Inspire-se no Dia Mundial do Livro

Na comemoração da data, te recomendamos 4 livros inspiradores.

Em comemoração ao dia, listamos alguns livros que você possivelmente vai adorar. Antes de irmos a lista, que tal sabermos um pouco mais sobre esse 23 de abril?

Dia Mundial do Livro, ou simplesmente Dia do Livro, é comemorado anualmente na mesma data, 23 de abril. Além de homenagear várias obras literárias e seus autores, a data também busca conscientizar as pessoas sobre os prazeres da leitura. A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) criou a data do “para encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem a leitura, e conhecerem a enorme contribuição dos autores de livros através dos séculos.

Por sinal, essa tradição pode ser vivenciada em outros países. Na Catalúnia, no dia de São Jorge (23 de abril), é costume dar uma rosa para quem comprar um livro. Trocar flores por livros já se tornou tradição em outros países também. 

O dia 23 de abril foi escolhido por ser a data da morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes, e Inca Garcilaso de la Vega. 23 de abril é também a data de nascimento ou morte de outros autores famosos, como Maurice Druon, Haldor K.Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.

Prepare a listinha, que agora te mostramos quatro obras que podem te inspirar nesse 2019. Aproveite e boa leitura!

1. O milagre da manhã, Hal Elrod

O livro é um dos mais vendidos no Brasil, recentemente, a obra de Hal Elrod teve 8,3 mil exemplares vendidos na primeira semana de abril. Nos dois últimos anos, ele esteve no topo do ranking nacional e internacional. O livro traz o método simples e eficaz que promete proporcionar a vida dos sonhos — antes das 8 horas da manhã! Hal Elrod explica os benefícios de acordar cedo e desenvolver todo o nosso potencial e as nossas habilidades.

O milagre da manhã permite que o leitor alcance níveis de sucesso jamais imaginados, tanto na vida pessoal quanto profissional. A mudança de hábitos e a nova rotina matinal proposta por Hal vai proporcionar melhorias significativas na saúde, na felicidade, nos relacionamentos, nas finanças, na espiritualidade ou quaisquer outras áreas que necessitem ser aprimoradas.

2. Utopia para realistas- Como construir um mundo melhor, Rutger Bregman

Também na lista global dos mais vendidos, esse livro foi escrito pelo historiador Rutger Bregman, um jovem pensador aclamado na Europa. É uma visão muito interessante sobre a atualidade e como podemos construir uma sociedade com ideias visionárias, que são viáveis.

Em meio a agitação social que vivemos, com questionamentos relacionados ao trabalho, felicidade, política e dinheiro, buscamos respostas muito subjetivas. Na retrospectiva da civilização que Bregman faz, do fim da escravidão até o início da democracia, ele apresenta soluções de utopia “revolucionária” que pode fazer com que vivamos tempos mais harmoniosos.

O livro tem embasamento em estudos e muitos casos de sucesso, traz relatos, por exemplo, de uma cidade no Canadá que conseguiu erradicar a pobreza até a ação do presidente Nixon na tentativa de implantar uma renda básica nos Estados Unidos. Para além de divisões de ideologias de esquerda ou direita, esse é um livro que compartilha boas ideias para serem postas em prática.

3. Amor pelas coisas imperfeitas, Haemin Sunim

Do mesmo autor do best-seller “As coisas que você só vê quando desacelera”, esse livro também está na lista dos mais vendidos. É um leitura curta, simples e muito sensível. Sunim, um monge zen-budista ensina sobre o amor próprio e como é possível se relacionar com os outros com delicadeza. Ele toca nos principais temas que nos cercam: aceitação, coragem, cura, fracasso, família, perdão e amor. São temas tão recorrentes, mas importantes para que encontremos o equilíbrio nas relações.

No ritmo acelerado que buscamos nossas metas e sonhos, muitas vezes, os pequenos momentos são perdidos. Nesta obra, há uma mensagem clara sobre cultivar e encontrar beleza nas coisas mais imperfeitas– inclusive em nós mesmos. Uma das passagens sintetiza a ideia de Sunim, quando fala como as experiências negativas não devem limitar as novas escolhas: “Não deixe que o seu passado difícil defina quem você é hoje. Se fizer isso, vai viver a vida inteira como vítima do passado. Há uma força vital dentro de você esperando para decolar. Por favor, confie nessa força de renovação!”

4. Furação Anitta, Leo Dias

A biografia não autorizada da cantora deve entrar na lista de quem é curioso para entender um pouco mais sobre a personalidade da Larissa, nome verdadeiro de Anitta. No livro, Léo Dias coletou depoimentos de pessoas próximas da artista (com o consentimento dela, aliás!), foi atrás dos desafetos, mas mostra como ela sempre buscou insistentemente o sucesso. Anitta se preparou para o momento, não por acaso é hoje uma das artistas com maior sucesso do Brasil lá fora. Ela acompanha e opina cada parte do processo de sua criação artística, é cara, corpo e alma de tudo que faz e vende. Ela continua se reinventando, seja através de parcerias de peso, seja inovando na forma como explora sua própria imagem.

Conforme a crítica, divulgada como uma “biografia não autorizada”, a obra na verdade traz um excesso de elogios e um texto pouco trabalhado. Mas você pode esperar por diversas informações inéditas – algumas foram disponibilizadas nas últimas semanas nas redes sociais – que aquecem a leitura de Furacão Anitta. Entre as novidades, na obra de Leo Dias, ele conta que no mesmo período em que a jovem estava sendo sondada pelos managers musicais, ela recebeu a proposta de trabalho com carteira assinada e renda estável em uma conhecida multinacional. Por ser de uma família humilde e com poucos recursos até então, ela ficou dividida. O pai pediu que ela aceitasse a oferta de emprego, enquanto a mãe disse para ela seguir seu sonho musical. Anitta, então, disse não para a empresa e começou a carreira no funk. A relação com questões de sexualidade, com o ex marido, com a ex empresária e com a própria religião são contadas ao longo do livro. 

Veja também:
Lugares para tomar café em Punta del Este
Como cumprimentar ao redor do mundo

Leave a Response

EN PT