Apelidada de ‘Dama de Ferro’, ela é o maior símbolo da França e o sonho de muitos apaixonados. A Torre Eiffel, que é feita de aço forjado, foi projetada por Fréderic August Bartholdi e Gustave Eiffel em homenagem ao centenário da Revolução Francesa e portanto, é e sempre será a lembrança da luta e da vitória dos franceses. E do orgulho de terem conseguido a sua merecida liberdade.
Conheça alguns fatos sobre esse monumento que recebe milhões de visitantes todos os anos:
1. A Torre Eiffel foi construída em 1889. A principio, não deveria ser uma construção permanente, mas apenas para fazer parte da Exposição Universal daquele ano em Paris.
2. Antes de se tornar um monumento de visitação e apreciação, a torre já foi utilizada como “rádio militar”, no começo do século 20.
3. Existem 20 mil lâmpadas na Torre, que piscam a cada hora. São 5 mil lâmpadas de cada lado que fazem o espetáculo diário para os moradores, mas principalmente para os turistas que consideram esse momento único e especial. O mais tradicional é a iluminação dourada, mas a Torre está sempre mudando de cor, dependendo da homenagem e a mensagem que a França deseja passar ao mundo.
4. Gustave Eiffel tinha um apartamento privado no andar mais alto da torre (3oº). Pouquíssimas pessoas sabiam da existência do apartamento e muitos famosos chegaram até a oferecer grandes fortunas para alugar o espaço, mas a resposta da família do engenheiro foi sempre negativa. Thomas Edison foi um dos poucos que teve acesso ao espaço, e desde 23 de abril, o apartamento secreto se encontra aberto ao público.
5. A Torre Eiffel é o monumento pago mais visitado do mundo.
6. A Torre Eiffel tem três cores: para que a cor da torre pareça uniforme ao observador do chão, a torre é pintada em três tons de bronze, mais claro no alto e mais escuro na base. A cada 7 anos, em média, a torre é pintada novamente e para pintá-la, são necessárias 60 toneladas de tinta.
7. Antes de ser construída em Paris, Gustave Eiffel apresentou o projeto da torre ao prefeito de Barcelona com o intuito de construí-la ali. O prefeito rejeitou a idéia, dizendo ser muito cara e não-realista.
8. Entrou em vigor em 2011 uma norma da União Europeia que proíbe expressamente a captura de fotografias noturnas da torre. Isso porque a iluminação noturna da Torre Eiffel é considerada uma obra de arte e por isso necessita do pagamento dos direitos autorais. Caso exista algum compartilhamento de uso comercial das fotografias, será aplicada uma multa aos infratores.
9. A Torre Eiffel foi utilizada para atrapalhar uma rádio alemã, que fez com que os avanços das tropas saíssem atrasados. A torre teve assim um papel importante na vitória dos aliados na Primeira Batalha do Marna, em 1914. Também existe um bunker secreto que servia como refúgio aos bombardeiros e ataques da guerra, localizada por baixo do monumento.
10. Na base da torre você poderá encontrar uma homenagem aos grandes gênios da França. São 72 nomes que cercam toda a torre, dos quatro lados. Cientistas e famosos como Lavoisier, Ampere e também Focault.
11. A torre foi inaugurada no dia 31 de março de 1889, sendo a maior construção humana do mundo na época, com 324 metros de altura e peso superior a 10 mil toneladas. O título de estrutura mais alta do mundo só foi perdido pela torre 41 anos depois, quando foi inaugurado, em Nova York, o arranha-céu Chrysler Building.
12. Entre 1925 e 1935, a Torre Eiffel foi usada como outdoor pela marca automotiva Citroën. A torre foi equipada com um grande letreiro vertical luminoso que anunciava “Citroën”. Até hoje, esse foi um acontecimento inédito, já que nenhuma outra marca usou este tipo de divulgação.
13. A torre oscila em torno de seis a sete centímetros com o vento forte e, durante o inverno, o metal chega a encolher 15cm.
14. Existem mais de vinte réplicas da Torre Eiffel pelo mundo. Espanha, Rússia, Chuna, Atenas, México e Guatemala são algum dos lugares onde você poderá visitar tais cópias. A mais famosa fica em Las Vegas.
15. Quando Hitler foi visitar Paris durante a segunda guerra, os funcionários cortaram os cabos dos elevadores para que ele não subisse na torre.