Para os apaixonados por vinho e pela boa mesa, a região da Borgonha é um destino simplesmente imperdível! É possível desbravar este paraíso das mais diversas maneiras, sendo comum deparar com turistas pedalando pelas belas rotas cercadas por vinhedos centenários. Trata-se de uma verdadeira excursão pela “Champs Élysées” dos vinhedos, como a região é referida pelos moradores locais.
Estive na Borgonha em maio de 2011 juntamente com meu pai e um grupo de amigos dele. Saímos do Brasil com a viagem programadíssima pelo capitão “Juca”, nosso amigo enófilo e exímio conhecedor da terra dos bleus. O grupo se encontrou no aeroporto Charles de Gaulle e de lá partimos para Chablis (aprox. 180 km de Paris), região que fica mais ao norte da Borgonha, de onde saem vinhos brancos excepcionais.
Nos hospedamos no Hostellerie des Clos (18, r. Rathier. Tel 0386421063/Fax 1711), onde fomos recebidos por um sommelier que degustou conosco (no aconchegante jardim do hotel) os vinhos da região.
Seguimos viagem para Nuits Saint Georges, onde nos instalamos por sete noites no charmoso e acolhedor La Gentilhommière (3, valle de la Serré – Direction Meuilley – 21700 Nuits Saint-Georges – France Tel: 03 80 61 12 06).
O tempo foi muito bem aproveitado e seguimos à risca toda a programação, tendo a oportunidade de visitar os mais renomados produtores da região e provar os vinhos diretamente das barricas. Fantástico!
Visitamos também a Cidade de Beaune, com destaque para o Hospices de Beaune, que é um dos lugares mais famosos da região. Este “hotel” foi criado em 1443, sendo um hospital de caridade onde as freiras cuidavam dos doentes pobres. Trata-se de um passeio imperdível, pois é um verdadeiro retorno à antiguidade. Tudo está em perfeito estado de conservação, sendo possível ver os leitos, a cozinha, etc. O hotel é famoso também pela sua arquitetura, com o telhado de tuiles vernissées, que são as telhas vitrificadas típicas da região da Borgonha.
Todo novembro acontece neste local a Vente des Vins des Hospices du Beaune, famoso leilão de vinhos onde a renda é destinada para uma instituição hospitalar da cidade. O leilão é organizado pela Christie´s e é muito concorrido.
O nosso maior compromisso nessa viagem era com um amigo do grupo iria ser oficialmente entronizado na famosíssima Confrarie des Chevaliers du Tastevin. Como dizem que esta é a festa mais exclusiva da Borgonha, o traje dos participantes não poderia ser diferente: black-tie. A celebração ocorre no Chateau du Clos de Vougeot. Os “chevaliers” usam túnicas vermelhas e douradas, carregando no peito um recipiente de metal que confirma a sua distinção. Trata-se de uma confraria criada em 1934 com o objetivo de celebrar e divulgar o art de vivre da região.
Em uma das muitas salas do Château, o chevalier dos chevaliers nomeava os novos cavaleiros numa cerimônia quase secreta. “Por Noé, pai dos vinhedos; por Baco, deus do vinho; e por São Vicente, protetor dos vinicultores, eu lhe declaro Chevalier du Tastevin.” Entre um e outro prato os chevaliers subiam ao palco, entoavam hinos da região e contavam lendas. Experiência inesquecível!
Destaques do que visitamos e recomendo na região:
- Domaine des Lambrays – 32, rue Basse 21220 Morey Saint-Denis – Tel: 380518433
- Domaine David Duband – 36, rue de la Fontaine – 21220 Chavannes – Tel: 0380614116
- La Maison d’Olivier Leflaive – Place du Monument 21190 Puligny-Montrachet Tel : 0380213765
- Maison Joseph Drouhin – 7 rue d’Enfer, 21200 Beaune Tel (0)3 80 24 68 88
- Domaine Emmanuel Rouget – 18, route Gilly Les Citeaux – 21640 Flagey Echézeaux
Seguimos viagem ainda para a região de Chateauneuf du Pape antes de finalizarmos em Paris, que deixo como tema para outra participação no Spice up the Road. Para os amantes do vinho, uma visita a Borgonha é obrigatória!
Fernando Bosner além de ser um super adorador de vinhos é Diretor da Importadora Hannover. Se precisar de vinhos, fale com ele!