Chegou aquela época do ano onde milhões de turistas vão até o Japão para ver um dos espetáculos mais lindos do país: o Cherry Blossom, ou, florada das cerejeiras. Mas há muito mais significado para este período da primavera do que simplesmente a beleza das árvores cor de rosa nas ruas.
No Japão, a estação das flores representa o fim de um ciclo e o começo de um novo. Abril marca o início dos novos anos letivos e fiscal e a estreia dos recém-formados no mercado de trabalho. E claro, o início da primavera no Japão, representado pela floração das cerejeiras. E para representar todos esses acontecimentos e mudanças, acontece o Hanami.
Hanami é o costume tradicional de contemplar a beleza das flores, em especial as flores de cerejeira, tanto à luz do dia quanto à noite. O nome da flor da cerejeira é Sakura e significa beleza feminina, simbolizando o amor, a felicidade, renovação e esperança. No Japão atual, o hanami pode ser simplesmente contemplar a florada das cerejeiras ou, ainda, reunir os amigos para uma espécie de piquenique sob a sombra das árvores floridas que muitas vezes acaba virando uma festa/banquete ao ar livre.
Hoje em dia, quando a primavera se aproxima, toda a nação se transforma em um tom de rosa. Meses antes de chegarem, os varejistas mudam para o modo sakura – os supermercados ficam cheios de flores de cerejeira e criações com sabor de cerejeira em lojas de conveniência (em 2018 os destaques incluem batatas fritas de flor de cerejeira e flor de cerejeira da Pepsi).
Quando as flores chegam (conforme forecast que é acompanhado diariamente no país), é hora de entrar no então hanami e curtir os festejos para apreciar as flores. O cherry blossom não tem uma data específica para ocorrer, mas geralmente acontece entre os meses de março e abril. Em 2018, o evento começou um pouco mais cedo e estará com sua floração completa entre a última semana de março e a primeira quinzena de abril na maioria das regiões (veja na imagem abaixo).
Mas toda a empolgação dura pouco: a flores vão caindo até desaparecer num curto período entre uma e duas semanas. Por isso é importante se programar para conseguir visitar o país nas datas exatas para curtir de perto este espetáculo!
Quem saber alguns dos melhores lugares para curtir a beleza da cherry blossom? Veja abaixo:
Parque Ueno, Tóquio
Rio Meguro, Tóquio
Shinjuku Gyoen, Tóquio
Bairro Yanaka em Tóquio
Ilha de Okinawa, local da primeira Cherry Blossom no Japão
Ruínas do Castelo Nakijin
Maruyama Park em Kyoto
Kano River, Kyoto
Imperial Palace Park, Kyoto
Hirosaki Castle, Aomori Prefecture