Pode dizer: quantas vezes você já viajou e ignorou aquelas dicas de segurança que tanto aparecem nas revistas – ou em simples conselhos – e depois se arrependeu? Sim, o fato é que muitas delas funcionam de verdade e servem para deixar a sua viagem, pelo menos , mais tranquila.
Mas não se preocupe se você já esqueceu de tudo o que ouviu sobre safety tips, pois nós compartilhamos abaixo algumas indicações do portal JetSetter. Anote aí cinco dicas básicas de segurança para a sua viagem.
Deixe uma cópia do seu itinerário
Escreva para alguém da família ou um amigo de confiança qual o seu itinerário exato na viagem. Dessa forma, se você não retornar eles vão saber exatamente onde começar a pesquisa. Isso também pode ser útil caso alguém ouça que algo ruim aconteceu na região em que você está.
Faça uma cópia do seu passaporte
Parece um incômodo, mas se o seu passaporte for roubado ou você perdê-lo no exterior, você ficará muito feliz que você levou os dez segundos extras para fazer a cópia. Se você não quiser levar papel ao redor, você também pode digitalizar seu passaporte e e-mail, para que você seja capaz de acessá-lo em qualquer lugar.
Não exponha o seu celular
Infelizmente, ter seu telefone para fora faz-lhe um alvo para ladrões mesquinhos, especialmente em trânsito público aglomerado. É fácil para os criminosos arrebatar o telefone da sua mão e saltar na próxima parada, se você não estiver prestando atenção.
Escolha seu transporte de maneira inteligente
No exterior, você tende a ser um pouco mais relaxado do que em casa quando se trata de usar seu cinto de segurança ou tomar uma scooter para dar uma volta. Na verdade, a causa mais comum de morte para os americanos no exterior, por exemplo, é acidentes de trânsito. Portanto, tenha cuidado: use cinto se segurança no táxi, não dirija se não estiver confortável com as estradas (especialmente se você estiver dirigindo em um lado diferente do que em casa) e sempre usar um capacete em motos e bicicletas.
Saiba o telefone equivalente ao 190
Em cada cidade há diferentes números para se ligar em casos de emergência – mas o 190 (da polícia militar) geralmente é o mais lembrado pelas pessoas. Só que no exterior, não será o mesmo número! Saiba quais os telefones de emergência locais para a polícia, bombeiros e ambulância.
Mantenha seu cinto de segurança durante o voo
Pode ser tentador desamarrar quando o sinal do seatbelt estiver desligado (ou mesmo quando está ligado) apenas para ficar um pouco mais confortável em seu assento minúsculo do avião. Mas se a turbulência atacar, você pode ser seriamente ferido quando você não está firmemente preso, como estes passageiros aprenderam recentemente. (leia mais aqui)