9 receitas clássicas italianas para fazer em casa

Viaje pela Itália sem sair de casa através de sua gastronomia

Já que não podemos viajar para a Itália, que tal aprender algumas receitas clássicas para fazer em casa e relembrar da melhor gastronomia local? Separamos receitas de chefs conhecidos pela culinária italiana  e estamos compartilhando aqui. Aproveite 9 receitas clássicas italianas e viaje para a Itália sem sair de casa. 

Pizza Napolitana (base) by Jamie Oliver

Ingredientes:

1 kg de farinha (Tipo 00), com um extra para polvilhar
1 x 7 g de sachet de fermento seco
azeite

Modo de fazer:

Despeje 700 ml de água morna em uma tigela grande com 10g de sal marinho. Misture gradualmente um pequeno punhado de farinha para quebrar a água e comece a transformá-la em massa. Misture o fermento e deixe por 2 minutos. Misture gradualmente 90% da farinha restante até obter uma massa maleável e macia. Coloque a farinha restante em uma superfície limpa e amasse a massa por 20 minutos ou até ficar macia e elástica (ou 10 minutos em uma batedeira). Coloque em uma tigela enfarinhada, cubra com um pano limpo e úmido e deixe por 1 hora ou até dobrar de tamanho.

Bata a massa no ar com os punhos, role em forma de “lingüiça”, pique em 6 pedaços iguais e role cada um em uma bola, esticando as bordas por baixo. Coloque em uma bandeja untada com óleo, regue com óleo, cubra com filme plástico e o pano de prato e deixe durante a noite na geladeira (para obter melhor sabor).

Pré-aqueça o forno (240ºC ) e coloque uma pedra de pizza dentro. Use uma espátula para mover uma bola de massa para uma superfície polvilhada de farinha. Pressione a bola em um disco redondo e gordo, depois pegue-a e gire-a com cuidado e estique-a até 30 cm de diâmetro, usando a gravidade para ajudá-lo. Estique-o sobre a parte de trás dos punhos e coloque-o sobre uma tábua ou tábua de pizza enfarinhada – a massa deve ficar um pouco mais grossa nas bordas. Coloque-o em forma e agite-o para que você saiba que ele é de movimento livre. Adicione as coberturas escolhidas. Coloque rapidamente a pedra na pizza e feche a porta do forno para reter o calor. Aguarde 7 ou 8 minutos e estará dourado, crocante e pronto para comer.

Ingredientes:

2 salsichas de porco
azeite
500 g de carne moída magra
2 cebolas
2 dentes de alho
1 cenoura grande
1 palito de aipo
1 courgette
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico grosso
2 x 400 g de latas de ameixa
1 colher de chá cheia de purê de tomate
450 g de espaguete seco
Queijo parmesão, para servir

Modo de fazer:

1. Coloque uma panela grande e rasa em fogo médio-alto. Esprema a carne de salsicha das peles.
2.Coloque 1 colher de sopa de azeite na panela, com a carne moída e a linguiça. Cozinhe por 5 minutos, mexendo regularmente, enquanto prepara os legumes.
3.Descasque as cebolas e o alho, corte as cenouras, o aipo e a abobrinha. Rale em pedaços grossos todos os legumes em um ralador e rale finamente o alho e misture tudo na panela.
4.Reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe por 10 a 15 minutos, ou até os legumes ficarem macios e doces, mexendo ocasionalmente.
5.Adicione o vinagre balsâmico e os tomates enlatados. Encha metade de cada lata com água, agite-a para pegar todos os últimos pedaços de tomate e despeje na panela.
6.Misture o purê de tomate e uma pitada de pimenta do reino. Amasse tudo com a colher, reduza para baixo e deixe cozinhar por 2 a 3 horas, ou até engrossar, brilhar e reduzir.
7.Cerca de 15 minutos antes de você estar pronto para servir, cozinhe o macarrão em uma panela grande com água fervente com sal, de acordo com as instruções da embalagem e escorra, reservando uma caneca cheia de água de amido.
8.Adicione o macarrão ao molho, misture um pouco da água reservada para ajudar o molho a ficar bem misturado e bem quente.
9.Sirva com uma boa grade de queijo parmesão.

Pasta Al Pomodoro by Massimo Bottura

Esse é a massa clássica com molho de tomate do famoso chef Massimo Bottura. O vídeo de como fazer você pode ver no Instagram do chef! 

Tuscan Bread and Tomato Soup by Luigi Incrocci

Ingredientes:

1 kg. tomates maduros
350 gr. Pão da Toscana, fatiado
20 folhas de manjericão, cortadas em tiras finas
150 gr. Cebola Tropea picada
Azeite virgem extra
Sal e pimenta a gosto
Caldo de legumes, conforme necessário

Modo de preparo:

1.Lave os tomates e mergulhe-os em água fervente por alguns segundos.
2.Retire as peles e passe por um processador de alimentos.
3.Em uma panela, aqueça três colheres de sopa de azeite extra-virgem e as cebolas picadas.
4.Adicione o caldo e deixe ferver até a cebola ficar macia. (O caldo pode ser dosado por olho, dependendo da quantidade desejada.)
5.Adicione o tomate e aumente o fogo.
6.Cozinhe por cinco minutos para permitir que o molho engrosse um pouco. Adicione o sal e a pimenta a gosto.
7.Adicione o pão em fatias finas e o manjericão picado em tiras finas de julienne.
8.Abaixe o fogo e misture bem, certificando-se de que a sopa não grude no fundo da panela.
9.Continue adicionando caldo quente, mexendo regularmente por 30 a 40 minutos ou até que a sopa tenha uma consistência agradável e suave.

Tuscan Gnocchi by Alessandro Manfredini

Ingredientes:

1 kg de batatas
280 g de farinha
1 ovo
Sal, a gosto

Modo de fazer:

Em uma panela grande, ferva as batatas (com pele) com água suficiente para cobri-las. Ferva por cerca de 20 minutos ou até ficar macio. Depois de cozida e fria o suficiente para manusear, descasque as batatas e amasse-as. Misture o ovo e o sal, seguidos de farinha. Misture até obter uma consistência semelhante à massa.

Modele pequenas porções da massa em longas “cobras”. Em uma superfície enfarinhada, corte a massa em pedaços em cubos. Use um garfo para fazer delicadamente as linhas. (Isso ajuda o nhoque a reter mais molho.)

Agite suavemente qualquer excesso de farinha e coloque o nhoque em uma panela grande com água fervente e salgada. Cozinhe o nhoque até que eles flutuem até o topo, cerca de dois a quatro minutos. Remova cuidadosamente o nhoque com uma escumadeira; escorra muito bem.

Coloque em panela com o seu molho italiano favorito e cozinhe por cerca de dois minutos. Buon appetito!

Spaghetti Carbonara by Martin Vitaloni

Ingredientes:

100 gr. espaguete
25 gr. manteiga
20 gr. queijo pecorino
5 gr. Pimenta preta
30 gr. guanciale

Para o molho Carbonara:

300 gr. gema de ovo
80 gr. creme de leite
20 gr. gordura guanciale (bacon)

Modo de fazer:

Pique o guanciale (bacon) e doure em uma panela até ficar crocante. Separe e guarde a gordura.

Para o molho carbonara, basta adicionar as gemas ao creme e adicionar a gordura do bacon. Ajuste o sal e coloque a mistura no sifão, carregando-a com o cartucho de chantilly. Mantenha o sifão quente, idealmente a 65 graus Celsius.

Cozinhe o macarrão em água fervente e salgada até ficar al dente. Refogue em uma panela com manteiga e queijo pecorino. Adicione a pimenta e tome cuidado para não formar grumos. Coloque o macarrão no prato e finalize com o sifão de molho carbonara e o os pedaços de bacon.

Carpaccio Cipriani by Roberto Gatto

Ingredientes:

450 g. lombo ou filé de carne magra
4 gemas
2 colheres de chá de mostarda de Colman
½ limão
Sal conforme necessário
2 xícaras de azeite
½ colher de sopa. molho Worcestershire
1 Colher de Sopa. Molho de Tabasco

Modo de Preparo:

Corte o lombo ou o filé de carne magra com uma máquina ou faca e espalhe as fatias em cada prato de servir. Coloque na geladeira.

Para o molho, misture as gemas, a mostarda, o limão, o molho e duas ou três gotas de Tabasco (se for muito grosso adicione um pouco de caldo frio) em uma tigela com um batedor.

Retire o carpaccio da geladeira e mergulhe o molho com um garfo. Em seguida, decore a carne fazendo o molho escorrer da ponta do garfo enquanto o move.

Molho Arrabiata

Ingredientes:

3 kg de tomates picados em conserva
1 cebola branca grande, picada
1 1/2 pimentão vermelho picado
1 1/2 colher de chá de pimenta caiena
1 colher de chá de páprica defumada
300ml de vinagre balsâmico
40g de açúcar refinado
1/2 colher de chá de tomilho
1/2 colher de chá de Tabasco
1/2 colher de sopa de purê de alho
1 folha de louro
1 colher de chá de azeite
sal
Pimenta

Modo de Preparo:

Coloque uma panela grande em fogo médio e adicione o azeite. Depois de quente, sue as cebolas e os pimentões até ficarem macios. Misture a pimenta caiena, o pimentão defumado e o tempero, depois adicione o vinagre balsâmico e o açúcar. Misture bem e deixe reduzir até o vinagre engrossar.

Adicione o tomate enlatado, tomilho, tabasco, alho e louro e mexa bem. Deixe o molho ferver por pelo menos 2 horas em fogo baixo até ficar bem grosso. Verifique o tempero durante todo o processo de cozimento.

Guarde o restante do molho na geladeira por vários dias após o cozimento ou em frascos seláveis – se os frascos forem esterilizados e selados adequadamente, o molho durará vários meses armazenados em local fresco e escuro.

Parmigiana Di Melanzane by Il Salviatino

Ingredientes:

Molho de Tomate:

250gr de molho de tomate
1 dente de alho
Manjericão fresco
Azeite virgem extra
1 pimenta seca / fresca (opcional)

Lasanha Berinjela:

3 beringelas médias
150 gr de Parmigiano Reggiano ralado
200 gr de mussarela cortada em tiras finas e deixada para escorrer
1 lt de óleo de semente de girassol
300 gr de farinha branca para farinha de beringelas
Açúcar, sal
1 noz de manteiga
Migalhas de pão

Modo de Preparo:

Para o molho:

Em uma panela quente, coloque um fio de azeite extra-virgem, o dente de alho esmagado e a pimenta. Adicione o purê de tomate, sal e pimenta. Cozinhe por 15/20 minutos em fogo muito baixo.
Enquanto isso, aqueça o óleo de sementes em outra panela baixa e larga,  em fogo baixo.

Unte com manteiga a forma do forno na farinha de rosca e deixe na geladeira até estar pronto para fazer o prato.
Descasque as beringelas de cima para baixo em tiras, espalhe-as em um pano, polvilhe-as com sal e açúcar (mesma quantidade) e cubra-as com outro pano, tentando comprimi-las com um peso por cerca de dez minutos.
Descascá-las em listras e mariná-los com sal e açúcar são duas dicas que nos ajudam a obter uma parmigiana suculenta, mas que não libera água uma vez no prato e garantem que, ao cozinhar as beringelas, não solte o amargo típico desse vegetal se não estiver completamente sem pele e se não for deixado “purgar”.
Farinhe as beringelas, removendo o excesso de farinha. Comece a fritá-los, tendo o cuidado de virá-las de tempos em tempos até que fiquem dourados, escorra-os do óleo e seque-os em toalhas de papel.
Quando os ingredientes estiverem prontos, comece a fazer camadas na assadeira com manteiga e passe para a farinha de rosca. Comece com algumas colheres de sopa de molho de tomate. Continue com as beringelas, cobrindo todo o fundo, molho de tomate, uma pitada de sal, manjericão fresco parmesão ralado e, finalmente, a mussarela. Continue assim até a última camada. A sugestão é deixar a última camada sem manjericão, pois queimaria quando cozida. Asse em forno a 140 graus por 45 minutos.

Veja o vídeo da receita aqui!

Leave a Response

EN PT