Mesmo quem voa com muita frequência pode sentir um medo ao viajar de avião. A sensação durante uma turbulência forte pode ser horrível e o medo de não chegar em seu destino, também. Segundo estatísticas, apenas 2% dos passageiros de uma aeronave ficam o tempo todo tranquilo, da decolagem ao pouso – e esta tranquilidade pode passar rapidinho em caso de turbulência. Ou seja, a maioria das pessoas tem medo de voar e motivos para alimentar esse desconforto não faltam. A verdade é que se você é apaixonado por viagem, ou precisa viajar muito a trabalho, você precisará conviver com este medo. Veja 5 dicas para superar (ou suavizar) o medo de avião.
1. Entenda o seu medo
O medo é na verdade um mecanismo de defesa do cérebro para nos manter afastados de potenciais perigos. Para isso, a mente tende a intensificar as memórias negativas e, com base nelas, tentar antecipar possíveis riscos. Com várias tragédias na mídia sobre aviões, as pessoas tendem a associar o voo a algum negativo. Mas não esqueça, o avião é um dos meios de transporte mais seguros do mundo!
É importante entender como você se sente: uma insegurança ou um pânico? Se sua sensação é mais do que somente um frio na barriga, mas um pânico que te faz quase desmaiar só de cogitar pisar numa aeronave, a primeira medida a ser feita é procurar ajuda médica. Somente conversando com um profissional será possível solucionar o problema de uma forma eficiente.
Agora, caso o que você sente é apenas um ligeiro desconforto ou certa apreensão antes ou durante um voo, basta seguir as dicas a seguir para tentar se acalmar.
2. Conheça o avião
Informe-se sobre o funcionamento de uma aeronave e você vai descobrir o quanto ela é segura.
Como diz o SkyScanner, caso haja falha em algum sistema, sempre haverá um segundo para substituí-lo. Ou ainda, para que uma queda ocorra, é preciso que vários erros se alinhem, o que acontece muito raramente, em casos isolados. Além disso, a probabilidade de acidentes é maior durante decolagem e pouso do que durante o voo em si e, nestes casos, é sempre possível solucionar o problema de forma rápida e eficiente, contando ainda com os devidos equipamentos de segurança.
E o mais importante: turbulências são normais e não afetam em nada a segurança do voo, já que os aviões são feitos para suportá-las. Conheça mais sobre turbulência em avião neste post!
3. Organize-se bem antes da viagem
Deixe tudo organizado com antecedência para evitar estresse ou dor de cabeça na hora do embarque.
Na hora de fazer suas reservas, priorize escolher os assentos do corredor, especialmente se tiver medo de altura. Evitar olhar as janelas pode trazer uma maior sensação de conforto durante o trajeto.
Use roupas e sapatos confortáveis e caso já tenha problemas com ansiedade tome os medicamentos indicados pelo seu médico ou faça exercícios para se acalmar. Experimente exercícios de respiração, como puxar o ar fundo pelo nariz e soltar devagar pela boca. Essa prática diminui a ansiedade e ajuda a superar o medo de avião.
Se alimentar antes do voo também é importante para evitar transtornos. Ingira comidas leves e beba bastante água para manter seu corpo hidratado. Evite bebidas com estimulantes, como álcool e cafeína. Prefira aquelas calmantes, como chá de ervas.
E claro, organize com antecedência sua mala e todos os documentos da viagem e tente chegar cedo no aeroporto. Assim, você reduz a ansiedade no dia do voo.
Veja também:
10 gadgets de viagem que você vai querer ter.
4. Encontre uma maneira de se distrair
Ao se distrair, o voo vai passar mais rápido e você não vai ter tempo para se preocupar ou ficar alimentando o medo de que algo ruim possa acontecer.
A dica é ter um bom livro com você (aquele que prenda muito a atenção), para você já iniciar a leitura na decolagem. Outra dica é baixas os seus seriados no celular, um podcast que gostaria de escutar ou algum artigo que está a horas para ler. Também ouça uma boa música, que te ajude a se acalmar e tente dormir.
Se nada disso funcionar, tente puxar uma conversa com os comissários de bordo. Eles já estão bastante acostumados a lidar com passageiros com fobia de voar e vão saber como conduzir um papo tranquilizador.
5. Não ingira bebidas alcoólicas
Algumas companhias vendem bebidas alcóolicas durante o voo, mas é melhor evitar este tipo de bebida. A pressão do ar dentro do avião potencializa os efeitos do álcool, fazendo com que a pessoa fique bêbada mais rapidamente. Isso pode causar um desconforto ainda maior, já que o passageiro que tem medo de voar estará ainda mais exaltado e menos relaxado.