12 DICAS PARA SOBREVIVER A UM VOO LONGO

Graças a possibilidade de humanos voarem, podemos ir de Los Angeles direto para Singapura em 18 horas– e em breve, de Londres à Perth, na Austrália, em menos de 16 horas. Isso também significa que pessoas passam praticamente um dia inteiro de suas vidas nos ares, longe da terra firme, apenas para chegar em seus destinos com um jet-lag repleto de exaustão. Para qualquer viajante profissional (e que não viaje de primeira classe) voos longos são um mal necessário. Como eles conseguem? Seguindo essas 12 dicas do Jetsetter para sobreviver– ou até aproveitar –um dia inteiro nos ares.

1. Compre a passagem o quanto antes.

Além de já deixar você mais tranquilo semanas ou meses antes de sua viagem, isso também aumenta as chances de fazer com que você tenha opções o suficientes para escolher onde quer sentar no avião— seja você preferindo apreciar a vista da janela, acesso fácil ao corredor ou mais espaço para as pernas próximo as saídas de emergência. Espere até os últimos momentos e as chances de você (e seus cotovelos) serem esmagados em um assento do meio, são muito maiores. Você voa bastante? Está na hora de começar a usar o programa de milhas para conseguir um assento melhor.

crédito foto: pinterest, reprodução.
2. Vista suas roupas mais confortáveis.

Esqueça as blusinhas mais coladas e calças jeans skinny, depois de passar 15 horas sentada e tentando dormir de uma maneira mais ou menos confortável, você nunca mais irá querer ver essas roupas na sua frente. Quando o assunto é viagem longa, escolha roupas confortáveis a cima de tudo! Tons neutros, modelagem mais soltinha e que permitam que você se mova com mais facilidade são as escolhas certas para deixar você confortável durante todo o voo. Especialistas recomendam o uso de meias de compressão, que reduzem o inchaço e melhoram a circulação. Outra dica para as mulheres: a sua pashimina/encharpe, é útil de três maneiras diferentes – como acessório e complemento do look, uma camada a mais para proteger no frio das cabines de avião, e, quando dobrada, um travesseiro extra para ajudar no conforto.

3. Invista em um bom travesseio de viagem, tampões de ouvido e uma máscara para dormir.

Nós sabemos como é bom abrir o kit básico para longos voos, com todos aqueles mini produtos que muitas vezes esquecemos, mas até mesmo os de melhor qualidade muitas vezes acabam vindo com uma máscara para dormir arrebentada ou com tampões de ouvido que não param de cair. Vai embarcar em um voo de 12h ou mais? É a hora de investir nas coisas certas, como um tampão de ouvido moldável (e que não irá te deixar na mão), uma máscara para dormir que você mal sinta no rosto e uma almofada de viagem de qualidade para que dor no pescoço não seja um problema para você.

crédito foto: Jetsetter, reprodução.
4. Leve seus próprios fones de ouvido

Imagine: o avião está ganhando altitude e você ja está com o filme escolhido para relaxar durante a viagem, então abre os fones que a companhia aérea disponibiliza e começa o filme. Só então você vai perceber que em meio ao barulho da turbina do avião, pessoas conversando e um bebê chorando em alguma parte da aeronave, o seu filme é a única coisa que você não consegue escutar!! Solução: Leve os seus próprios headphones, além de eles ja se encaixarem confortavelmente em você, headphones fazem um ótimo trabalho em diminuir o ruído externo, deixando você aproveitar seu filme, ou música, tranquilamente.

5. Quanto menos itens pessoais melhor.

Não importa o quão alto ou baixo você seja, quando o assunto é sentar em uma poltrona por horas, cada centímetro a mais de espaço é sagrado. Não limite o seu espaço por conta de uma quantidade desnecessária de itens pessoais, que você terá que colocar embaixo do assento a sua frente, caso já tenha uma bagagem de mão à bordo, diminuindo ainda mais o seu espaço.

6. Leve seus próprios snacks.

Uma das vantagem de longos voos é o quão bem você será alimentado – geralmente, duas refeições completas e um lanchinho no meio da viagem. Mas e quando as luzes apagam, as aeromoças desaparecem e você começa a ficar com fome novamente? Tenha sempre algo para beliscar e uma garrafa de água, esteja sempre preparado.

crédito foto: Skitterphoto.
7. Seja educado e simpático com quem estiver do seu lado.

Isso pode ser óbvio, mas seja legal. Algumas regras de convivência em aviões: a menos que você esteja sentado no meio, utilizar o apoio de braço interno é rude. Antes de deitar todo o escoro da sua poltrona, dê uma olhada para trás e confira se não irá atrapalhar muito o passageiro de trás, e faça o que fizer, não recline o assento durante as refeições.

8. Não use maquiagem e sim, hidratante.

Não há uma competição de beleza durante o seu voo. Sua pele ja sofre o bastante por ter que aguentar o ar seco da cabine, a baixa circulação sanguínea e a altitude sem você cobrir todos os poros com maquiagem. Em vez disso, hidrate sua pele com cremes e produtos especiais (não esqueça de levar tudo em quantidades menores a 100ml), use colírio caso seus olhos fiquem secos ou irritados e tenha sempre hidratante labial.

crédito foto: seatmaestro.com, reprodução.
9. Escolha suas refeições (e bebidas) durante voo com cuidado.

Refeições mais pesadas fazem você ficar acordado por mais tempo, são mais difíceis de digerir quando tudo o que você irá fazer pelas próximas 15h é sentar. Se você puder, evite comidas e bebidas com alto teor de açúcar, sal ou cafeína. O mesmo vale para bebidas alcólicas. Em vez disso, experimente um chá de ervas, que te deixará sonolento sem as consequências do álcool.

10. SE HIDRATE.

Por conta do sistema de ar utilizado, as cabines de aviões tem o nível de umidade do ar semelhantes aos do deserto. Os efeitos podem variar entre: ressecamento da pele e, se não for tomado cuidado, desidratação que tornará o jet lag pior do que o normal. Beber bastante água é obrigatório durante longos voos.

crédito foto: Jetsetter, reprodução.
11. Escove os dentes.

Você custa a dormir durante as viagens? Nós entendemos você, fazer seu corpo se ajustar a um fuso horário diferente pode ser bem complicado. Uma dica: escove os dentes antes do “cochilo”– ou se você preferir, faça um enxágue bucal e lave o rosto. Estes simples hábitos ajudam a enganar o seu corpo a pensar que está na hora de dormir.

12. Levante de tempo em tempo para mantes a circulação do sangue.

Cabines pressurizadas disponibilizam menos oxigênio aos passageiros e, depois de um certo tempo, sintomas decorrentes de pouco oxigênio no sangue podem incluir fadiga, dores de cabeça, inchaço e desidratação. A melhor solução para isso é se alongar, levantar e dar uma andada pela aeronave ou até mesmo alguns alongamentos e movimentos mais simples no seu assento, apenas para manter a circulação do sangue suficiente.

 

EN PT