A Croácia é um destino paradisíaco, com uma costa lindíssima e ilhas com visuais de tirar o fôlego. Um país da Europa Central e do Mediterrâneo, que faz fronteira com a Eslovênia a oeste, a Hungria a norte, a Sérvia a leste e a Bósnia e Herzegovina a sul. Também tem uma longa fronteira marítima com a Itália no Mar Adriático. A extraordinária costa salpicada de ilhas da Croácia é indiscutivelmente sua principal atração. Uma variedade de praias e ilhas estão espalhadas pelo país e é difícil escolher qual visitar. Por isso compartilhamos as dicas do Culture Trip com as 10 ilhas da Croácia que você precisa conhecer! As ilhas são principalmente acessíveis a partir dos principais centros de transporte de Split e Dubrovnik.
Brač
A proximidade de Brač com o porto principal de Split não é a única razão pela qual é tão popular entre os viajantes. Na costa norte – onde a balsa atraca – você encontrará Supetar, uma cidade animada com um porto repleto de bares e restaurantes e uma bela praia nas proximidades. Na costa sul está Bol, lar do Zlatni Rat – também conhecido como o Chifre de Ouro e uma das praias mais famosas da Croácia, devido à sua areia branca e brilhante. Em ambas as cidades, igrejas e casas residenciais foram construídas com pedra local de Brač, também usada na construção do Palácio de Diocleciano em Split.
Veja também:
Maldivas vs. Polinésia Francesa
Conheça a Nova Caledônia
Brijuni
A ilha principal, Veliki Brijuni, é um parque nacional, com oportunidades limitadas de acomodação – o que significa que ficar aqui parece uma ilha particular. Durante o seu tempo nesta ilha, você poderá descobrir pegadas de dinossauros, ruínas romanas e um jardim botânico da era dos Habsburgos.
Hvar
Praticamente sinônimo do boom turístico de luxo da Croácia, Hvar é onde mochileiros e foliões em iates (quase) se encontram com membros da realeza, milionários e figurões de Hollywood. Hotéis cinco estrelas e restaurantes requintados são comuns, e o porto ao redor da cidade de Hvar é repleto de bares e restaurantes de frutos do mar. Mas Hvar não perdeu seu lado indomável do passado – você ainda pode encontrar aquele bar de praia agitado ou taverna isolada quando quiser algo mais rústico.
Korčula
Os muitos tesouros de Korčula se escondem atrás das muralhas medievais construídas para proteger sua cidade homônima principal. Passe pelos portões e você encontrará a Catedral de São Marcos, um dos melhores exemplos da arquitetura gótico-renascentista na Dalmácia. A igreja contém armas medievais e obras do famoso pintor Tintoretto. Você também encontrará a casa onde o famoso explorador Marco Polo teria nascido. Se jogue em algumas praias de areia branca rodeada por vegetação e águas cristalinas e você terá um pequeno pedaço do paraíso nas suas férias.
Kornati
Relativamente intocado por séculos, este arquipélago no norte da Dalmácia faz parte de um parque nacional e compreende 140 ilhas em uma área de mais de 300 quilômetros quadrados. É um mundo silencioso, frequentado apenas por pescadores, gaivotas e mergulhadores – embora você possa encontrar um restaurante flutuante diferente na alta temporada. Como as ilhas não são povoadas, sua melhor aposta é ficar em Zadar e passar o dia de barco.
Lokrum
Não se assuste com o tráfego de barcos-táxi lotados que partem do Porto da Cidade Velha de Dubrovnik para Lokrum. Esta ilha, onde Ricardo Coração de Leão naufragou em 1192, tem muito espaço para todos. Embora não tenha hotéis, Lokrum oferece aos excursionistas um forte em ruínas e um jardim botânico exótico para explorar, além de uma colônia de pavões. Quando quiser se refrescar, escolha entre as muitas praias espalhadas ao longo da ilha ou o lago de água doce no canto sudoeste.
Mljet
Nomeada com a palavra grega para mel, Mljet tem sido um refúgio tranquilo por milênios. Povoada por monges que construíram um mosteiro em uma ilhota no grande lago de água do mar de Veliko Jezero no século 12, a ilha compreende um terço de um parque nacional e dois terços de uma floresta de pinheiros. Uma única estrada leva ao extremo leste, onde as praias de Saplunara são cercadas por acomodações a preços acessíveis. Passeios de caminhadas e ciclismo podem ser organizados por lá.
Krk
Conectado ao continente por uma ponte com pedágio, Krk é a maior das ilhas da Croácia. Além das multidões, você encontrará praias de areia branca, costas escarpadas e montanhas imponentes que proporcionam um belo dia de caminhada. Alugue um carro ou scooter para aproveitar ao máximo suas diversas paisagens e prepare-se para uma aventura.
Lopud
Aproximadamente a 14 km (9 milhas) de Dubrovnik, e com apenas 200 ou mais residentes permanentes, Lopud é um local secreto rico em história. Pontilhada com estruturas do século 15, incluindo o impressionante Mosteiro Franciscano, a ilha parece um retrocesso – especialmente porque carros não são permitidos. O extremo sudeste da ilha é o lar da melhor praia, Šunj, onde você pode estacionar durante o dia e se deliciar com peixes grelhados em uma cabana improvisada no topo da costa arenosa.
Lošinj
No norte do Mar Adriático, Lošinj é geminada com a ilha de Cres, as duas separadas por um pequeno canal e conectadas por uma ponte. Lošinj é a menor das duas, mas é mais povoada do que seu vizinho. No entanto, a ilha é muito mais tranquila do que qualquer outra no continente, oferecendo inúmeras praias onde você não poderá encontrar outra alma o dia todo. Fique de olho no horizonte – a ilha é o lar de uma abundância de golfinhos e é a primeira área marinha protegida para os amigáveis mamíferos marinhos em todo o Mediterrâneo.