A África do Sul gastronômica

Dicas de onde comer e beber em Capetown e principais regiões vinícolas da África do Sul

Viajar para a África do Sul é se deparar com lindas praias, animais selvagens, atrações culturais, bons vinhos e ótima comida. Viajar para África do Sul com uma chef, é conhecer o melhor da gastronomia local e os lugares imperdíveis para excelentes refeições e ótimos drinks. Conheça a África do Sul gastronômica pelos olhos de quem entende do assunto!

A @Marina Zaverucha, formada em gastronomia pelo ICC – NYC,  produtora gastronômica e co-criadora do portal Dedo de Moça e Estúdio DDM, esteve na África do Sul no inicio do mês e compartilhou as melhores dicas sobre comida e bebidas por lá com o Spice up the Road.

A viagem aconteceu em Cape Town e as regiões vinícolas próximas a cidade.

Cape Town

A Cidade do Cabo, para quem não sabe, é a capital legislativa e segunda maior cidade da África do Sul (no total são três capitais). Cape Town é um misto de Rio de Janeiro com Califórnia e um super presente para amantes da natureza e apreciadores da boa gastronomia. Uma cidade super despojada, cheia de surfistas e bem cosmopolita.

EAT

The Test Kitchen: um dos restaurantes mais aclamados da África do Sul. Praticamente impossível de se conseguir uma reserva (eu não consegui). É mais que um jantar, é uma experiência. Todo mundo começa numa sala escura com uma jornada pelo mundo da comida (da Europa para o Peru, do Japão à África do Sul) e só aí vai-se para um salão iluminado e mais formal.

Shortmarket Club: do mesmo grupo que o Test Kitchen, o Shortmarket é considerado um dos “hottest new restaurants”. Com um menu moderno, o chef interpreta do seu jeito as comidas de bistrô clássicas francesas. Com um ambiente bem “stylish” e com uma cozinha aberta, é perfeito para ir com os amigos beber bastante vinho e comer bem. Dica: depois do jantar, dê uma esticadinha e continue seus drinks no bar do lado. (reservar com antecedência)

The Pot Luck Club: ainda do mesmo grupo do Test Kitchen  e dentro de uma antiga fábrica da cidade, o restaurante tem um rooftop com vista 360 para a Cape Town. O menu é composto de pequenos pratos para serem compartilhados. Casual and Fun! Reservar com antecedência).

La Parada– tá na função turística na Victoria&Albert Waterfront e bateu a fome? Da uma paradinha pra almoçar no La Parada, restaurant gracinha no meio de um mar de turista e com comida leve e boa! De quebra ainda da pra almoçar olhando para a Table Mountain.

Veja também:

3 destinos para viajar neste outono

Safari: como escolher a melhor experiência

Outros Restaurantes recomendados:

Ash: pelo nome já da pra perceber que o menu é bem focado na grelha. Ingredientes locais e sustentáveis com cardápido sazonal.

Chefs Warehouse & Canteen: Gourmet lunches and tapas – o menu muda todo dia! Eles não aceitam reservas. Mas, se você chegar e tiver fila. Você pode tomar um drink no bar “no reservations” embaixo do restaurant J

DRINK

Power & Glory: localizado no bairro mais hipster da cidade, esse bar sempre está cheio de sul africanos estilosinhos e habitués. Ambiente bem relaxado, perfeito pra fazer um happy hour, tomar um chopp e comer uns sanduíches gostosos.

Publik Wine Bar:  do lado do Power&Glory – um bar bem casual, com um balcão grande para tomar vinhos e comer queijos/embutidos de qualidade. Eles fazem blind tasting para quem quiser se aventurar no mundo dos vinhos.

SHOP & EAT

Oranjezicht City Farm Market: feira urbana legal pra quem estiver pelo Waterfront com vários produtores e agricultores locais. Dá pra comprar ingredientes orgânicos e até fazer lanchinhos gostosos.

Woodstock Market: dentro de uma antiga fábrica, essa feira rola aos sábados – cheio de lojinhas hipsters, barraquinhas com comidas e bebidas e, um dj pra animar a galera.

Constantia Valley

Já Constantia Valley fica localizada a 15 km do centro de Cape Town, abrigando vários restaurantes e vinícolas premiadas. A região fica praticamente dentro da Cidado do Cabo, é considerado um dos subúrbios mais nobres de toda África do Sul. Os restaurantes imperdíveis:

La Colombe: Um dos restaurantes mais premiados da África do Sul, o restaurant oferece um menu degustação (tem para vegetarianos também) de altíssima qualidade, com execução perfeita e é servido de forma divertida e lúdica. Dica: no almoço o restaurante tem uma vista linda para a sua vinícola. (reservar com antecedência).

Greenhouse: dentro de um relais chateaux hotel, o restaurant oferece um super menu degustação com os ingredientes locais. Dica: Fizemos um early dinner e chegamos logo antes do por do sol. A luz estava linda. (reservar com antecedência)

Cape Winelands 

A 45 minutos de CPT, a região dos vinhos é um must go para quem quer descansar, relaxer, comer e beber bem. Cape Winelands é a região de maior produção de vinho da África do Sul e a Rota do Vinho (Cape Wine Route) é descrita como uma das paisagens mais espetaculares do país.

As cidades da região são Stellenbosh (a capital da região de Cape Winelands e  a rota de vinho mais antiga do mundo), Franschhoek (conhecida como a “esquina francesa da região”, é a capital da gastronomia da África do Sul)  e Paarl (conhecida pela arquitetura e pelos fantásticos monumentos de pedra).

Babylonstoren: uma fazenda, hotel, restaurante, jardim e vinícola. Com um conceito bem forte de farm to table, eles conseguem fazer com que os hóspedes e visitantes entrem numa imersão do mundo sustentável. Vale a pena se perder pelos jardins e hortas de lá antes de almoçar no delicioso restaurant Babel. Conceito de luxo rústico maravilhoso. (reservar com antecedência).

Tokarauma vinícola linda e cheia de obras de artes e esculturas espalhadas. Depois do seu wine tasting, você pode aproveitar a lojinha repleta de azeites e iguarias deliciosas e, comer no restaurante mais formal ou até na Deli que é mais casual.

Waterkloof: fine dining com uma vista espetacular. Com uma construção super moderna e o interior bem clean e chique, o restaurant oferece menu degustação  e para quem quer comer apreciando a vista (da pra ver até o mar de Cape town de lá). Vinhos biodinâmicos. (reservar com antecedência).

Delaire Graff: Pra quem não se hospedar lá, vale a pena tomar uns drinks na varanda do hotel com uma vista maravilhosa e depois seguir para o restaurante. Super lindo e agradável. Quem sabe, depois de uns vinhos, você não se anima e arremata uma das super joias que dão o nome do hotel? Rsrs (reservar com antecedência)

Outras vinícolas recomendadas: Boschendal, Waterford, Jordan

Outros restaurantes recomendados: Overture, Chefs Warehour at Maison, La Petit Colombe

Leave a Response

EN PT