A cena gastronômica da Cidade do México
Conheça os sabores para todos os bolsos da principal cidade mexicana.
Os sabores da rua: puestos
Essa é uma experiência quase que obrigatória na CM. A cidade é famosa por sua comida de rua, e não apenas porque há diversas opções de petiscos por todas as esquinas, mas porque é realmente incrível. Os chamados puestos são uma ótima pedida para você explorar. Vamos dar algumas dicas que são importantes.
Comece com alguns cuidados com o idioma, se você não fala espanhol, pedir comida de rua será um pouco desafiador, mas ainda assim possível. Abuse de buenos días (bom dia), buenas tardes (boa tarde), ou buenas noches(boa noite) quando se aproximar. Os mexicanos são educados. Se eles perguntarem “ ¿Con todo?” ( “Com tudo?” ) , sempre diga sim. Ou você pode dizer pecado (sem) e apontar para as coisas que você não quer. Como todos sabem, a comida por lá é de fato super picante, por isso, já pode decorar a pergunta “la salsa pica?”, que significa “o molho é picante?”.
Tenha sempre dinheiro trocado, já que muitos lugares de rua/barraquinhas não aceitam cartões. Outra dinâmica que pode parecer incomum é que você sempre paga o valor devido apenas no final. Quando terminar de comer pergunte: “ Qué le debo?” (“ Quanto devo a você? ”). Embora a moeda seja o Peso Mexicano, o melhor mesmo é levar dólares americanos. Casas de câmbio podem ser encontradas na Zona Rosa e em alguns lugares do Zócalo.
As comidas que você deve saber o que são…
Tamales / Oaxaqueños
Principalmente disponível no período da manhã. Oaxaqueños – tamales são embrulhados em folhas de bananeira em vez de cascas de milho – são um pouco mais úmidos. Depois do período da manhã, você ainda pode encontrar pessoas em bicicletas circulando pela cidade e vendendo eles. Eles têm uma espécie de megafone que anuncia: “tamaaales, oaxaqueeeeeños calientitos”. Para os vegetarianos, experimente os rajás – queijos com queijo. Eles podem perguntar se você quer o seu tamal com pão ou não. Conhecidos como torta de tamal ou guajolota, esses sanduíches são tradicionais da Cidade do México. É um pedido favorito local, mas o pão geralmente é bem seco.
Elotes / Esquites
Milho ou canjica (milho mais grosso) com maionese, manteiga, queijo, lima, sal e pimenta na espiga ( elotes ) ou em uma xícara ( esquites ). A qualidade dessas barraquinhas varia muito, mas como custam apenas um dólar, então vale a pena dar uma chance. Confie na combinação de maionese e manteiga. Onde encontrar: Coyoacán, canto de Xicoténcatl e Allende.
Quesadillas
É um clássico delícia da gastronomia mexicana. Você pode identificar uma banca de quesadilla pelo local em que são preparadas- tradicionalmente de barro, mas geralmente de metal, essas são as superfícies de cozinha pré-hispânicas ainda usadas em todo o México. Procure barraquinhas fazendo suas próprias tortillas frescas. Você verá mexicanos batendo a massa na criação. Experimente flor de calabaza , huitlacoche ou quelites. Ah, uma dica: você realmente precisa especificar que você quer queijo em sua quesadilla. Você tem que dizer “[o ingrediente] con queso”.
Veja também:
Como tornar a sua experiência em Nova York ainda melhor
O melhor da gastronomia em Cingapura
Atrações culturais para curtir o carnaval em São Paulo
Tlacoyos
Geralmente vendidos nas barriquinhas de quesadilla, são vagens de milho em forma de gota e azuis. Eles vêm recheados com fava, chicharrón(porco) ou requeson ( ricota). Eles cortam a vagem aberta colocando cebola, nopal (cactus), salsa, creme e queijo fresco por cima. Onde encontrar: La Roma, canto de Puebla e Mérida.
Tacos de carne, guisado e canasta
As bancas de tacos estão literalmente espalhadas por todos os cantos da cidade. Quando for complementar com guisado, pergunte sempre o que leva no preparo, porque muitas das opções são de miúdos (caso você não goste). Saudero (carne bovina) para quem não quer se aventurar muito, campechano (mistura de carne de vaca, porco e casca) para o viajante mais aventureiro. Você pode pedir cada taco com ou sem arroz. Os ingredientes são os destaques dessas barraquinhas: cactus, pepinos e picles picantes complementam o sabor. Os tacos de canasta são vendidos fora de uma cesta (isso é o que significa canasta ) em uma pequena mesa ou de bicicleteiros, ficam na parte de trás da bicicleta. Eles são chamados também de tacos sudados , ou “tacos suados”, porque são cobertos com gordura de porco. Eles geralmente são preenchidos com batata, feijão e chicharrón.
Onde encontrar: Narvarte, Tacos el Joven (avenida B-199). Chimalistac, na esquina da Avenida Miguel Angel de Quevedo com a Av. Paseo del Rio, na ilha que divide o Paseo del Rio.Roma, canto de Chiapas e Tonala. Centro, Tacos Arandas, 43 Ave 5 de Mayo.
Barbacoa
Também um clássico da cozinha mexicana, a carne é cozida lentamente (geralmente carneiro ou porco), a barbacoa só está disponível nos finais de semana e é vendida por pessoas que vem de outras províncias póximas. Pegue um consomê (caldo) e tempere com a cebola, coentro e limão na mesa. Onde encontrar: La Roma, canto de León de los Aldamas e Tonala. San Miguel Chapultepec, ao sul da esquina do governador Rafael Rebollar e da rua General José Morán.
O paraíso das comidas baratas e típicas
Todas essas comidas saborosas são encontradas a um preço excelente. Temos aqui mais dicas para você. Coyoacán é um daqueles pequenos lugares que parecem não corresponder ao resto da moderna Cidade do México. Suas ruas de paralelepípedos, inúmeras praças, a ausência de grandes avenidas e sua típica atmosfera festiva, são elementos que nos transportam para todas aquelas pequenas cidades do México às quais nos referimos como Cidades Mágicas.
O terminal
A maneira mais fácil de encontrar este lugar é pela longa fila que é formada normalmente na hora do almoço. Mas vale a pena esperar? Sim, vale. Enquanto você espera, eles te oferecerem quesadillas e água fresca. O serviço ao cliente neste lugar é excelente e a comida é ainda melhor. Onde fica: Centenário 27B
Mercado de comida de rua Higuera
Aqui há muitas opções para todos os gostos. O pozole é muito bom, as quesadillas de Doña Irma nunca decepcionam e o Castillo de los Hot Cakes vai deixar você com um sorriso de orelha a orelha. Este lugar é bastante popular entre os habitantes locais e visitantes, então tenha um pouco de paciência, porque costuma lotar. Onde fica: Higuera 30.
Tostadas de Coyoacan
Elas ganharam tanta popularidade nos últimos anos que têm se expandido muito no Mercado de Coyoacan. Você vai encontrar opções clássicas, como pata e tinga, mas também de camarão, polvo e a cochinita. Cada torrada custa $ 35 pesos e é servida em grande quantidade. Encontrar um lugar pode ser um desafio, mas quando você sentir que o serviço é rápido e eficiente. Onde fica: Mercado de Coyoacán. Canto Ignacio Allende com Xicoténcatl
Churros Jordan
Depois de tanta comida, chega a hora de uma sobremesa… e aí não tem como simplesmente pular. Você já está no México, desfrute ao máximo. Uma das opções mais clássicas do Coyo é comer o churros. O Churros do Jordan ganhou fama como o melhor do lugar, eles têm uma grande variedade de recheios para todos os gostos, mas um “diferente” com creme, queijo e amora é sabor bem peculiar e que vale você provar. Os churros são feitos na hora e custam apenas $ 15 pesos. Onde fica: Aguayo 7.
Recomendações de restaurantes
Saindo da comida mais barata e das famosas barraquinhas com coisas típicas, esses são restaurantes com um menu mais elaborado e ambientes com design super cool. Por receber milhares de turistas semanalmente, nos últimos anos, a Cidade do México apostou em criar uma rede de bares, cafés e restaurantes que são referências. De lugares estrelados a novidades frequentes, com certeza, é pela “barriga” principalmente que o destino vai te ganhar.
Do alto, Bellini
O Bellini é o famoso restaurante-bar giratório da Cidade do México. Não só está localizado em uma das maiores capitais do mundo, mas também é o maior restaurante giratório do mundo, fica no 45º andar do World Trade Center. Dia e noite, Bellini oferece vistas panorâmicas imbatíveis da cidade. O clima é especial: um pianista solo, uma banda de jazz e apresentações semanais para entreter os convidados de Bellini. Isso, junto com um excelente serviço de bar para uma ótima experiência no Bellini.
Pujol
Considerado o 17º melhor restaurante do mundo (em 2013) e ganhando várias posições importantes ao longo dos anos, este é um dos principais centros gastronômicos não só da Cidade do México, mas de todo o país. O Restaurante Pujol da Cidade do México entrou na lista dos melhores do planeta por conter uma essência única: manter a tradição, mas com toque inusitado de modernidade. Ele é lindo, elegante e possui uma gastronomia de alto padrão. A cozinha do Pujol fica por conta do chef Enrique Olvera com pratos requintados e modernos da culinária típica do México. É imprescindível fazer reserva com no mínimo 3 dias de antecedência.
Onde fica: Calle Francisco Petrarca 254, Miguel Hidalgo, Cidade do México.
Peixes e frutos do mar: Contramar
Para quem ama frutos do mar e peixes frescos, esse é O lugar. Comandado por Gabriela Camara é considerado um dos restaurantes famosos da Cidade do México. Que tal tostadas de atum, ostras saborosas ou quem sabe camarões gigantes com molhos pitorescos? É isso que você vai encontrar no premiado Contramar.
Onde fica: Calle de Durango 202, Roma Nte, Cidade do México.
Brunch na Cidade do México
O Lardo é um lugar ótimo para quem busca um brunch na Cidade do México e está no nosso top one pelo sabor do menu e pela linda arquitetura. É o destino hipster de CM. Ele funciona também na parte da manhã com sucos frescos, croissants e pães quentinhos. Outras opções interessantes são Lalo, Cedron (Av. Mazatlan) e Aromas (Lomas de Chapultepec).
Para drinks e petiscos: rooftops
Muitos bares, restaurantes e cafés oferecem uma vista deslumbrante da impressionante capital. Se você quer ficar fora a noite toda ou apenas tomar uma bebida rápida durante o dia, a Cidade do México tem diversas opções de rooftops para todas as ocasiões. O Toledo Rooftop (foto) está sempre entre os bares do momento pelo ambiente despojado que tem. Com opção de petiscos e drinks bem variada, é a pedida para um fim de tarde na Cidade do México e estar com amigos. Onde fica: Toledo 39, piso 6 Colonia Juárez.
O Condesa DF é mais uma excelente opção, é um spa-bar que fica dentro de um hotel boutique no badalado bairro La Condesa. Ele oferece uma das melhores vistas da Cidade do México, além de uma infinidade de iguarias e bebidas. O bar tem decks de madeira e cadeiras confortáveis, perfeito para passar horas admirando a vista enquanto aprecia o sushi que é servido. É um bar vibrante com muito personalidade e estilo, perfeito para uma noite romântica do alto da cidade.