Ilhas Maurício x Seychelles
Dois destinos paradisíacos e no oceano Índico, saiba quais são as diferenças entre os locais.
Qual delas é a melhor? A resposta é: escolha ambas. Simples. É porque são dois destinos incríveis e que reservam suas características próprias, que fica até difícil escolheremos a melhor. Aliás, Seychelles e Maurício têm muito em comum e se especializaram no quesito “férias perfeitas na praia”. Ainda assim, vamos contar mais detalhes para que você possa fazer a sua escolha.
Enquanto as Ilhas Maurício são uma única ilha cercada por recifes e praias, Seychelles é um mix com algumas ilhas grandes e desenvolvidas, outras minúsculas e desertas. Há também a questão de quais ilhas recebem o maior número de visitantes, que talvez seja determinante na sua escolha. E os custos, vôos para Seychelles custam um pouco menos do que os voos para as ilhas Maurício. Em compensação, o valor da hospedagem em Maurício tende a ser menor em comparação com os resorts em Seychelles.
Vamos então aos detalhes…
Ilhas Maurício
Maurício é uma ilha grande – deslocamentos de uma praia a outra ou mesmo de uma atração a outra podem levar quase 2 horas, por isso aconselhamos você a dividir sua estadia em 2 pontos diferentes da ilha para aproveitar melhor os passeios.
Maurício atrai quatro vezes o número de visitantes anuais do que Seychelles. Há acomodações exclusivas, é claro, mas Maurício é um destino mais conhecido pelos resorts com tudo incluído, entretenimento ao vivo exótico, campos de golfe de 18 buracos e esportes aquáticos.
Aventure-se
Se você quiser andar de jet-ski após o café da manhã, fazer windsurf antes do almoço e ou wakeboard para a tarde, então Maurício é o lugar para ir – quase todos os hotéis e resorts estão cheios de atividades. Esportes aquáticos não motorizados e equipamentos de mergulho com snorkel são normalmente gratuitos; você precisará pagar apenas pelo wake, mergulho, parasailing e jet ski. Além disso, muitos resorts têm quadras de tênis, academias e campos de golfe, e você pode até alugar um 4×4 e explorar a ilha Maurícia por conta própria.
Esse é um ponto de diferença: todos os esportes motorizados são proibidos em Seychelles por motivos de conservação, as ilhas Seychelles abrigam apenas esportes como windsurf e vela. Por outro lado, a sensação de uma natureza mais “intacta”, fica por conta das Seychelles.
Hospedagem
Maurícia também é calorosa e é conhecida pelo clima de hospitalidade, mas isso é oferecido em larga escala e a privacidade pode ser limitada. Por isso escolha um resort apenas para adultos, há um bom número desses resorts por lá.
As Ilhas Maurício tem uma série de resorts de classe mundial, que são conhecidos por fornecer luxo exclusivo em grande escala. A maioria dos resorts em Seychelles é pequena, mas oferece privacidade e exclusividade. Num passado recente, Seychelles realmente trabalhou duro para alcançar Maurício em termos de acomodação de luxo e já o superou. Entretanto, o preço também é superior.
As atrações das Ilhas Maurício
Além das muitas praias paraísos, há outras atividades para curtir nas Maurício. Separamos os destaques imperdíveis….
Grand Bassin
O lago Grand Bassin, também conhecido como Ganga Talao, é uma das atrações turísticas mais famosas das Ilhas Maurício. É uma espécie de representação do Rio Ganges, na Índia. O local tem vários templos hindus e é também uma região de peregrinação.
O cartão postal
A montanha de Le Morne é o cartão postal do lugar! Em todas as agências de viagens, revistas e blogs, lá estará o monte enorme com as águas clarinhas e recifes de corais em volta fazendo propaganda do destino! É possível inclusive fazer uma trilha (auto-guiada, pois é demarcada, ou com tours guiados, arranjados no seu hotel) até o topo da montanha e ter uma vista privilegiada da região.
O Le Morne é Patrimônio da Unesco – se hoje é uma paisagem natural que atrai a atenção dos turistas, seu passado não é tão glorioso assim: escravos subiam a montanha para acabar com a exploração de seus “donos”. Muitos subiam até o topo e preferiam se jogar lá do alto e perder a vida do que ter a chance de serem recapturados. No final do século XVIII, os escravos correspondiam a 80% da população.
No Black River Gorges National Park, dá para fazer um passeio que visita mirantes da paisagem montanhosa das Ilhas Maurício e a Cachoeira Alexandra Falls e também para os fãs de trilhas na natureza (há várias no Parque Nacional Black River Gorges).
As tartarugas que vem de Seychelles
As tartarugas gigantes nas Ilhas Maurício habitavam a região até o começo do Século XVII. Com a ocupação holandesa e depois francesa, a população da espécie foi diminuída até ser dizimada. Essas tartarugas do parque são “primas” da espécie original de Mauritius, e vêm das Ilhas Seychelles.
Veja também
A experiência de um One&Only
Seychelles
O destino é vizinho das Ilhas Maurício. Oficialmente República das Seicheles ou Seychelles, esse paraíso de águas de cor verde-clara translúcida fica localizado no Oceano Índico ocidental, ao norte e nordeste de Madagascar. Constituído por 115 ilhas distribuídas entre vários arquipélagos fazem parte das ilhas Seicheles, as Ilhas Amirante, as IlhasFarquhar, as Ilha Aldabra e algumas outras ilhas dispersas. A capital do país é Victoria.
Este não é um lugar para onde você vai para passar um fim de semana, nem deveria ser. Seychelles é uma viagem daquelas planejadas com tempo, um destino para quando você tem pelo menos uma semana inteira, idealmente a dois. Isso não é só por conta da distância, é porque as Seychelles são o tipo de lugar que seus dias merecem ser organizados para uma experiência inesquecível.
Quando se trata de exclusividade e beleza natural, as Seychelles são difíceis de bater, suas praias foram votadas entre as mais belas do mundo. Em ilhas particulares como Denis, North e Desroches, você pode desfrutar do seu próprio canto azul do Oceano Índico, enquanto um discreto funcionário antecipa todas as suas necessidades.
Com menos visitantes espalhados por muitas ilhas, são as Seychelles que oferecem mais exclusividade e privacidade. O arquipélago é justamente famoso por suas praias desertas e ilhas particulares – menos de 200.000 pessoas visitam um ano.
Chegar a Seychelles não é barato ou fácil, mas vai compensar assim que você estiver lá. Aliás, o turismo tem sido incentivado por ações paralelas, no início de 2018, Seychelles tornou-se a primeira nação a negociar um acordo que permitisse a troca de dívida governamental por proteção marinha sobre um terço de suas águas. Além disso, a British Airways retomou voos diretos para o país depois de 14 anos. Isso significa que Seychelles, como um destino de férias para o mundo ocidental, está prestes a ficar mais popular.
Gastando menos
Ao contrário do que muitos pensam, é possível conhecer esse paraíso gastando menos, sem necessariamente estar hospedado nos resorts de luxo que chegam a custar 10 mil dólares a diária. Por exemplo, escolhendo uma hospedagem no Airbnb. Você pode alugar um quarto perto da praia que também oferece café da manhã, talvez até uma piscina, por cerca de cem dólares a noite. Seychelles é geralmente considerada mais agradável em abril e maio, depois em outubro e novembro, mas há voos com preço pela metade e podem ser um bom negócio entre julho e agosto.
As atrações de Seychelles
Seychelles concentra 115 ilhas, mas vamos nos concentrar nas três principais, já que elas estão conectadas por rotas de balsas, permitindo que você visite várias ilhas sem qualquer logística complicada. Você está aqui para relaxar, certo?!
Mahe
Esta é a maior ilha, onde a maioria dos Seichelenses vive e também onde o aeroporto internacional está localizado. Geralmente, as partes do norte de Mahe são mais cheias com turistas, enquanto as partes do sul são um pouco mais tranquilas. Caminhe pela Copolia Trail (cerca de duas horas) se estiver ao ar livre, depois refresque-se com um mergulho na Beau Vallon Beach. Se você está procurando festa, Mahe é onde você encontrará alguns bares e clubes.
Passe uma manha no Victoria Market, um mercado central do lugar, além de várias lembranças e roupas, você pode comprar frutas e vegetais frescos. Vá no início da manhã, tudo é mais fresco, há menos turistas, e ainda não está quente o suficiente para você ficar impaciente que não está nadando .
Praslin
Praslin é o lar de Anse Lazio, uma daquelas praias que ganham prêmios como as mais lindas. Além da cor da areia (extremamente branca) e da água, um grande atrativo aqui é que há zero rochas em qualquer lugar na praia. Não há nem mesmo coral, apenas areias macias em que você pode andar descalço sem ter que se preocupar em pisar em nada. A outra praia em Praslin é Anse Georgette, que tem o ar de ser mais privada, mas na verdade não é. Você só tem que marcar a visita com tempo, se você quiser conhecer em passeios. Um dica: as águas aqui são mais agitadas, portanto, muito cuidado quando for nadar.
La Digue
Alugue uma bicicleta e faça dela sua principal forma de transporte pela ilha. La Digue é um lugar tranquilo e remoto, mas você provavelmente vai encontrar alguns outros turistas lá em Anse Source d’Argent, uma das praias que dá fama para Seychelles. Uma curiosidade, aqui a areia não branca, é rosa. Embora muitas pessoas visitem La Digue apenas por um dia de Mahe ou Praslin, vale a pena reservar uma ou duas noites lá – dessa forma, no início da manhã antes do ferry chegar, você pode ter Anse Source d’Argent mais vazia.
A natureza de Seychelles
Se você está procurando se conectar com a natureza, então vá para Seychelles. Na medida em que tem havido uma série de esforços nas Maurícias, ainda falta consistência nesses esforços. Seychelles tem uma tradição em conservar o meio ambiente e é por isso que você vai encontrar uma série de florestas, parques marinhos, reservas de montanha e muito mais.
De Praslin, você pode fazer um rápido passeio de barco até a Ilha Curieuse, e de lá caminhar até um centro de preservação e reabilitação onde vai encontrar tartarugas. Outro lugar único que existe fora das Seychelles é Galápagos. Você pode ver mais vida marinha e tartarugas em Cousin ou no coral de Aldabra.
Vale a pena ainda pegar um barco para Curieuse, porque o trecho de água que o separa de Praslin é espetacular. Esta parte do Oceano Índico é a única região do mundo onde as tartarugas lançam seus ovos em plena luz do dia. Pegue um barco para Cousin, North Island ou Bird Island para ver melhor.