Vamos viajar juntos? O Travel Crush desta semana é a Provence, na França. A pitoresca região localizada entre as idílicas praias da Côte D’Azur e os Alpes, no sudeste do país, é puro charme. O clima perfeito da Provence faz crescer vinhedos exuberantes, cerejeiras carregadas, grandes oliveiras e flores que só existem por lá, como a lavanda, a marca registrada da região. Campos de lavanda, construções medievais, lindas paisagens, feiras de produtos locais e frescos, pequenas ruelas, vinho rosé da melhor qualidade e a beleza do Mediterrâneo. Tem como não amar a Provence?
A beleza da Provence inspirou vários artistas, de Cézanne e Van Gogh a Picasso. Os aficionados por história e os amantes do sol visitam Provence por sua famosa Riviera, do paraíso cinéfilo de Cannes à Marselha repleta de história. A viagem à Provença também possui algumas das melhores antiguidades, degustação de vinhos e restaurantes do país, que vão desde mercado e pequenos restaurantes familiares, a locais de alta gastronomia com estrelas Michelin.
Fatos sobre a Provence
A moderna Provence-Alpes-Côte d’Azur é dividida em seis áreas (veja no mapa acima do tripsavvy) que são divididas pelas linhas tracejadas marrons: Bouches du Rhone, Var, Alpes Maritimes, Vaucluse, Alpes de Haute Provence e Hautes Alpes. Mas o território tradicional da Provença é um pouco menor. As partes mais atraentes e populares da Provença são encontradas no triângulo entre Avignon, Arles e Salon de Provence.
Regiões
Provence está no coração da região da França conhecida como Provence-Alpes-Cote d’Azur (PACA). Marseilles é a capital regional e o principal porto do país. Nice, Toulon e Avignon são outras cidades da região. Entre as aldeias da Provence está a famosa L’Isle sur la Sorgue, com suas ruas de paralelepípedos e cafés ao ar livre, um mercado provençal e o maior mercado de antiguidades da França, fora de Paris.
Idioma
Embora a maioria dos habitantes fale francês, o Provençal é a língua tradicional desta região mediterrânea. É semelhante ao catalão ou espanhol. Um grupo de escritores chamado Felibrige que incluiu o vencedor do Prêmio Nobel de 1904, Frederic Mistral, revitalizou o idioma, compilando um dicionário e um livro de referência que permanece em uso. Muitos nomes e sinais de ruas estão em francês e provençal.
Clima
Provence normalmente tem verões secos e invernos frescos e úmidos. Maio, junho e setembro são bons meses para viajar para para a região Junho e julho são muito quentes, mas esfria rapidamente para uma temperatura confortável em setembro. A primavera tem menos chuva que o outono. Os verões não são muito quentes sempre, mas a Provence é muito lotada em julho e agosto.
Culinária
Foram os escritores anglo-saxões que divulgaram a cozinha provençal e as delícias do estilo de vida dos habitantes da Provence. A proximidade com a Itália explica a presença do azeite, das azeitonas, do alho, de ervas aromáticas que caracterizam uma cozinha ensolarada e suculenta. E a diversidade de territórios e climas entre a Provence e a Côte d’Azur permitiu o desenvolvimento de culturas variadas. A principal e a mais conhecida delas é a lavanda. Mas tanto a Provence quanto a Côte possuem outros segredos que marcam a forte personalidade desta gastronomia.
O peixe é parte fundamental na cozinha provençal, assim como o uso de ervas (tomilho, manjericão, alecrim, orégano e erva-doce) e legumes, principalmente berinjelas, todos cozidos em azeite, no estilo mediterrâneo. Entre os clássicos favoritos provençais, estão Marseillaise (sopa mediterrânea de peixe), o ratatouille (tomate picado e cozido, pimentão, cebola, abobrinha e berinjela) e o lapin Provencal (ensopado de coelho).
Transporte
O principal aeroporto de Provence é o Marseille Provence Airport, localizado ao norte de Marselha. O Aeroporto Nice-Côte d’Azur (NCE) também é uma boa opção.
A menos que você pretenda ficar em um só lugar durante as férias, precisará de um carro na sua viagem para a Provence. O transporte público está disponível, mas, especialmente em áreas do interior (e a maior parte da Provença é no interior), é difícil o acesso. Então a dica é alugar um carro para se locomover.
A História da Provence
De cemitérios pré-históricos e pinturas rupestres a anfiteatros romanos, castelos medievais, estradas napoleônicas e museus de arte moderna de ponta, Provence tem mais de 3000 anos de história e muitas conquistas.
Provence era habitada desde uma idade excepcionalmente jovem: ferramentas primitivas de pedra com mais de um milhão de anos foram encontradas perto de Roquebrune-Cap-Martin. Disputada e comandada ao longo dos séculos pelos ligurianos, celtas e gregos, a área entre os Alpes, o mar e o rio Ródano floresceu após a conquista de Júlio César em meados do século I aC. Os romanos chamavam a área de Provincia Romana, que evoluiu para o nome de Provence.
Após o colapso do Império Romano, no final do século V, a Provença foi invadida várias vezes pelos visigodos, borgonheses e ostrogodos. Os árabes – que possuíam a Península Ibérica e partes da França – foram derrotados no século VIII.
Durante o século 14, a Igreja Católica – sob uma série de papas nascidos na França – mudou sua sede de Roma, movida por rixas, para Avignon, iniciando assim o período mais resplandecente da história da cidade – e da região. Provence tornou-se parte da França em 1481, mas Avignon e Carpentras permaneceram sob controle papal até a Revolução.
Entre os séculos XII e XIV, o provençal era a língua literária da França, norte da Espanha e também tão longe quanto a Itália, e era a língua principal dos trovadores medievais que romantizavam o amor cortês em poemas e melodias.
Um movimento pelo renascimento da literatura, cultura e identidade provençal começou em meados do século XIX, liderado pelo poeta Frédéric Mistral (1830-1914), ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1904 (os furiosos ventos de 100 km / h da região são Nomeado após ele). Nos últimos anos, o idioma passou por um novo avivamento e, em algumas áreas, os sinais são escritos em provençal e francês.
Cidades da Provence
Avignon
Uma das cidades mais interessantes da Provence, foi sede da igreja católica por muitos anos e ficou conhecida como a cidade dos papas, contanto até mesmo com um imenso palácio criado por eles. A cidade é histórica e nos mostra muito sobre como viveu a sociedade até chegar nos dias de hoje.
Arles
Dois mil anos de história romana foram suficientes para que Arles fosse classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO. Foi a colônia antiga de Roma e tem edifícios incríveis para visitar. Também foi onde o famoso pintor Van Gogh morou por um tempo para se inspirar. As cidades de Provença, no geral, são cheias de feirinhas bacanas para visitar e em Arles você encontrará algumas das melhores.
Roussillon
Localizada em uma região mais elevada, Roussillon oferece uma vista lindíssima da região de Provença. A cidade é famosa por suas construções em pedra alaranjada, que são muito charmosas e encantadoras. A cidade é pequena, mas é super interessante e aconchegante.
Gordes
Gordes pode ser resumida como uma pequena vila em duas cores: as pedras claras das construções e o verde das árvores que se encontram por todos os lados. Além disso, é onde estão a maioria dos famosos campos de lavanda da Provence.
Nice
Nice é uma das cidades francesas mais caras, e uma das mais famosas da Provence. Localizada na Côte d’Azur, ao sul da França, na região dos Alpes, Nice já fez parte da Sardenha, ilha pertencente à Itália. A cidade recebe por ano 4 milhões de turistas, o que faz com que, principalmente no verão, ela seja muito tumultuada. Mas mesmo assim, você vai amar conhecer a beleza local.
Haut Var
É aqui que você descobre que a Provence é mais selvagem do que você imagina. Das vinhas ensolaradas e florestas de pinheiros ao redor de Lorgues e Brignoles, ao norte, é uma região mais rochosa e com estradas sinuosas. O Verdon Gorges – o Grand Canyon da Europa – é uma parada obrigatória, com 24 quilômetros de comprimento por 2.000 pés de altura. Aqueles que curtem uma aventura podem subir, caminhar ou andar de bicicleta.
Toulon
A cidade de Toulon é marcada pelas suas construções antigas e históricas. Mas o que mais encanta os turistas que passam pelo local é a vista para o mar azul. É um destino lindo na França e se parece bastante, com as outras cidades da região, no entanto, é muito calmo, perfeito para relaxar.
Pays Dignois
Os Alpes-de-Haute-Provence é o lugar onde a Provença, é verdadeiramente rochosa e acidentada, junto aos Alpes. O distrito de Pays Dignois fica no centro dessa paisagem remota e magnífica. E a cidade de Digne-les-Bains fica no centro disso tudo. A cidade velha é linda.
Ao sul, o Valensole Plateau é o centro de lavanda, com uma paisagem emocionante em julho. Ao norte e leste, os penhascos, picos, desfiladeiros e vales compõem uma Reserva Geológica, cuja dispersão de fazendas e aldeias abandonadas diz tudo o que você precisa saber sobre a vida por lá.
Marseille
Uma das maiores e mais importantes cidades da Provence. Suas paisagens naturais são encantadoras e a água é extremamente azul. As casinhas completam o visual e dão a cor da cidade. É uma cidade super convidativa, contando com ótimas atrações, eventos e diversos passeios interessantes para se fazer.
Cannes
É uma das cidades mais conhecidas de Provença, principalmente pelo Palácio dos Festivais, que todos os anos recebe o maior festival de cinema do mundo, assim como atores e atrizes conhecidos mundialmente. Fora esse palco da fama, a cidade possui um enorme calçadão que faz o charme da cidade aumentar ainda mais, junto ao mar azul convidativo, excelentes hotéis e ótimos restaurantes.
Menton
Uma cidade que esconde segredos belíssimos entre as paisagens naturais. A cidade faz parte das cidades de Côte d’Azur na França e é um sucesso entre os turistas, tanto pelas belezas, gastronomia, quanto pelos atrativos históricos. Vale a pena visitar!
Aix-en-Provence
A cidade muito charmosa, com suas lâmpadas de parede e construções de pedra, é uma das mais conhecidas da Provence. Suas praças são repletas de muito verde e suas ruas muito agradáveis para passear. Atenção às construções históricas como as igrejas locais, que são espetáculos a parte. Uma cidade cheia de história e experiências.
Saint-Rémy-de-Provence
Se os campos de trigo em torno de Saint-Rémy-de-Provence parecerem familiares, não se surpreenda; Van Gogh passou um ano aqui durante um de seus períodos mais produtivos, durante o qual compôs a Starry Night entre outras obras famosas. Depois de passear pelas lojas e restaurantes surpreendentemente cosmopolitas da cidade, aventure-se mais longe para explorar as ruínas próximas de Glanum, uma cidade celta-romana com um arco triunfal intacto que remonta ao século I a.C.
Le Barroux
Poucos lugares na Provence são mais afastados do caminho turístico, como Le Barroux. A pequena vila é aparentemente uma rua gigante e sinuosa, com becos estreitos, pontuados por persianas verdes e azuis e caixas de flores penduradas nas fachadas de pedra. O Château du Barroux, do século XII, fica precariamente no topo de uma colina, com a cidade circulando sua base, antes de dar lugar a vinhas e olivais de todos os lados. Em um dia ensolarado, você pode ver o Mont Ventoux à distância. Depois de um passeio pelas ruas ensolaradas, onde você encontrará fontes borbulhantes a cada passo, vá até Entre ‘Potes para conhecer a comida provençal fantasticamente preparada.
Vinhos da Provence
O vinhedo provençal conta com um terroir privilegiado recortado por uma paisagem estonteante. Quando os romanos desembarcaram na região francesa de Provence, em 125 a.C.,apreciaram o estilo de vinho dos produtores locais. Eram vinhos rosé. Os tintos mais encorpados surgiram como exigência inglesa, já no século XVII. Mas não foram apenas as Herbes de Provence – ou a qualidade da bebida – que fascinaram os romanos. Foi a personalidade da região, com sua paisagem costeira e os penhascos rochosos que milênios depois inspirariam pintores notáveis como Van Gogh, ou Paul Cézanne.
O vinho rosé da Provence é reconhecido mundialmente, e diversas vinícolas de qualidade encontram-se por lá e muitas merecem uma visita. Bandol oferece aos apreciadores o vinho rosé mais famoso da França. Entre algumas sugestões de vinícolas estão Château Beaulieu, Château des Chaberts, Château de Pourcieux, Domaine de Rimauresq, Château de Berne e Château de Pampelonne.
Experiências para viver na Provence
Siga os passos de Peter Mayle
Mais de 25 anos depois que seu livro A Year in Provence foi publicado pela primeira vez, Peter Mayle ainda recebe cartas de fãs encantados com a história de um casal britânico com cinquenta e poucos anos e seus dois cães se mudando para o sul da França. No livro best-seller, Mayle relata a mudança para uma casa de pedra de 200 anos no Luberon para experimentar a vida rural da vila, à la Francais. Passeios pela região, “seguindo os passos de Mayle”, estão disponíveis.
Nade nas calanques de Cassis
Leve seu maiô e sapatos para descobrir o deserto na porta de Cassis. O trecho da costa entre a bonita vila de pescadores e Marselha possui altas falésias e enseadas rochosas, conhecidas como calanques. O azul cintilante Med chama os nadadores para fazer a caminhada até a beira da água. Port-Miou, a leste, é a mais fácil de alcançar, a apenas 20 minutos do passeio de Cassis. A água aqui é tão convidativa quanto qualquer outra que você encontrará nas praias cheias de Côte d’Azur (St Tropez, Cannes, Cap Ferrat).
Compre nos mercados
Fazer compras nos mercados provençais de produtos frescos e flores é uma experiência essencial e também uma das melhores maneiras de conviver com os habitantes locais. Quase toda vila tem um mercado semanal; alguns ocorrem várias vezes por semana ou diariamente. Nas grandes cidades como Apt e Aix-en-Provence, os mercados continuam por muitas ruas e praças, juntando seções dedicadas à produção, flores, antiguidades e roupas. Nas cidades menores, você pode encontrar uma dúzia de barracas, montadas para vender peixe, pão, doces, frutas, azeite e vinho locais.
Coma Bouillabaisse
Na cidade mais antiga da França, Marselha, os menus de restaurantes listam uma abundância de frutos do mar frescos preparados de maneiras simples e deliciosas. Um passeio pelo antigo porto, onde dezenas de spruikers atraem clientes com a mesma promessa: o melhor bouillabaisse da cidade. O famoso ensopado de peixe se originou aqui em Marselha e hoje é encontrado em toda parte.
Passeie pela Aix’s Boulverad
Descrita como uma mini Paris, Aix-en-Provence é uma das cidades mais lindas da França. O Cours Mirabeau, um amplo passeio arborizado aberto há quase 400 anos para dar aos residentes ricos um lugar agradável para passear, ainda é o local ideal para observar as pessoas. Ladeada por cafés de um lado, por casas do século XVII e XVIII, por outro, a avenida é pontilhada de fontes e estátuas.
Conheça a história romana antiga
Muitas anos atrás, os romanos declararam a região a primeira província romana além dos Alpes. Nomeado na época Provincia Romana, foi governado de Aix-en-Provence até 1481, quando os reis da França assumiram o controle. Mais de 500 anos depois, Provence é um museu vivo de algumas das ruínas romanas mais bem preservadas da Europa. Os caçadores de história devem ir a Nimes para ver seu notável anfiteatro, um templo coríntio que permanece há mais de 2000 anos e muitos outros monumentos. O aqueduto Pont du Gard, reconhecido pela UNESCO, atravessando o rio Gardon, ainda é uma maravilha da engenharia. E em Orange, o Theatre Antique, vasto o suficiente para 10.000 espectadores, é uma das ruínas romanas mais interessantes da Provença.
Siga a trilha dos artistas
As cores e a luz da Provence e Cote d’Azur têm seduzido artistas e escritores. Na Riviera Francesa, os museus honram a visão de Picasso, Matisse e Chagall, entre outros. Em Aix-en-Provence, a vida e o trabalho de Cézanne são comemorados em seu antigo estúdio, onde muitos de seus pertences pessoais são preservados. Vincent Van Gogh viveu em Arles por mais de um ano, um período prolífico em que produziu mais de 300 obras, incluindo Starry Night Over the Rhone. O centro de visitantes em Arles fornece um mapa a pé dos lugares que ele pintou. Na Fundação Van Gogh, algumas de suas obras mais amadas estão em exibição. Explore a vida dos artistas pela Provence!
Beba um bom vinho – de preferência Rosé
Provence é bonita em rosa – rosa rosé. O vinho rosé é mais da metade de todo o vinho produzido na Provença e um prazer para a multidão que frequenta os em bares e restaurantes em toda a França. Algumas variedades de vinho tinto também são produzidas em Provence, Mourvedres e Grenaches com sabor completo. A área ao redor de Cassis é conhecida por produzir bons vinhos brancos, como Clairette, Marsanne e Sauvignon Blanc.
Passe uma noite em Avignon
Avignon é rica em história medieval e ritual religioso. Além do imperdível Palais des Papes (o Palácio do Papa) e a impressionante catedral de Avignon (a residência do século XIV de sete papas sucessivos), muitos hotéis da região estão alojados em edifícios de pedra dos séculos XVI e XIX, com fachadas históricas e com um estilo de outra época. Dormir na região é como viver uma experiência que percorre séculos. Considere o Hotel de l’Horloge, Hotel d’Europe e La Ferme.
Assista a um concerto em Arles
Um anfiteatro intacto ainda é usado hoje em dia para shows, brigas de touros e até aulas de ioga. Teatros romanos, catedrais e esculturas são uma parte protegida da vida diária para os 50.000 habitantes e muitos outros visitantes que também colocaram Arles no mapa turístico por seu lugar na história da arte e na cultura moderna da fotografia.
Aprenda sobre a lavanda
Dizem que a lavanda é a alma da Provence, e em todos os lugares, de Luberon a Aix e Roussillon, você encontrará lindos campos da planta roxa florescendo no verão. O Valensole Plateau é um centro de lavanda, repleto de fotógrafos, durante o mês de julho. Visite a destilaria Les Agnels para uma visita guiada à planta e aos campos de processamento, ou marque uma visita para coincidir com os festivais de lavanda de verão em Sault e Valreas. O museu em Coustellet também merece uma visita.
Prove os sabres locais
Os amantes de lavanda estarão no paraíso na Provença: a planta aromática é usada para dar sabor a tudo, de sorvete a creme brulee, chás e mel com infusão. Os pratos servidos “à la Provençale”, o que significa que são preparados no estilo da Provença, geralmente apresentam alho, azeite e azeitonas. A influência mediterrânea também é muito forte por lá. Naturalmente, você encontrará uma abundância de todos os tipos de queijo – afinal, é a França – embora o queijo de cabra ou chevre seja principalmente produzido aqui. Se jogue nos sabores locais!
Visite as pequenas vilas
Sim, as grandes cidades da lista A – Arles, Avignon, Aix-en-Provence – entre outras populares fazem jus a sua fama. Mas, para saborear a vida tradicional da Provenceem um ritmo mais lento, não deixe de visitar pelo menos uma ou duas das aldeias menores. Nas ruas estreitas dos centros de Pezenas e Uzes, não é preciso muito esforço para imaginar como os habitantes viviam durante os tempos medievais. Gordes e Roussillon, belas cidades construídas no topo de colinas, não muito longe de Avignon, oferecem aos visitantes vistas panorâmicas lindíssimas.
Aventure-se no Gorges
Quem procura aventura, este é o local. Verdon Gorges, o equivalente europeu do Grand Canyon, é épico. Com quase 25 quilômetros de extensão, com uma queda de mais de 600 metros de cima para baixo, o Verdon é o favorito para caminhadas e trilhas. Monte uma barraca em um dos parques de camping, ande de bicicleta por belas trilhas até mirantes panorâmicos ou faça um passeio de canoa para descobrir locais pré-históricos onde acredita-se que homens das cavernas viveram.
Say Cheeeese!
A Provence é um destino de cartão postal e uma das regiões mais fotografas na França. Prepare seu celular para algumas das fotos mais lindas da viagem. Aqui vão as dicas de spots!
Verdon Gorge river canyon
Vila de pescadores de Cassis
A famosa ponte de Avignon
As ruas com casas coloridas da Villefranche-sur-Me
A cidade de Gordes no topo da colina
Pont du Gard
A ilha de Porquerolles
Campos de lavanda
A vila de Ménerbes
Château d’If na costa de Marseille
Fale como um Provençal
Cada região tem suas expressões locais e a Provence não fica de fora. Separamos aqui algumas expressões para você se comunicar como um provençal.
Il est brave / Il est bien brave | O significado literal é ele é corajoso. Na Provence é ele é amigável, mas não muito brilhante.
Les yeux bordés d’anchois | Estar cansado, com os olhos vermelhos por causa da fadiga.
Être Fada | Ser louco. Isso pode ser usado literalmente (re: insano), como em “Il est fada” (ele é louco) ou não literalmente, como em “Cestest fada de foot” (ele é louco por futebol).
Changer l’eau des olives | Ir ao banheiro.
Être couvert comme Saint-Georges | Vestir-se calorosamente.
Faire le cacou| Agir, fazer acontecer.
Devenir chèvre | Enlouquecendo.
Avoir des oursins dans la poche | Ser mesquinho. Quando chega a hora de dividir a conta em um bar ou restaurante, o cara mesquinho nunca parece pegar sua carteira.
Le temps de tuer un âne à coups de figues | Muito tempo.
Veja também:
As praias mais lindas da Itália