http://youtu.be/C5E_zXbmrlM
Ah Berlim, um dos lugares mais jovens que já conheci. Cidade igualitária e zero ostentatória é uma das mais em conta da Europa. E agora chegou a hora de aproveitar afinal é verão, tchuru tchuru! Apesar de sempre ter sido a minha estação de ano predileta só agora, depois de mais de um ano morando aqui , que comecei a dar o devido valor ao sol e que valor! Quando ele chega todo mundo vai a loucura! Parques, piscinas e lagos lotados, muita música, open airs, circo, cerveja, club matte, barco, caiaque, cachorro, a mulherada de biquini, gente pelada, frisbe, pipa, badminton, churras, patins, skate e por ai vai. De junho a agosto tudo vira festa, o sol brilha das 4am até as 22pm. Posso dizer que os alemães não são o povo mais caloroso do mundo, mas quando o termômetro sobe a alegria toma conta, o pessoal fica todo animado, as ruas se enchem de gente, os restaurantes colocam suas mesas e cadeiras nas calçadas, a cidade fica uma felicidade só e ainda mais desencanada se tornando uma caixinha de música que só para quando o sol se põe.
A dica é pegar a bike e explorar tudo que puder. A cidade é total plana e cheia de ciclovias com bike shops para aluguel em todo o canto! Mas para onde ir? Essa pergunta é sempre um desafio para mim porque a cidade tem opções infinitas e tudo é muito legal então vou tentar dar umas dicas meio que gerais, mas que acho que super ajudam!
Então aí vai lugares que recomendo para ir pedalando nessa delícia de summer time:
- Biergärten:
2. Bares:
- Parques:
- Friedrichshain park: Am Friedrichshain: Bom para jogar vôlei e com open air cinema.
- Hasenheide park: Neukölln – Com open air cinema
- Britzer Garten: Neukölln: Tulipas e mais Tulipas
- Victoria Park: Kreuzberg: Lindo por do sol e tem uma mini cachoeira
- Görlitzer Park: Kreuzberg – Tem Bar com Jazz e Mini Golf. Área para churras.
- Tempelhofer Park: Tempelhof – Antigo Aeroporto. Com jardins comunitários, grande area para esportes e pode fazer churras.
- Baladas
Mesmo não tendo praia, existem boas opções para nadar e curtir um picnic na beira da água. Aproveite os lindos canais e lagos:
- Müggelsee: Köpenick
- Strandbad Wannsee: Zehlendorf
- Schlachtensee: Zehlendorf
Se tiver mais tempo, recomendo explorar as áreas mais afastadas, zona C, como a cidade de Werder (Havel) em Brandenburg, lá tem uma ilhazinha linda para nadar, andar de pedalinho e comer um bom peixe! Da para ir de metro, fica uns 40min de Alexanderplatz, centro, e de barco da uma olhada no http://www.kuhnle-tours.com/. E ir para Potsdam, cidade muita fofa cheia de belos jardins e palácios como o mais famoso Palácio de Sanssouci. Ele foi construído no império prussiano no alto de um vinhedo para ser a residência de verão de Frederico, o Grande.
Para comer adoro ir nas inúmeras feirinhas, bom para comprar coisinhas antiguinhas também, como o famoso mercado de pulgas em Mauerpark. E bons restaurantes não faltam, a cidade oferece uma variedade de dar água na boca. Atualmente moro em Neukölln, Hermannplatz, bairro turco e cheio, claro, de Kebabs e todas as outras especialidades turcas. Perto (e em tudo que é bairro) tem comida para todos os gostos; árabes, indianos, africanos, italianos, japonêses, vietnamitas, gregos, vixii tem de tudo! E claro bons alemães, recomendo o Zur letzten Instanz e para um bom hamburguer o famoso Burgermeister. Para o churrasquinho, vários parques e lagos oferecem espaços para as grelhas, é só levar a carne e usar sua churrasqueira, este é o clima (de verão)! Berlim é assim, gente de tudo que é lugar, no metro se escuta de tudo, trabalho com campanhas de mais de 180 países numa agência digital, moro com duas gurias da Bulgaria, meu chefe é de Israel e eu não falo bem alemão. Sim no geral uso só o inglês, apesar de fazer aulas a ter estudado no colégio a língua é realmente difícil, infelizmente. E no geral aqui todo mundo, assim como eu, ama o Brasil, agora em clima de copa o nosso país esta muito na moda, bandeiras em todas as esquinas e vitrines me enchem de orgulho.
Para quem gosta de arte, a cidade tambem está bem servida. Muitas galerias, as ruas cheias de grafitti e stencil , oficinas de street art , fotografia, serigrafia e cheia de artistas de rua, dançarinos, cantores e sonhadores tornam a atmosfera incrível. Aqui tem tanto pra descobrir e conhecer que o verão se torna ainda mais curto, por isso ficar em casa não é uma opção.
Caminhe por bairros agitados como Mitte, Kreuzberg, Friedrichshain e Prenzlauer Berg, curta desde um bom jazz, uma boa ópera a open-airs, esse lugar é show Lichtpark: muita música eletrônica. Comunidades do Face como a Open Airs Berlin publicam em tempo real os pequenos e grandes eventos que estão acontecendo com convites para todas as idades que agitam como se não houvesse amanhã, literalmente. A maioria das festas não fecham no final de semana, os clubes, pequenos e grandes inferninhos, duram de sexta até segunda, onde as pessoas podem chegar nos horários que quiserem. Tem quem goste de tomar um bom café da manhã e ir para as baladas que oferecem espaços super criativos e diferentes abertos, muitas vezes a beira do rio ou com belos rooftops, como balada Weekend. Uma boa também são os festivais de música que bombam nesse periodo, aqui perto de Berlim, como o Highfield, curti muito ano passado.
Assim todo dia é um convite para aproveitar, dá para escolher um lugar diferente em cada um, em Berlin ninguém sabe o que é tédio. A cidade fica realmente apaixonante no verão, com dias de céu azul, sol brilhante e estrelas iluminadas onde amigos se encontram e cada um tem direito ao seu paraíso particular, tem de tudo e para todos. Afinal, aqui você pode ser o que quiser, ninguém te olha, te julga, ninguém ta nem aí, mesmo. A galera é super cool, mais alternativa e descolada, não tem ruim.
Espero que tenham gostado das dicas e qualquer dúvida podem entrar em contato.
Bem-vindos ao verão berlinense!
By Alice Hermann LoureiroFormada em PP na ESPM POA, apaixonada por um desafio, mora há mais de um ano em Berlim e trabalha na glispa, empresa full-service de marketing online. Super agitada, ama uma aventura, conhecer gente e lugares novos.
Alice que incrível teus comentários ..e teu modo de escrever jovem e alegre..adorei as dicas ..valeu! !!
A M E I! Te imaginei falando cada frase e apesar da saudade doer, fiquei mais ainda com MUITA vontade de ir! Eu e a Helena já combinos que largaremos tudo e iremos praí! abraço bem apertado e um brinde ao post sucesso!