Joselito “el mejor jamón del mundo” apresenta na Residência do Embaixador do Japão, em Madri, a sua coleção Premium 2014, assinada pelo escultor japonês Etsuro Sotoo.
Coincidência ou não, meu próximo post para o Spice up the Road também fala sobre gastronomia. Mas esta vez sobre um dos produtos mais conhecidos e deliciosos da dieta mediterrânea: o jamón. Um produto que é símbolo da gastronomia espanhola. Mas não vou falar aqui de qualquer jamón, porque não é o mesmo comer um jamón serrano que um ibérico. E não é o mesmo comer um jamón ibérico normal que um JOSELITO. Ferrán Adriá, que foi considerado o melhor chef do mundo, disse: “Joselito es un jamón único, perfecto. Una inspiración constante para todos los que amamos la gastronomía”. E hoje o Joselito é considerado o melhor jamón do mundo.
José Gomez é o alma mater da marca Joselito e é conhecido em alguns círculos como o Emperador del jamón ou Papá del jamón. A sua visão de negócio e de qualidade em cada uma das peças que fabrica, fez com que a sua marca estivesse presente em mais de 54 países, em mercados que vão desde Austrália a Europa e da América a Ásia. Seus produtos podem ser comprados nas melhores lojas gourmet e nos restaurantes mais reconhecidos a nível internacional. O restaurante El Bulli foi o primeiro que contou com o jamón Joselito em seu cardápio, citando a marca pelo seu savoir faire como o único no mundo do jamón.
Além dos produtos icônicos da marca, cada fim de ano acontece um novo lançamento em que todos os amantes da gastronomia (jornalistas, bloggers, restauradores, clientes) querem conhecer, a chamada Colección Premium. Na semana passada foi apresentado na Residência do Embaixador do Japão em Madri, e eu tive a oportunidade de conferir. Agradeço sempre ao meu querido amigo e Diretor de Comunicação de Joselito, Marc Oromi, por contar comigo nas apresentações de cada Colección Premium. Adoro!
Este ano o escultor japonês Etsuro Sotoo assina a coleção Joselito Premium 2014, que faz uma homenagem ao Año Dual España-Japón.
Etsuro Satoo é o escultor chefe da Sagrada Familia e foi o escolhido para criar uma caixa exclusiva que guarda dentro uma jóia que é o Jamón Joselito Vintage 2006, que passa 9 anos em processo de elaboração. Esta edição limitada possui 55 preciosos estojos e estará a venda nas lojas mais exclusivas de 55 países. Sem dúvida, uma jóia gastronômica.
O desenho da caixa foi desenvolvido a mão no Japão, mediante a técnica ancestral urushi, que é um método de gravura sobre caixa de madeira lacada. A figura do samurai Date Masamune é desenhada na parte superior do estojo e comemora a viagem a Europa que a expedição japonesa liderada pelo samurai Hasekura Tsunenaga realizou. Uma viagem feita há 4 séculos durante uma importante crise econômica e social que afetou o Japão por um tsumani na região de Tohoku. Esta viagem foi responsável pelo começo da relação entre Espanha e Japão, comemorada neste ano de 2014.
O Japão é um dos principais mercados para Joselito e onde começou a sua expansão internacional. Realmente é um projeto maravilhoso, uma coleção artística dentro do mundo gastronômico. Uma jóia especial que terá o alcance de apenas 55 pessoas em todo o mundo. Dou os parabéns a Joselito por proporcionar aos amantes do jamón experiências como esta.
Em Madri, podem encontrar Joselito nas lojas Gourmet do El Corte Ingles. Saibam que o bom jamón se come com a mão! Uhmmmm….
By Jordana Paiva