Hoje fazem quase 30 dias que os italianos estão em casa, em função da pandemia do Coronavirus. Um país de muitas belezas, que neste momento só podem serem vistas das suas janelas. O verão é um dos momentos mais lindos por lá, em função de suas praias de cartão postal, águas transparentes e astral italiano. E com certeza, uma das épocas mais movimentadas no país. Como não podemos viajar fisicamente, nós queremos te levar para um tour virtual por algumas das praias mais lindas e especiais da Itália.
Baratti, Toscana
A Toscana é uma região é conhecida por suas cidades históricas – Florença e Siena – mas sua costa também vale a pena conhecer. A água azul cristalina e a localização remota de Baratti o tornam um local para ir e, como fica na periferia da região de Bolgheri, você descobrirá vinhos incríveis e pontos memoráveis para nadar.

Cala Goloritzé, Sardenha
Sardenha é um dos lugares mais lindos da Itália e com a cor da água mais azul e transparente. Cala Goloritzé é uma das praias mais famosas da Itália, localizada na base de um barranco na pitoresca costa nordeste da Sardenha, no protegido Golfo di Orosei. É uma praia bem pequena, mas lindíssima, com seus penhascos de calcário, areia macia e um mar verde-azulado. É tão especial que foi considerado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1995.

Cala Pulcino e Spiaggia dei Conigli, Lampedusa
Favignana, Sicília
Favignana é uma ilha na Sicília que faz parte da província de Trapani. É a maior ilha do arquipélago Égadi, no sul da Itália, do qual também fazem parte as ilhas Levanzo e Marettimo. Chamada de ‘a grande borboleta no mar’ graças à sua forma muito particular que lembram asas ‘espalhadas’, a Ilha de Favignana fica localizada a cerca de 7 km da costa oeste da Sicília e é preciso pegar um ferry para chegar. Neste lugar o mar, com seus reflexos azuis e cristalinos, é o verdadeiro protagonista.
Ilha de Elba, Toscana
Isola di Spargi, Sardenha
La Pelosa, Sardenha
Outra praia muito popular na Sardenha é a La Pelosa, localizada a 2 quilômetros de Stintino, em Capo Falcone. A praia é amada em função de ter um castelo em ruínas e pelo extenso mar, quase como uma enorme piscina de água salgada. Lá você pode caminhar por uma longa distância com água pelo joelho, uma delícia.
Numana Alta, Ancona
Numana é uma cidade e comuna italiana da província de Ancona, na região italiana de Marche. É uma cidade costeira do Adriático central, situada no sopé sul do Monte Conero, com um mar cristalino e uma praia intocada – e não é a única praia desse tipo na área.
A cidade era conhecida antigamente com o nome de Humana (que significa humano em latim). A cidade velha é freqüentemente chamada de “Numana alta”, pois fica no topo de uma falésia com vista para o mar e pode ser descrita quase em continuidade com a povoação de Sirolo, enquanto “Numana bassa” inclui a área ao redor do porto. A praia de “Numana alta” compreende duas baías formadas perto do penhasco: a praia de Spiaggiola e os frades e a praia de “Numana bassa”, que se estende ao sul da vila portuária de Marcelli.

Polignano a Mare, Puglia
Um vilarejo medieval lindo pontilhado de casas brancas, construído sobre um complexo de falésias calcárias de 20 metros de altura, no mar Adriático, onde se formaram mais de 80 grutas e passagens inacreditáveis. Uma delas é tão grande, a Grotta Palazzase, que tem até hotel e restaurante. Polignano a Mare fica na Puglia, no calcanhar da Itália, 36 quilômetros ao sul de Bari e a 8 quilômetros de Monopoli.
Dizem que a origem da cidade remonta ao século IV a.C. quando um vilarejo foi ali fundado pelos gregos. Floresceu alguns séculos depois, sob o domínio romano. Um dos destinos mais famosos da região – e mais fotografados também.
Porto Miggiano, Puglia
Porto Miggiano é uma das praias mais lindas da região da Puglia, localizada a cerca de 17 km de Otranto. É cercada por penhascos onde para chegar é preciso descer uma escada. Mesmo que com uma estrutura um pouco precária, a praia é muito linda e vale a pena ser conhecida.

Scala dei Turchi, Sicília
Uma das praias mais especiais da Sicília, conta com falésias calcárias que formam uma bela escadaria. Durante o dia, o branco brilha contra o mar azul e a noite fica dourada pelo sol poente. Diz a lenda que antigamente piratas turcos usaram a bela praia para atracar seus navios e subir as escadas naturais para invadir as aldeias locais, daí os locais nomearem o local Escadaria Turca.
Para chegar na escadaria é preciso descer um penhasco até a praia. Depois de descer as escadas, você chegará a uma praia com um bar. Quando você olha para a direita, vê as rochas brancas brilhantes para saber para onde ir. Subir em cima das pedras é muito fácil, e depois do caminho pelas rochas, você encontrará outra praia lindíssima, com mar azul turquesa.

Scopello, Sicília
Scopello fica no canto noroeste da Sicília, a cerca de uma hora de carro de Palermo. É uma pequena região com águas cristalinas e turquesas. A cidade remonta ao século XV e foi fundada em torno do comércio de pesca de atum. O símbolo de Scopello são duas pedras, chamadas Faraglioni, que deram à cidade seu nome grego Skopelòs, que significa pedra.
Aos pés dos Faraglioni fica o Tonnara Di Scopello. O Tonnara antigamente era uma vila de pescadores que hoje, tornou-se uma propriedade privada com apartamentos com uma vista linda para o mar.

Spiaggia della Marinella, Campania
Perto da cidade de Palinuro, na costa de Cilento, na Campania, conta com uma impressionante mistura de areia vulcânica em um cenário de formações rochosas de outro mundo. Embora esteja um pouco fora do centro da cidade, conta com um mínimo de estrutura, incluindo estacionamento e vestiários. As atrações próximas incluem uma trilha para caminhada que passa por uma torre histórica, a isolada Baia di Buondormire e um arco natural nas falésias.
Torre di Sant’ Andrea, Otranto/Puglia
Localizada no “calcanhar” da bota da Itália, a Torre Sant’Andrea leva o nome não dessas torres naturais, mas de uma construída por humanos no século 16 como torres de vigia, cujas ruínas ainda podem ser vistas. Outra praia bem popular na Puglia, é um lugar perfeito para mergulhar em penhascos e nadar nas águas azuis transparentes.