O Taiti e suas ilhas!

Conheça as melhores ilhas da Polinésia Francesa

 A Polinésia Francesa é um território da Polinésia dependente da França, localizada no oceano pacífico sul, a aproximadamente 6.000 quilômetros da Austrália. Oficialmente, faz parte da Oceania, mas na “vida real”, o povo não se considera parte deste continente. É Polinésia, e pronto.O nome Polinésia vem do grego e significa “muitas ilhas” e é por isso que cinco arquipélagos fazem parte de seu território, cada um deles com diversas ilhas: o das Marquesas ou Ilhas Marquesas (conta com as comunas Fatu Hiva, Hiva Oa, Nuku Hiva, Tahuata, Ua Huka e Ua Pou), o de Tuamotu e Gambier (com as ilhas menos conhecidas e sendo Papeete a capital-administrativa provisória), o das Austrais (comunas de Raivavae, Rapa, Rimatara, Rurutu, Tubuai) e o da Sociedade, que é o mais popular, dividido em dois grupos, o das Ilhas de Barlavento (que conta entre elas com as comunas de Comuna de Faa’a, Hitiaa O Te Ra, Moorea, Papeete, Taiaparu e Teva I Uta) e das Ilhas de Sotavento (onde estão Bora Bora,Huahine, Maupiti, Tahaa, Taputapuatea, Tumaraa Uturoa). Além dessas, ainda conta com algumas ilhotas exteriores, com um total global de 118 ilhas e atóis, das quais 67 são habitadas.

O país é erroneamente chamado de Tahiti ao redor do mundo, pois Tahiti é apenas o nome da maior ilha da Polinésia Francesa e onde fica a capital, Papeete. Assim como Bora Bora, Moorea, Taha’a, Raiateia etc. também são nomes de ilhas. Mas todo mundo chama a região de Tahiti, incluindo a secretaria de turismo local que trata a região como “Taiti e suas ilhas”. Separamos algumas das melhores e mais lindas abaixo e o que você pode ver em cada uma delas.

BORA BORA

A ilha mais conhecida, onde estão alguns dos melhores hotéis e a melhor estrutura, é uma das paradas imperdíveis na Polinésia Francesa e um dos principais destinos de lua de mel do mundo. A ilha é cercada por um recife de coral quase completo, conectando com o Oceano Pacífico. A ilha é montanhosa e dominada por dois picos que caracterizam sua aparência, e rodeada por uma lagoa azul turquesa, fechada dentro desse recife de coral. Não é o local onde você vai ver corais e uma vida marinha abundante em volta das casas sobre as águas dos hotéis, mas é onde você terá a visão daquele interminável azul, e do morro ao fundo.  Dentre as atrações estão passeios de barco para os corais para fazer snorkel, mergulho, alimentar raias e tubarões. Também é possível percorrer a ilha de helicóptero, conhecer a vila da ilha principal, a Vaitape ou explorar o Monte Pahia e o Monte Otemanu em uma excursão guiada ou passeio de safári no Jeep Safari 4×4. A ilha fica a mais ou menos 1h de avião de Papeete, e possui voos diretos diariamente. É com certeza o local para encontrar luxo e romantismo na Polinésia Francesa – e muito conforto e relaxamento, claro!

Veja também:

>>  Um guia do que saber antes de ir para Polinésia Francesa 

>> Cultura e costumes na Polinésia Francesa

>>> Maldivas vs. Bora Bora

MOOREA

Moorea é a ilha mais próxima do Tahiti (fica a 17km ou 15 minutos de avião). É a ilha considerada o lugar dos jovens, já que é lá que você encontra mais grupos de jovens e menos famílias em viagem. Se Bora Bora é a ilha da lua de mel, Moorea é o estágio anterior. Devido à proximidade com Papeete, a ilha é também uma espécie de balneário para os nativos e é lá que você consegue ter mais contato com os polinésios que não trabalham em hotéis. A região também tem origem vulcânica , com morros exóticos se misturando ao verde exuberante e as águas transparentes. É o destino popular para quem quer viver na água e ver de perto a vida marinha, já que os corais estão espalhados por toda parte, incluindo nos hotéis junto as cabanas. Os destaques são os passeios que chegam bem pertinho de arraias e tubarões, mergulho com ou sem snorkel e tour de quadricículo. O turista pode também se exercitar em meio a este cenário dos sonhos, praticando stand up paddle ou remando em um caiaque com fundo transparente. Também se pode fazer o mergulho com baleias. A ilha também oferece ótimas opções para compras, já que um dos principais itens comercializados no lugar é a pérola negra. Se tiverem interesse em comprar alguma joia feita de pérolas, o Eva Perles Pearl Buying é a melhor opção (apesar que as pérolas são mais em conta em Papeete, ilha principal).

HUAHINE

Uma das melhores ilhas, onde muitos chamam de mini versão de Moorea. Fica a 35 minutos de avião da ilha do Tahiti e é como duas ilhas conectadas por uma ponte. Não há transporte público, mas se existir disposição é possível conhecer a ilha de bicicleta. O que contribui para que Huahine tenha uma parte cultural tão aflorada, são os muitos parques arqueológicos e templos que se encontram na ilha. Nesta ilha existem mais de 200 sítios arqueológicos e muitos lugares para mergulhos. Além dos mergulhos, lá você pode visitar o jardim botânico (são 2 no total), também conhecer a fazenda de perolas negras e os templos antigos. Não deixe de conhecer a Baie Avea (Baía de Avea), na costa sudoeste de Huahine Iti, uma das praias mais bonitas da Polinésia Francesa.  Mas atenção – esse  não é o destino para encontrar hotéis super luxuosos e sim um cenário  mais rústico e local.

TAHA’A & RAIATEA:

Taha’a é uma ilha bem verde (com montanhas e vegetação densa) rodeada de um mar muito turquesa.  Raiatea fica logo em frente e as duas dividem a mesma lagoa (e estão cercadas pelo mesmo arrecife de corais), mas é uma ilha mais famosa pelos sítios arqueológicos (diferente de Taha’a, famosa pelo mar e pelos bangalôs). Muitas vezes, Taha’a fica de fora do roteiro dos viajantes, que acabam visitando apenas a vizinha Bora Bora (que está a 10min de avião ou a 15 de helicóptero). Diferente de todo luxo que se encontra em Bora Bora, a ilha é mais rústica (mas claro que também conta com ótimos hotéis).

Taha’a é conhecida como a “Ilha da Baunilha”, porque lá é cultivada a especiaria. A baunilha do Tahiti é famosa por ser a mais aromática do mundo. Já Raiatea é conhecida como a “Ilha Sagrada” porque lá fica o templo antigo mais importante de todo o triângulo Polinésio, o Marae Taputapuatea. Em Raiatea está a segunda maior cidade da Polinésia Francesa, depois de Papeete, chamada de Uturoa. Mas ainda assim a ilha é pequena, com apenas 12 mil habitantes. Taha’a é menor ainda, com um pouco mais de 6 mil habitantes. Entre as atrações estão os passeios pelas avenidas de Utoroa, caminhada no Monte Tapioi, com uma  vista incrível, visitar as três cachoeiras no meio da floresta de Raiatea, andar de carro pela costa de Raiatea, fazer snorkel no Coral Gardens e conhecer o templo mais antigo de todo o Triangulo Polinésio.

 

 

RANGIROA

É a ilha que conta com um dos melhores pontos de mergulho do mundo. As praias são lindas e tranquilas, com agua azul-turquesa clara e areia branca. É possível aproveitar as águas da lagoa com visibilidade de 50 metros a bordo de uma canoa (ou barco com chão de vidro). Ou fazer passeios de  caiaque, esqui aquático, parasailing, jet ski, vela e pesca em alto mar. Assim como nadar com golfinhos. Para um passeio que foge da vida marítima, a sugestão é visitar a vinícola Dominique Auroy Estate – Avatoru,  o única de toda região. É nesta região que se encontra a Motu Teta Island, uma private island exclusiva e perfeita para quem busca privacidade e relaxamento em um ambiente rústico, mas isolado meio do paraíso.

TETIAROA

Cercada por uma lagoa transparente, não é difícil entender por que Tetiaroa foi a fuga favorita da realeza taitiana em anos passados. Muitos antigos marae, ou templos, ainda existem na ilha, que é agora um resort privado. Programas de conservação estão em vigor para preservar este santuário requintado. A ilha foi o refúgio secreto de Marlon Brando por mais de 30 anos, desde que ele filmou “O Grande Motim”, na década de 60. O ator se apaixonou não só pela ilha como também pela taitiana Tarita Teriipaia com quem se casou. Eles tiveram dois filhos e um relacionamento pra lá de turbulento que durou 43 anos. Brando comprou a ilha em 1966 e se mudou para lá onde era visto desfilando com frequência em seu pareô. Conforme o sonho de Marlon Brando, em 2014, dez anos depois de sua partida, foi inaugurado um luxuoso eco-resort na ilha – o mais exclusivo de todos os hotéis da região. O nome não poderia ser outro: The Brando. Como o atol ainda pertence aos herdeiros da família a condição para a construção do hotel era a de que fosse o mais ecológico possível. Para chegar na ilha é preciso pegar um voo da Air Tetiaroa de 15 minutos a partir de Papeete, saindo de um terminal exclusivo do aeroporto internacional de Faa’a. É um voo que percorre apenas 57 quilômetros com um visual lindíssimo.

NUKU HIVA

A maior entre as Ilha das Marquesas, é um lugar com grandes belezas cênicas, com altas e lindas montanhas, cachoeiras, vales verdes e costões rochosos com vista para o mar. É lá que encontra-se a Vaipo, terceira maior cachoeira do mundo, com quedas a partir de 1148 pés (350 metros). É o lugar para quem gosta do exuberante visual da natureza e de aventuras. É uma ilha mais remota e não tão popular para estadia, mas conta com 02 hotéis. Você pode chegar através de um voo direto saindo de Tahiti. Também é possível visitar a ilha através de cruzeiro, o Marquesas Cultural Discovery Cruise, que faz um passeio por todas as ilhas deste arquipélago.

PAPEETE

O Tahiti é a porta de entrada da Polinésia Francesa. Pelo aeroporto Fa’a’ā (PPT) entram milhares de turistas que buscam explorar suas belíssimas ilhas. Papeete, a capital, acaba sendo apenas uma parada obrigatória, já que pelo horário de chegada dos voos internacionais, fica mais conveniente dormir uma noite na cidade, para pegar um voo local no dia seguinte para outras ilhas. Como você terá que ficar um pouco na ilha, aproveite para ficar em um bom hotel e explorar a região. E na volta, para não ficar horas no aeroporto, que é pequeno e sem muita coisa para fazer, você também pode escolher um dos hotéis e pagar pelo day use até a noite, horário em que saem a maioria dos voos internacionais.

Em Papeete, além de curtir a estrutura do hotel, você pode fazer uma visita ao centro da cidade (bem simples) e conhecer o Mercado Central de Papeete (Marché de Papeete) para passear e, claro, para comer! No andar de cima há vários restaurantes, onde você pode provar diversos pratos da culinária local. Também pode fazer um passeio de Pirogue à Voile (Tahitian Sailing Canoe) passando por toda a Baía Matavai, conhecer o Marae Arahurahu (os maraes são locais sagrados de cerimônia dedicados aos antigos deuses polinômios), fazer um tour 4×4 pelo centro da ilha (para conhecer o coração da ilha, o centro da cratera, Papenoo Valley) ou conhecer a famosa onda Teahupoo, que fica a umas 2h do centro e é o paraíso dos surfistas.

Para se locomover entre as ilhas, a empresa que faz os voos é a Air TahitiOs voos são bem curtinhos e com lindos visuais. Os aviões são pequenos, mas seguros e com bom atendimento. E não esqueça, eles geralmente oferecem voos até as 16h, então organize sua agenda. Para as ilhas Tahiti e Moorea, que ficam bem próximas uma da outra, é possível também se locomover por ferry. As empresas que trabalham com este serviço são Aremiti e Terevau.

Leave a Response

EN PT