do país, o carnaval também é comemorado mundialmente 40 dias antes da Páscoa, principalmente em países católicos (já que essa é uma comemoração adotada pela Igreja).
Aqui no Brasil, o carnaval é considerado a festa mais popular do país. A comemoração do Rio de Janeiro é reconhecida como a maior festa de carnaval do mundo, pois atrai cerca de 2 milhões de turistas por ano. Além dos dois dias de desfile das escolas de samba, também é possível curtir a festa carioca com os blocos de rua, a partir da saída de diferentes praias.
Depois do Rio, Olinda (PE), Salvador e Porto Seguro (BA) figuram como os principais destinos escolhidos pelos brasileiros. Em Olinda, a festa tradicional acontece na rua, em meio aos famosos “Bonecos de Olinda” (de cerca de 2 metros de altura) e acompanhado de muito frevo. Em Salvador, o carnaval é marcado pelos blocos de rua e também pelos trios elétricos, que trazem os principais nomes do axé brasileiro. Já em Porto Seguro, o segundo destino mais procurado da Bahia, a festa mais tradicional é o “CarnaPorto”, conhecida como a melhor micareta do país.
Mesmo que a maioria dos brasileiros escolham destinos nacionais para passar o carnaval (como aponta uma pesquisa feita pelo Decolar.com), tem muita gente que alia o feriado com as férias e procura por viagens internacionais. Então, se você é uma dessas pessoas, veja abaixo como o carnaval é comemorado em lugares onde você nem imaginava que tivesse festa (ou esqueceu), e junte o útil ao agradável na próxima festança.
Alemanha: as principais comemorações se dão na parte católica do país, em cidades como Bonn, Colônia, Düsseldorf e Mainz. A região da Floresta Negra e dos Alpes também não fica de fora da comemoração. Em Colônia, as comemorações de carnaval começam sempre no dia 11/11 e duram até a Quarta-Feira de Cinzas. Além de inúmeras reuniões carnavalescas, destaca-se o carnavam das mulheres (na quinta-feira anterior à Quarta-feira de Cinzas), o desfile na segunda de carnaval e também a queima de bonecas de palha em tamanho humano (que representa a queima do espírito do carnaval). Outras informações sobre a festividade podem ser obtidas nesse link da Embaixada do País.
Canadá: é conhecido como o maior carnaval de inverno do mundo e a principal cidade a comemorar é Quebec, onde as festas se iniciam no final de janeiro. As festas de abertura e encerramento do evento acontecem no Palácio de Gelo e há várias atrações durante as três semanas de festa. Os desfiles são sempre liderados pelo mascote Bonhomme e passa por locais iluminados e decorados com esculturas de gelo. Também há paradas noturnas e competições esportivas. O carnaval atrai cerca de 1 milhão de pessoas por lá. Para saber mais, acesse o site do carnaval de Quebec.
Eslovênia: o maior carnaval acontece na cidade de Ptuj. Em todo o país, as comemorações oficias começam dois finas de semana antes da Quarta-Feira de Cinzas e a festa mistura as tradições ocidentais com o folclore local, dominado pela cultura pagã. Isso explica o fato de máscaras e fantasias demoníacas dominarem os desfiles. Há até um festival de com direito à recompensa para a máscara que for eleita como mais bonita. À noite, as cidades ficam iluminadas e diversas apresentações de teatro e música ocorrem nas ruas. Na quarta-feira, ocorre o enterro do Kurentovanje, o boneco que representa todos os males.
Equador: o carnaval tem ligação com a nação Chimbos e os índios huarangas e dura duas semanas. Antigamente, os indígenas comemoravam a chegada da segunda lua com uma festa regada à água perfumada, flores e farinhas. Por isso, nas festas de carnaval, os equatorianos seguem a tradição dos “diablitos”: crianças e adolescentes jogam balões de água, ovos e farinha nas pessoas, sejam conhecidos ou não. O carnaval típico é encontrado principalmente na cidade de Azogues. Guaranda e Ambato também são sede de festas famosas, com carros alegóricos formados por todos os tipos de flores e frutas.
Suíça: a festa é chamada de Fasnacht e a principal comemoração se dá na cidade de Basileia, começa às 04 da manhã da segunda-feira e dura exatamente 72h, até a Quarta-Feira de Cinzas. Na “abertura” do evento, todas as luzes são apagadas e as pessoas desfilam nas ruas com lanternas, ao som de músicas carnavalescas, flautas e tambores. Na Suíça, que já é um país mais “quieto”, o que realmente importa para o povo é poder se fantasiar e sair pelas ruas, não necessariamente em algum bloco ou evento. O carnaval de Lucerna é famoso também pelas máscaras.