Ana Maria e Antônio estiveram neste último maio na Europa, passando por Lisboa, Istanbul, Capadócia, Atenas, Mykonos e Santorini e vão compartilhar aqui no Dica Spice Up sua experiência de viagem! Fique de olho no Spice!
Primeira Etapa – Istambul
Depois de passar dois dias em Lisboa, embarcamos para Istambul. Pegamos um vôo noturno e chegamos bem cedo pela manhã, o que não nos ajudou a fugir do movimento. O aeroporto escolhido para pegarmos todos nossos vôos , foi o Internacional de Istambul, Aeroporto Atatürk, situado na parte Ocidental, é um dos aeroportos com maior movimento de cargas e passageiros do mundo. Toda e qualquer escala neste aeroporto, deve ser planejada com no mínimo 3 horas te antecedência, pois a qualquer hora do dia, existem filas nos check-in, filas no controle dos passaportes, demora demasiada na espera de malas, etc.
Saindo do aeroporto, nossa primeira impressão é de uma cidade muito limpa, organizada, bem sinalizada e toda remodelada. Com jardins novos e bem cuidados, parques instalados na beira do Bósforo, avenidas largas e trânsito tranqüilo, até se aproximar do centro histórico da cidade, onde o caos é instalado.
Aproximando-se de Sultanahmet e Sïrkeci, bairros localizados no centro histórico e onde se encontram a grande maioria dos pontos turísticos da cidade, é muito difícil se locomover com automóveis ou ônibus. Existem muitas ruelas onde mal passam carros, muita gente caminhando nas ruas e pouca opção aos motoristas. Porém, depois de 45 minutos dentro do nosso shuttle, conseguimos chegar em nosso Hotel, o Hotellino Istambul. Muito bem localizado, dentro do bairro de Sïrkeci, apenas a três quadras de diversos pontos turísticos. O hotel é bem pequeno, com poucos quartos, o atendimento é muito bom, pessoal muito atencioso e quartos amplos e totalmente reformados, vale a pena para quem deseja ficar em uma boa localização e ter conforto.
Logo que chegamos, pegamos nossa câmera, colocamos um bom tênis e seguimos para nossa caminhada no centro histórico. Como estávamos hospedados ao lado do Palácio Topkapi, decidimos iniciar nosso passeio por lá mas, infelizmente, era segunda-feira e o Palácio não abre neste dia para visitas, pois é o dia de manutenção. Mesmo assim, subimos até a entrada do Palácio e depois passeamos por dentro do Parque Gülhane, local onde fica instalado o Palácio. Depois de cruzarmos todo o parque, entramos na rua Alemdar C, onde se pode optar também por pegar o Tramway que cruza por todos os pontos turísticos. Nesta rua, existem diversas lojas e restaurantes e muito turista subindo e descendo o dia todo, pois é a ligação direta entre o Palácio e as Mesquitas. No fim desta rua, chegamos no Parque Sultanahmet, onde se encontram de um lado a Mesquita Azul e de outro a Mesquita de Santa Sofia. São duas obras muito grandes e muito bonitas, cada uma com seu estilo próprio. Junto da Mesquita de Santa Sofia, existe uma das mais impressionantes construções de Istambul, a Cisterna da Basílica.
Saindo do Parque Sultanahmet, em direção ao Grand Bazar, pela Avenida Dyvanyolu, se encontram diversos restaurantes e casas de doces tradicionais de Istambul. Optamos por comer uma refeição tradicional da cidade no Restaurante Tarihi Sultanahmet Köftecisi onde comemos alguns petiscos deliciosos e, logo em seguida, partimos para a casa de doces localizada ao lado deste Restaurante, que se chamava Türk Edebiyat Kiraathanesi. Para quem gosta de doces, este local é uma perdição! Existem os melhores doces com nozes e pistache que já comemos. Todos eles feitos de forma quase artesanal por doceiros profissionais. Além disso, lá se pode encontrar as melhores balas de goma do mundo. Abaixo seguem algumas das obras que provamos:
Depois de muito bem alimentados, seguimos nossa caminhada em direção ao Bósforo, através da Rua Babi Ali C. Descendo toda ela, chegamos na margem do Bósforo, nos arredores da Ponte de Gálata, próximo à estação de tram Eminönü, onde existem diversos tipos de passeio em diferentes terminais marítimos. Como não tínhamos a tarde toda, optamos pelo passeio com menor tempo, de duas horas. Saindo da margem e cruzando por baixo da Ponte de Gálata, conseguimos enxergar em nossa frente claramente os dois lados de Istambul: a parte Oriental, a direita e a parte Ocidental a esquerda. No passeio é possível observar e admirar o estilo arquitetônico da cidade, com palácios, mansões, edifícios históricos, mesquitas e muitas outros tipos de construções. Passamos por diversos pontos turísticos e históricos da cidade, como o Museu Istanbul Modern, Distrito de Beyoglu , Mesquita de Ortaköy , Palácio Dolmabahce , Palácio em Ortaköy , Universidade , Ponte do Bósforo , Terminal de Ortaköy, Restaurante Reina, Arnavutköy entre outros.
Retornando ao porto de Eminönü, voltamos pelo lado asiático do Bósforo.
Mas o melhor do passeio ainda estava por vir, que era o pôr do sol. Atrás das suntuosas Mesquitas Azul e Mesquita Santa Sofia, o sol cai lentamente formando esta paisagem exuberante.
Depois do passeio pelo Bósforo, decidimos fazer uma visita ao tradicional Bazar de Especiarias, que é localizado ao lado da Mesquita Nova, em frente a Ponte de Gálata. Desembarcamos no porto e seguimos caminhando pela Avenida Kennedy C até chegarmos na Mesquita Nova. Aproveitamos para fazer uma visita interna. Logo na entrada da Mesquita se nota o quão importante é aquele momento para todos os turcos. Não se pode entrar calcando qualquer tipo de sapato, seja homem, mulher, criança ou idoso. Além disso, as mulheres não podem deixar os ombros e nem a cabeça aparecendo. É realmente impressionante a parte interna da mesquita, com azulejos de cima a baixo, vitrais enormes e muitas velas penduradas em diversos pontos. Cada pessoa tem seu lugar específico para fazer a sua reza, isso é: mulheres e homens rezam separadamente e os turistas também.
Depois de matarmos nossa curiosidade e fazermos nossa reza, seguimos para o Bazar de Especiarias, que fica bem ao lado da Mesquita Nova, na direção contrária a margem do Bósforo. Não é o Bazar mais tradicional da cidade, porém, é muito legal. Dentro dele, se encontram diversas bancas vendendo especiarias frescas de todos os tipos, tamanhos e cores. A cada banca, uma nova especiaria ou um novo tempero que jamais conhecia antes. Lugar muito bacana e interessante para os amantes da culinária, recomendamos.
A noite jantamos no restaurante Reina, ponto obrigatório para quem visita Istambul. Lugar incrível, na beira do Bósforo e ao lado da Ponte do Bósforo. É um empreendimento composto por três restaurantes de diferentes tipos de culinária. Optamos pelo mais conhecido, o Reina, próprio nome do local. Comemos uma entrada muito gostosa, um carpaccio e uma salada e burrata. Depois, pedimos um risoto de camarão e uma pizza marguerita, também pratos muito bons e bem servidos. Após o jantar, tradicionalmente, o Reina vira um boate, com DJ, pista de dança e tudo mais. Porém, pela época que fomos, maio e baixa temporada, acabamos não pegando a boate em funcionamento. Mesmo assim, recomendamos muito o lugar, muito bonito e comida muito boa.
No dia seguinte nosso destino era o Grand Bazar e optamos em ir até o mesmo através do Tramway, transporte público muito bom e de fácil utilização. O Grand Bazar é um dos maiores mercados que existe no mundo, cheio de ruelas onde facilmente podemos nos perder caminhando por elas. No local, se pode encontrar de tudo, de tudo mesmo! Desde jóias, roupas de pele, até tapetes, especiarias, mantas e imitações de roupas de grandes marcas. Não é um mercado tradicional. Lá, todos os comerciantes estão dispostos a negociar e aceitar a sua pechincha. Para terem idéia, entramos em uma loja de mantas, onde o preço inicial era de 80 liras turcas por uma manta e, acabamos fechando a negociação, por 45 liras, 4 mantas. Apesar de acharmos algumas coisas lá dentro, não nos surpreendemos com o mercado de maneira geral, esperávamos mais. Com certeza, preferimos o Bazar de Especiarias.
Saímos do Grand Bazar e fomos para a Praça de Taksim. Para chegarmos lá, tínhamos que descer na estação de Kabatas e pegar o funicular para Taksim. Chegando no local, nos deparamos com uma grande praça central, cercada de ruas e de comércio. Esta é a praça central da cidade, onde a população se encontra para protestar, celebrar ou comemorar em qualquer evento importante do pais. Nosso objetivo era conhecer a famosas rua de maior comércio de Istambul, a Avenida Istiklal. Nesta avenida se encontra comércio por todos os lados, lojas grandes e lojas tradicionais turcas e diversas opções de alimentação. Porém, para quem busca as famosas Big Brands, não é o local mais adequado. Descemos toda a avenida até chegarmos na Torre de Gálata, outro ponto turístico tradicional da cidade. Optamos em subir na torre para podermos ter uma vista de 360 graus da cidade de Istambul e, valeu a pena. Para quem preferir, a torre ainda conta com um restaurante no penúltimo andar. A vista lá de cima é muito bonita e de lá, conseguimos ter uma noção completa da cidade. Após visitarmos a Torre de Gálata, nos dirigimos para o nosso último destino do dia, a Ponte de Gálata. Assim, encerramos mais um dia em Istambul. Chegamos no hotel e chamamos nosso transfer para pegar o nosso vôo para o nosso próximo destino: Capadócia.
Em breve aqui no Spice up the Road!
By Ana Maria Lübbe e Antônio Costa Gama