Jamaica: o que saber antes de conhecer a ilha paradisíaca

O país de origem de um dos maiores ícones do reggae, Bob Marley

Photo by Sébastien Jermer on Unsplash

Considerada um dos principais destinos turísticos caribenhos, rodeado de resorts de luxo e de boas vibrações, a Jamaica é o destino perfeito para quem procura paisagens cinematográficas. Com direito a experiências gastronômicas e culturais. Os principais centros turísticos do país são: Negril, Montego Bay, Ocho Rios e Port Antonio.

Além de ser o país de origem de um dos maiores ícones da música reggae, o grandioso Bob Marley. A ilha oferece infinitas possibilidade de imersão da cultura local e contato íntimo com a natureza. Um destino fantástico que também possui ótimas opções kids friendly.

MUST SEE

Montego Bay

A cidade é conhecida como a região turística da ilha, e é um importante porto de navios de cruzeiro, rodeado de resorts. Nela, estão algumas das praias mais procuradas da Jamaica: a Walter Fletcher, que fica dentro do Parque Temático Aquasol e a Doctor´s Cave Bay, no Parque Marinho de Montego Bay. A Doctor´s Cave Bay possui uma ótima estrutura de restaurantes, lojas e chuveiros disponíveis. Em Montego Bay está localizado o famoso Aeroporto Internacional Sir Donald Sangster.

photo visitjamaica.com

Negril

Nessa região estão localizadas as famosas praias badaladas da Jamaica, Seven Mile Beach e Long Bay. Com uma extensa faixa de areia, águas calmas e cristalinas e noites incríveis. E para quem procura opções mais tranquilas e menos movimentadas, pode optar pela Bloody Bay Beach. E existem algumas atrações aquáticas como o Kool Runnings Water Park e o Royal Palm Reserve, um parque ecológico, onde se pode conhecer de perto a flora e a fauna local.

Ocho Rios

A cerca de 3 km, a oeste de Ochi, fica localizado o parque temático Mystic Mountain, que permite um contato de aventura na natureza. Com tirolesa, teleférico e tobogãs. Há também um passeio disponíveis pelas famosas cavernas Green Grotto Caves, onde o percurso leva até uma nascente de água cristalina. E não esqueça de incluir no roteiro a incrível cachoeira Ocho RIosDunn’s River Falls.

Photo by Hugo Doria on Unsplash

Grange Hill

Grange Hill é uma grande cidade agrícola, um conjunto de pequenas comunidades: Mint, Belle Isle, Lincoln Top e Kings Valley. É o lugar perfeito para conhecer de perto a população local e sua história.

Port Royal

A cidade já foi cenário do filme Piratas do Caribe, considerada a maior atração da cidade está sob as águas. Desde 1950, mergulhadores têm explorado a cidade submersa, mas mergulhos turísticos são permitidos mediante uma autorização do governo.

reprodução pinterest

Port Antonio

Localizada a aproximadamente a 100km de Ocho Rios, é possível encontrar restaurantes luxuosos, paisagens cinematográficas e infinitas mansões. E próxima da cidade, está a famosa praia restrita, a Frenchman’s Cove. Para acessá-la é necessário pagar 700 dólares jamaicanos, uma visita indispensável.

photo visitjamaica.com

Coronation Market

O maior e mais famoso mercado aberto da Jamaica. Com fornecedores locais vendendo seus produtos, com diferentes vegetais e frutas exóticas. Por ser um lugar de grande movimento, é recomendável que você fique atento aos seus pertences. O espaço fica aberto 24h por dia.

Endereço: Pechon St, Kingston, Jamaica

reprodução pinterest

Lime Cay

A quinze minutos de barco de Port Royal, é uma das praias mais incríveis da Jamaica. É inabitável por seres humanos, porque é ocasionalmente submerso quando a maré sobe. Com águas cristalinas e paisagens estonteantes, Lime Cay é o destino de muitos turistas e também de locais. Tenha cuidado com os golpes, as praias são públicas e abertas a todos, mas sempre há vendedores de resorts fakes.

photo tripadvisor.com

Museu Bob Marley

Dedicado ao lendário ícone de reggae jamaicano, que colocou a Jamaica no mapa da música mundial. O espaço, transformado em museu, era sua antiga residência. Seu estúdio, onde foram gravados inúmeros discos, é agora uma sala de exposições e teatro. Infelizmente não é possível fotografar o interior da casa. A parte externa é decorada com grafites de homenagem ao músico.

Endereço: 6, 56 Hope Rd, Kingston, Jamaica

Foto: Grupo Hu Viagens e Turismo

Blue Mountains e Parque Nacional John Crow

Blue Mountains e Parque Nacional John Crow são considerados o habitat natural de mais de 800 plantas endémicas e 200 espécies de aves. É considerada a maior área de diversidade de fauna e flora da Jamaica. Com cerca de 810 km² de floresta tropical, fazem parte desde 2015 da lista de Patrimônio Mundial da Unesco. Por lá, é cultivado o café mais caro do mundo, o famoso café jamaicano Blue Mountain.

Endereço: 25 Eastwood Park Rd, KGN 10, Jamaica

photo whc.unesco.org

ONDE SE HOSPEDAR

The Cliff Hotel

O resort, localizado em Negril, possui apenas 22 suítes, mas é a garantia de uma hospedagem especial e exclusiva. Seu restaurante e bar, Zest, junto do premiado Chef, Cindy Hutson, é um sonho de culinária requintada com sabor jamaicano. O hotel cinco estrelas oferece um serviço exclusivo de Spa, o KiYara Spa, além de um espaço de ioga, academia e salão de beleza.

Endereço: W End Rd, Negril, Jamaica

@thecliffjamaica

Trident Hotel

Suas acomodações, divididas em treze “villas” à beira mar, proporcionam aos hóspedes experiências fantásticas à beira mar. Seu restaurante, Mike’s Super Club, é um dos mais sofisticados e bem avaliados do país. Uma verdadeira experiência gastronômica. O hotel oferece um spa diferenciado, operado por uma equipe de terapeutas experientes. Com diferentes técnicas de massagem, ao ar livre, de frente para o mar.

Endereço: Port Antonio, Jamaica

@the.trident.hotel

The Tryall Club

Um resort 5 estrelas, que oferece hospedagens separadas por vilas, com diferentes tipos de acomodações. A Vila Aqua Bay, é um espaço inspirado no personagem Aquaman. E disponibiliza bicicletas, que podem ser logadas na conta pessoal dos hóspedes. Um verdadeiro paraíso kids friendly. E a vida Dragonfly possui sete quartos espalhados em uma área de 1.860 m². Com vista para o mar e rodeado de montanhas.

A experiência gastronômica no Tryall Club, imerso no mar caribenho, é indispensável. E para um jantar privado, o Great House Terrace pode proporcionar uma noite romântica inesquecível. No hotel é possível aproveitar o sol na piscina privada ou combinar uma partida de tênis ou golfe. Há também aulas disponíveis.

Endereço: Sandy Bay, Montego Bay, Jamaica

@ thetryallclub

INFORMAÇÕES

Aeroporto

Não há voos diretos do Brasil para a Jamaica. Para chegar na capital, é necessário fazer uma conexão nos Estados Unidos, pela American Airlines, ou no Panamá, pela Copa Airlines. O Aeroporto Internacional Norman Manley serve a capital da Jamaica e todo o país, operando voos do Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Panamá e Caribe. E está localizado a 17 km do centro de Kingston.

Já o Aeroporto Internacional Sir Donald Sangster é o mais importante da Jamaica e serve o norte do país. Localiza-se a 2 km (1,2 milhas) a noroeste de Montego Bay. Considerado um dos mais importantes do Caribe, operando voos para o Canadá, Estados Unidos, Panamá, Europa e Caribe.

Quando ir

O clima na Jamaica é tropical, com pequenas oscilações de temperatura e humidade ao longo do ano. No litoral as temperaturas médias variam entre 22ºC e 30ºC. A estação seca ocorre entre dezembro e abril e a estação chuvosa entre maio e outubro.

No território jamaicano é possível ocorrer fenômenos meteorológicos, mas não ocorrem todos os anos. A época dos furacões ocorre entre 1 de junho e 30 de novembro, com maior intensidade entre agosto e outubro. É melhor optar por um período com maior margem de segurança.

Moeda

A moeda oficial é o dólar jamaicano. E é muito desvalorizada, comparada ao dólar, sendo considerado um ótimo lugar para quem pretende fazer compras.

Idioma

A língua oficial é o inglês, mas o sotaque da região pode dificultar a compreensão.

Documentação necessária

Brasileiros que pretendem visitar o país com fins turísticos ou comerciais com permanência de até 30 dias estão isentos de visto. E é necessário confirmar reservas aéreas e terrestres.

Locomoção

Alugar um carro pode ser uma ótima opção para quem busca liberdade e autonomia. O único problema é que na Jamaica dirige-se na mão-inglesa. A estrada principal é praticamente a única via do país, em mão única, passando por dentro das cidades. E é bastante movimentada, com ciclistas, animais e tranqueiras.

Existem dois tipos de táxis na Jamaica. Os táxis privados tradicionais, que costumam ser caros, e é imprescindível negociar o preço antes de iniciar a corrida (para evitar golpes). E a outra opção é o táxi é o chamado “route taxis”, que possuem uma rota pré-definida, em que eles vão pegando e deixando passageiros ao longo do caminho.

Também há a opção de transfer particular, em que a empresa providencia locomoção entre o aeroporto e o hotel. Ou até mesmo tours para os pontos turísticos e passeios em grupo.

Vacina

É exigido comprovante de vacina contra febre amarela, que deve ser tomada no mínimo 10 dias antes da viagem.

Leave a Response

EN PT