09 segredos de hotéis que você precisa saber

Viajar é sempre bom – e uma das melhores partes é poder se hospedar em um lugar confortável e comer diariamente aquele café da manhã típico de hotéis. Acontece que, nem sempre, a expectativa se equivale à realidade. Muitos hotéis têm políticas internas que não são informadas aos clientes – o que pode acabar decepcionando você.

O post de hoje vai te ajudar a ficar alerta com esse tipo de situação, com informações compartilhadas pelo portal Jetsetter. A matéria completa com 09 segredos de hotéis que você precisa saber pode ser lida aqui. Veja abaixo as dicas para não se surpreender com situações indesejadas:

01 – Não há um código de defesa para superlotações: ao contrário do que ocorre nas companhias aéreas, quando os clientes são compensados pela venda em voos superlotados, isso não acontece nos hotéis. Se você apresentar a confirmação de uma reserva, mas na hora o hotel não tiver quartos vagos, a sugestão é que  você seja realocado para um hotel semelhante, sem nenhum custo de deslocamento. Mas essa política não é tratada como regra e não há nenhuma legislação que proteja os consumidores a respeito disso.  Fique atento.

02 – Eles querem fidelizar os clientes: muitas redes de hotéis têm adotado uma medida semelhante a das companhias aéreas. Eles querem conquistar você como cliente e, principalmente, garantir que você faça as reservas pelo seu próprio portal – para não precisar pagar nada para portais de reserva online. Para isso, os hotéis podem oferecer algumas vantagens especiais para clientes que reservarem quartos pelo portal próprio. Algumas redes, inclusive, já adotaram a política de oferecer wifi e café da manhã grátis apenas para esse tipo de clientes.

03 – Wifi: taxas altas, velocidade baixa: sim, pode parecer estranho, mas ainda há muitos hotéis que cobram altas taxas diárias para uso da internet! E, mesmo que isso ocorra, não há garantia da qualidade do serviço. Até em casos de o wifi ser livre, frequentemente a velocidade é muito baixa. Você pode checar essas informações antes de viajar no portal Hotel Wifi Test.

04 – Taxas de estacionamento: é claro que ninguém espera ter estacionamento gratuito em um hotel no meio de Manhattan ou em plena Union Square de São Franciso. Mas, sim, todo mundo espera que os estacionamentos de hotéis em locais menos movimentados seja gratuito. Só que nem sempre isso acontece. Deixamos a dica para que você verifique antes de ir – é um problema que pode ser evitado.

05 – Controle climático irresponsável: às vezes, o sistema de calefação ou ar-condicionado de um hotel não pode ser modificado de uma hora para a outra, devido à necessidade de alterar todo o equipamento central. Pode ser que aconteça de você viajar em uma época com temperaturas atípicas e passar muito frio ou muito calor dentro dos quartos. Em muitos casos, a melhor alternativa é mudar de hotel.

06 – Exagero na descrição de localização e vista: fique atento à descrições como “a poucos metros da praia”, muito presentes na apresentação de hotéis. Frequentemente, os clientes não comprovam a situação quando chegam ao local. Pode ser, por exemplo, que você consiga enxergar a praia do hotel, mas o acesso seja bastante complicado e longe. Como cliente, o melhor que você tem a fazer é uma pesquisa investigativa em sites como o TripAdvisor.

07 – Percevejos: sim, pode acreditar, mas a presença de percevejos nas camas ainda é algo que ocorre em alguns hotéis. Tanto que existem alguns portais da internet dedicado a denunciar situações dessas. Bed Bug Registry, Bed Bug Reports e Bedbugs.net são alguns deles – não deixe de se certificar.

08 – Variação de preço:  não é segredo nenhum que a tarifa das reserva aumenta em épocas de grandes eventos ou alta temporada. Geralmente, os preços são dobrados ou até triplicados, conforme a “lei da oferta e da procura”.

09 – Gorjetas: você sabe que dar gorjetas para garços é tradicional nos Estados Unidos, certo? O que você talvez não saiba é que até em hotéis de luxo você deve dar gorjetas para quem carregar a sua mala ou pedir o seu táxi, por exemplo. Essa é uma tendência recente, então não fique surpreso se precisa desembolsar alguns dólares a mais para pagar por um serviço que deveria estar incluso no valor da reserva.

Leave a Response

EN PT