5 Drinks que vão fazer você viajar para a Itália
Selecionamos os melhores para você não deixar de experimentar
Além de toda a arte, gastronomia, moda e cultura fortíssima, a Itália também é famosa pela qualidade de suas bebidas, e não apenas os vinhos. Muitos drinks famosos no mundo todo tiveram sua origem lá. São opções deliciosas que usam apenas as melhores bebidas. Selecionamos 5 drinks que vão fazer você viajar para a Itália.
SPRITZ
Esse drink teve sua origem durante a época em que o Império Austro-Húngaro dominava a região italiana de Friuli Venezia Giulia. Segundo a lenda, os soldados acrescentavam um pouco de água aos vinhos, para diminuir sua graduação alcoólica. O hábito se espalhou pelas cidades italianas, que variaram a receita. Alcoólicos vermelhos como o Aperol, Cynar e Campari passaram a entrar na mistura. Atualmente o Spritz é um dos maiores clássicos da coquetelaria italiana.
Muito popular durante o verão italiano. Essa bebida harmoniza muito bem com vários tipos de aperitivos.
Receita:
Em um copo largo, coloque:
3 doses de espumante
2 doses de Aperol
1 dose de água com gás
Gelo
Decore com uma fatia de laranja
NEGRONI
Essa bebida teve origem em Florença, nos anos 1920. O conde Camillo Negroni, cliente do Caffè Giacosa tomava um drink com bitter e vermute rosé doce, no qual um dia o barman acrescentou Gin. A bebida agradou o conde e foi batizada em sua homenagem. O sabor é forte, e um pouco amargo, mas o Negroni faz bastante sucesso no inverno.
Receita:
Em um copo baixo, coloque:
4 pedras de gelo.
Junte 50ml de Gin, 50ml de Campari e 50ml de Vermouth tinto e mexa bem.
Decore com 1 colher de chá de casca de limão ou uma fatia de laranja.
BELLINI
À base de Prosecco e purê de pêssegos frescos, esse drink é a melhor pedida durante a época da fruta, que vai de junho a setembro. O Bellini nasceu em Veneza, nos anos 1940, inventado por Giuseppe Cipriani, bartender do Harry’s Bar, freqüentado por nomes como Ernest Hemingway e Orson Welles. A receita original também levava suco de framboesa, para acentuar o tom rosado da bebida. Super fresco, ótimo para beber no verão.
Receita:
Em um processador, bata meia colher de chá de suco de limão com um pêssego branco com casca, retirando apenas o caroço.
Coloque 50ml do purê em uma taça flute e acrescente Prosecco aos poucos. Mexa suavemente, sem bater.
Veja também: 9 receitas clássicas italianas para fazer em casa
GARIBALDI
Também conhecida como Orange Bitter, essa bebida é composta por Campari com suco de laranja. O nome desse drink é uma homenagem ao italiano revolucionário Giuseppe Garibaldi. Geralmente, ele é servido no copo old fashioned, tradicional para servir whisky, e decorado com uma fatia de laranja para acentuar o sabor cítrico.
Aqui, no Brasil, é comum encontrar receitas que incluem o suco de um limão espremido ou folhas de hortelã. Desse modo, essa é uma das bebidas italianas que adquire um sabor mais refrescante, o que a torna perfeita para ser consumida em dias quentes do verão.
Receita:
3/4 doses de Campari
2 doses de suco de laranja
1 rodela de laranja para decorar
Monte o drink direto no copo Old-Fashioned com gelo
ROSSINI
De origem veneziana, esse cocktail é feito com purê de morangos frescos e champagne. Fica bem leve e refrescante. O drink foi batizado em homenagem ao compositor de ópera Gioachino Rossini. Cai bem em ocasiões festivas, mas também é ideal para relaxar em um fim de tarde.
Receita:
Prepare o xarope de açúcar dissolvendo a mesma medida de açúcar e água quente.
Junte uma colher de sopa de xarope com 3 morangos frescos e 1 colher de chá de suco de limão. Macere bem.
Coloque a mistura em uma taça flute e acrescente prosecco aos poucos. Mexa suavemente, sem bater.