Está acontecendo a 32ª Bienal de São Paulo e fazer uma visita com o acompanhamento de Rafael Vogt Maia Rosa e com o conhecimento adquirido no curso “Arte Contemporânea Através das Bienais” do Instituto Ling, será uma experiência única (e no mínimo diferenciada). Tudo com o cuidado, atenção e experiência que só a OP Turismo tem! Faça parte desta viagem de pura arte e conhecimento.
Para quem não conhece, Rafael Vogt Maia Rosa é crítico de arte, curador independente e dramaturgo. Mestre e doutor pela USP, foi, por duas vezes, pesquisador convidado na Yale University, nos EUA, onde estudou as relações entre a arte contemporânea, o cinema e o teatro. Entre curadorias recentes está a exposição “15”, na Luciana Brito Galeria, em São Paulo. Ministra cursos livres de arte desde 2001, aproximando o universo acadêmico e o público não especializado. Apresentou a performance The False Beginners (2014) no Movement Research em Nova York e em agosto de 2015 concebeu e dirigiu a instalação sonora H.O.N.Y: Heliotapes, sobre Haroldo de Campos em Hélio Oiticica, na Casa das Rosas, em São Paulo.
Segue abaixo o roteiro da OP Turismo para você ter a melhor experiência em sua viagem:
24/11 – QUI – PORTO ALEGRE / SÃO PAULO
Apresentação no aeroporto Salgado Filho as 09:30 para embarque no voo AZUL AD 2765 com partida prevista as 11:32 com destino a São Paulo. Chegada prevista as 13:10, transfer ao Hotel Quality Suites Imperial Hall. Noite livre. (O transfer para passageiros que optarem por outros horários de voo, não está incluído)
25/11 – SEX – SÃO PAULO
Após o café da manhã, visita à 32ª Bienal “Incerteza Viva, que tem como eixo central a noção de incerteza a fim de refletir sobre as atuais condições da vida em tempos de mudança contínua e sobre as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas”.
Almoço no restaurante PRET no MAM. À tarde, visita ao MAM-Museu de Arte Moderna de São Paulo. Visitas mediadas por Rafael Vogt Maia Rosa. Retorno para o hotel. Sugerimos assistir um Concerto da Orquestra Sinfônica de São Paulo na Sala São Paulo. OSESP: PELEGGI REGE MASSENET E OBRAS DE COMPOSITORES ITALIANOS.
26/11 – SÁB – SÃO PAULO
Pela manhã visita à Galeria Nara Roesler (www.nararoesler.com.br) é uma das principais galerias de arte contemporânea do Brasil, com espaços em São Paulo e Rio de Janeiro, e um recém-inaugurado espaço em Nova Iorque. À tarde, visita à Galeria Raquel Arnaud precursora no mercado de arte brasileira e fundamental para o desenvolvimento e consolidação da arte contemporânea, visita a Galeria Millan que representa de maneira coerente, um time de artistas sólido e plural, abrangendo desde nomes consagrados a jovens em início de carreira. Visitas mediadas por Rafael Vogt Maia Rosa. Retorno ao hotel. Noite livre. Sugerimos jantar no restaurante Mani, DOM, Hiroshita, Mocotó, Clos, entre outros, a lista é imensa. Convém reservar.
27/11 – DOM – SÃO PAULO / PORTO ALEGRE
Check-out até as 10:00. As 12:00 transfer do hotel ao aeroporto de Congonhas, para embarque no voo AZUL AD 2768 com partida prevista as 14:45 com destino a Porto Alegre. Chegada prevista as 16:27.