Equilibrar as compras de final de ano, as festas e o tempo com a família pode ser difícil mas, aqueles que conseguem arranjar tempo para dar uma fugida, encontrarão alguns preços acessíveis, ótimas festas típicas da estação e belas paisagens para encerrar mais um ano de maneira excelente. O mês de Dezembro é a última chance de botar em prática aquela viagem que foi uma de suas resoluções de ano novo, antes de iniciar tudo novamente no ano que vem. Deixe a magia da temporada levá-lo a um lugar próximo ou distante, frio ou calor, e conheça alguns destinos para viajar em dezembro.
1. Praga, Vienna e Budapeste (cidades natalinas)
Viena é mais do que a capital da Áustria, é indiscutivelmente a capital do Natal, graças aos mercados mundialmente famosos. Beba alguns glühwein (típico vinho quente alemão), petisque alguns dos vanillekipferl (biscoitos natalinos alemães em formato de meia lua) e não perca a temporada festiva de shows. Se você já explorou os mercados da Áustria, considere uma viagem a Budapeste, onde há outra instalação festiva na Praça Vörösmarty. Lá o clima é mais animado com atrações culturais porém o cenário não parece tanto com uma foto de cartão postal, como é o caso de Vienna. Espere por goulash recém feitos – um artesanato tradicional de marzipan para caixas de música e shows de fantoches. Fique um certo tempo e você pode passar a véspera de Ano Novo em Praga, onde seus incríveis fogos de artifício são exibidos em 31 de dezembro criando um manto de névoa colorida sobre a cidade.
2. Nassau, Bahamas
É difícil pensar em um lugar tão bom quanto as Bahamas para absorver os raios de sol. O Atlantis é o resort favorito entre as famílias, graças ao seu Dolphin Cay e a icônica imitação do Temple Mayan, com um toboágua de aproximadamente 18m. Em dezembro, o Festival de Junkanoo assume o comando de Nassau, onde acontecem desfiles de rua que combinam dança, música e figurinos coloridos que vão do Boxing Day (um feriado comemorado por muitos países no dia 26 de dezembro) até o Ano Novo. O One & Only Ocean Club, na Paradise Island, agora conta com uma piscina de borda infinita à beira-mar, perfeito para brindar o novo ano.
3. Edimburgo, Escócia
O antigo e o novo se misturam na capital cultural da Escócia, abrigando pequenas e estreitas ruas medievais, a arquitetura georgiana e o castelo histórico de Edimburgo, juntamente com o Parlamento escocês futurista e os restaurantes que colocam adaptações e toques modernos em grandes clássicos. Cerca de 150 mil pessoas vão até a cidade em dezembro para a Hogmanay, uma festa de fim de ano marcada por três dias de shows, fogos de artifício e várias procissões.
4. Cancún, Mexico
Cancun, que foi construída especificamente como uma zona de férias em 1970, nas margens caribenhas do México, é agraciada com diversos resorts cinco estrelas, paisagens belíssimas e um mar que se mistura com o céu, sendo um destino muito procurado por turistas de todo o mundo. Os pontos de visitação das ruínas Maia que estão espalhados pelo local – especialmente Chichen Itza e Uxmal – além de serem belíssimos, mostram que esta região tem sido uma localização desejada há muito tempo.
5. Cidade do cabo, África do sul
A África do Sul pode parecer uma escolha distante, mas ganha pontos por suas belas paisagens naturais como a Table Mountain – juntamente com a beleza da Península do Cabo, onde as praias de Camps Bay e cidades oceânicas como Muizenberg e Fish Hoek farão a viagem valer a pena. Em dezembro a temperatura é quente, porém agradável, perfeito para explorar a cidade.
6. Singapura
Muitas vezes descartado como um destino ou como ponto de parada em uma viagem mais longa, essa cidade-estado é muito mais do que um lugar para conexão de voos. Singapura tem leves traços dos antigos tempos coloniais britânicos no icônico pátio do Hotel Raffles, mas destaca fortemente a sensação de século XXI com sua arquitetura futurista em prédios, pelos jardins em torno da baía e nos shoppings que brilham ao longo da avenida Orchard Road.
7. St Moritz, suíça
Graças aos visitantes que vão de George Clooney a Audrey Hepburn, St. Moritz continua sendo uma das escapadas para a prática do esqui mais glamurosa da Europa. Mas, também é um centro de esportes de inverno de alto nível. Pouco depois do natal acontece o Bob: Campeonato suíço que apresenta homens e mulheres que competem em corridas de bobsled. Descanse no hotel cinco estrelas Kulm, que tem sido um marco local há mais de 160 anos.
8. Miami, Estados Unidos
Dezembro traz mais uma edição da Art Basel Miami Beach, um brilhante e fabuloso evento de quatro dias que atrai tanto fashionistas quanto os especialistas em arte para a cidade. Embora a feira pop-up aconteça na praia, o centro permanente da cultura da cidade fica mais ao meio: no Distrito do Design. O desenvolvedor local Craig Robins gastou mais de uma década tentando lançar esse projeto de paixão e parece estar conseguindo. As temperaturas são amenas na Flórida o que contribui com os visitantes que passam o dia todo passeando pela Art Basel.
9. Ilha da Madeira, Portugal
Para os portugueses, dezembro e ano novo são sinônimo de Ilha da Madeira, que fica a duas horas de voo de Lisboa. Funchal, sua capital, tem o clima mais agradável de toda a Europa no momento: uma temperatura chega aos 20°C durante o dia. A ilha tem uma natureza única, com praias de água transparente e cadeias de montanhas verdes. Na virada, acontece uma tradicional queima de fogos na baía de Funchal, com shows de música acontecendo e embarcações ancoradas com buzinas festivas. Restaurantes como o Bay View, no hotel Four Views Baía, tem vista de camarote para toda a festa.
10. Melbourne, Australia
Se você está pronto para encarar as longas horas de voo, Melbourne será um ótimo refúgio de verão. As temperaturas, que são frescas por conta da brisa do mar, ficam em torno de 24°C ensolarados. A cidade tem muitas atrações, sendo a orla de St Kilda uma das mais visitadas. A cidade também se destaca como um ponto de partida para várias roadtrips, sejam elas pelos vinhedos do vale de Yarra, ou ao longo das curvas da Great Ocean Road .