Chegou aquela época do ano onde milhões de turistas vão até o Japão para ver um dos espetáculos mais lindos do país: o Cherry Blossom, ou, florada das cerejeiras. Mas há muito mais significado para este período da primavera do que simplesmente a beleza das árvores cor de rosa nas ruas.
No Japão, a estação das flores representa o fim de um ciclo e o começo de um novo. Abril marca o início dos novos anos letivos e fiscal e a estreia dos recém-formados no mercado de trabalho. E claro, o início da primavera no Japão, representado pela floração das cerejeiras. E para representar todos esses acontecimentos e mudanças, acontece o Hanami.
Hanami é o costume tradicional de contemplar a beleza das flores, em especial as flores de cerejeira, tanto à luz do dia quanto à noite. O nome da flor da cerejeira é Sakura e significa beleza feminina, simbolizando o amor, a felicidade, renovação e esperança. No Japão atual, o hanami pode ser simplesmente contemplar a florada das cerejeiras ou, ainda, reunir os amigos para uma espécie de piquenique sob a sombra das árvores floridas que muitas vezes acaba virando uma festa/banquete ao ar livre.
Hoje em dia, quando a primavera se aproxima, toda a nação se transforma em um tom de rosa. Meses antes de chegarem, os varejistas mudam para o modo sakura – os supermercados ficam cheios de flores de cerejeira e criações com sabor de cerejeira em lojas de conveniência (em 2018 os destaques incluem batatas fritas de flor de cerejeira e flor de cerejeira da Pepsi).
Quando as flores chegam (conforme forecast que é acompanhado diariamente no país), é hora de entrar no então hanami e curtir os festejos para apreciar as flores. O cherry blossom não tem uma data específica para ocorrer, mas geralmente acontece entre os meses de março e abril. Em 2018, o evento começou um pouco mais cedo e estará com sua floração completa entre a última semana de março e a primeira quinzena de abril na maioria das regiões (veja na imagem abaixo).
Mas toda a empolgação dura pouco: a flores vão caindo até desaparecer num curto período entre uma e duas semanas. Por isso é importante se programar para conseguir visitar o país nas datas exatas para curtir de perto este espetáculo!
Quem saber alguns dos melhores lugares para curtir a beleza da cherry blossom? Veja abaixo:
Parque Ueno, Tóquio
![](https://www.spiceuptheroad.com/site/wp-content/uploads/2018/03/Ueno.Park_.original.1358.jpg)
Rio Meguro, Tóquio
![](https://www.spiceuptheroad.com/site/wp-content/uploads/2018/03/cerejeira-sakura-rio-meguro-toquio-japao.jpg)
Shinjuku Gyoen, Tóquio
![](https://www.spiceuptheroad.com/site/wp-content/uploads/2018/03/parco-di-shinjuku-gyoen-nella-primavera-48998763.jpg)
Bairro Yanaka em Tóquio
![](https://www.spiceuptheroad.com/site/wp-content/uploads/2018/03/1200px-Yanaka_cemetery.jpg)
Ilha de Okinawa, local da primeira Cherry Blossom no Japão
![](https://www.spiceuptheroad.com/site/wp-content/uploads/2018/03/Okinawa-sakura.png)
Ruínas do Castelo Nakijin
![](https://www.spiceuptheroad.com/site/wp-content/uploads/2018/03/Nakijin-Castle-Remains-in-Okinawa.jpg)
Maruyama Park em Kyoto
![](https://www.spiceuptheroad.com/site/wp-content/uploads/2018/03/shutterstock_95545366.jpg)
Kano River, Kyoto
![](https://www.spiceuptheroad.com/site/wp-content/uploads/2018/03/16666246394_1407e5848e_b.jpg)
Imperial Palace Park, Kyoto
![](https://www.spiceuptheroad.com/site/wp-content/uploads/2018/03/Imperial-Palace-Park-.jpg)
Hirosaki Castle, Aomori Prefecture
![](https://www.spiceuptheroad.com/site/wp-content/uploads/2018/03/1502_hirosaki_main.jpg)