A primavera chegou no Hemisfério Norte e com ela a Cherry Blossom, ou, florada das cerejeiras. Este ano será um pouco diferente do cenário habitual, não terá os milhares de turistas que geralmente vão ao país, somente para apreciar este espetáculo. No Japão, a primavera representa o fim de um ciclo e o começo de um novo, abril marca o início dos novos anos letivos e fiscal e a estreia dos recém-formados no mercado de trabalho. E para representar todos esses acontecimentos e mudanças, acontece o Hanami, querendo dizer que começou a Cherry Blossom no Japão.
Hanami é o costume tradicional de contemplar a beleza das flores, em especial as flores de cerejeira, tanto à luz do dia quanto à noite. O nome da flor da cerejeira é Sakura e significa beleza feminina, simbolizando o amor, a felicidade, renovação e esperança. No Japão atual, o hanami pode ser simplesmente contemplar a florada das cerejeiras ou, ainda, reunir os amigos para uma espécie de piquenique sob a sombra das árvores floridas que muitas vezes acaba virando uma festa/banquete ao ar livre.
Quando as flores chegam (conforme forecast que é acompanhado diariamente no país), é hora de entrar no então hanami e curtir os festejos para apreciar as flores. O Cherry blossom não tem uma data específica para ocorrer, mas geralmente acontece entre os meses de março e abril. Este ano, o evento começou um pouco mais cedo e estará com sua floração completa entre a última semana de março e a primeira quinzena de abril na maioria das regiões (veja na imagem abaixo).
Quando chega o Cherry Blossom, um pink mood se instala por toda a nação, os varejistas mudam as lojas para o modo sakura – os supermercados ficam cheios de flores e criações com sabor de cerejeira em lojas de conveniência. Em 2021, a Sturbucks lançou o Sakura Berry Frappuccino.
Porém, todo esse espetáculo não dura muito, as flores vão caindo até desaparecer num curto período entre uma e duas semanas. Os japoneses aproveitam bem esses dias, escolhendo os lugares mais lindos para apreciar a enxurrada de árvores floridas.
Parque Ueno, Tóquio
O Parque Ueno é o lugar mais famoso do Japão para identificar as cerejeiras em pleno vigor. Mais de mil árvores se juntam em um florescimento sincronizado. É o principal parque do pinic embaixo das árvores.
Monte Yoshino, Yoshino
Parte de um parque nacional designado pela UNESCO, o Monte Yoshino é um dos cenários naturais mais impressionantes para observar as flores icônicas do Japão. Aqui, enfiada em um vale que termina na estação de Yoshino, várias rotas passam por flores rosas e brancas enquanto você sobe a montanha.
Lago Kawaguchi (Fuji Cinco Lagos), Yamanashi
Poucos lugares no Japão combinam esse cenário icônico em um lugar como as margens norte do Lago Kawaguchi. Aqui, você encontrará cerejeiras em flor, todas emoldurando vistas perfeitas do Monte Fuji. Parte da região dos Cinco Lagos, que fica na base do Monte Fuji, as margens de Kawaguchi proporcionam um ótimo local para passeios preguiçosos e românticos.
Caminho do Filósofo, Kyoto
O Caminho do Filósofo é uma avenida de dois quilômetros que percorre um pequeno canal. Um dos lugares mais icônicos para observar as cerejeiras no Japão. Geralmente o lugar fica lotado de turistas, porém, as árvores densas de flores compensam a lotação do lugar.
Jardim Nacional de Shinjuku Gyoen, Tóquio
O Jardim Nacional Shinjuku Gyoen, outro dos principais parques da cidade, é o local ideal para ver as flores de cerejeira. O parque fica bem perto da movimentada Estação de Shinjuku, em um dos bairros mais populares da cidade.
Goryokaku, Hakodate
Relativamente moderno, forte estilo ocidental pode não parecer um local lógico sakura, o forte Goryokaku é realmente um dos lugares mais espetaculares do Japão para ver este ritual anual. Opte por pegar o elevador até a Torre Goryokaku, para ter uma vista incrível da região.
Castelo de Hirosaki, Hirosaki
Telhados de pagode em camadas, canais tranqüilos e jardins podado. Um dos lugares menos turísticos para apreciar as cerejeiras. Que ficam ao lado dos antigos fossos do castelo.