Grande Mesquita de Abu Dhabi: fatos e curiosidades
Grande Mesquita Sheikh Zayed, um dos monumentos mais populares do mundo
Sheikh Zayed Grand Mosque é o nome da famosa mesquita de Abu Dhabi, uma das mais lindas e populares do mundo. Em 2017, além de receber 3.4 milhões de turistas, foi classificada como o segundo monumento favorito do mundo, segundo o TripAdvisor, superando outros importante marcos mundiais como a Basílica de São Pedro na Cidade do Vaticano e o Taj Mahal na Índia, ficando apenas atrás do Angkor Wat no Camboja. Mas afinal, o que torna essa mesquita tão especial? Veja alguns fatos e curiosidades sobre a principal atração da região e um dos lugares mais lindos dos Emirados Árabes.
O Sheik Zayed bin Sultan Al Nahyan é freqüentemente chamado de pai dos Emirados Árabes Unidos. Como o primeiro presidente do país, ele trabalhou para empurrar os Emirados Árabes Unidos para o mundo moderno, e foi pego em um fogo cruzado entre modernidade e tradição ao longo de seu reinado. Como um monumento duradouro à sua luta, ele começou a construir a Grande Mesquita em 1996. Sheikh Zayed morreu em 2004 e foi enterrado no terreno da mesquita, que levou o seu nome. Três anos depois, o edifício que custou US $ 545 milhões para ser inaugurado finalmente abriu suas portas ao público. Com capacidade para 40.000 fiéis, é uma das maiores mesquitas do mundo. No entanto, seu tamanho por si só não é sua característica mais surpreendente.
Números e fatos
Diferente do que muitos acham, a Grande Mesquita de Abu Dhabi não é a maior do mundo. Há quem diga que ela está entre as 3 maiores ou mesmo as 8 maiores do mundo. Mas, na verdade, ela não está nem na lista das 10 maiores (estas estão no Irã, Omã e Arábia Saudita, Marrocos e Indonésia), mas com certeza entre as mais maravilhosas. Sua área é de 22.412 metros quadrados, cobrindo um espaço equivalente a quase quatro campos de futebol.
Dentro do salão de orações está o maior carpete do mundo, com 35 toneladas e uma área de 60.000 pés quadrados. Com mais de 2,3 bilhões de nós, o tapete representa o grande esforço da mesquita. A sala de orações principal também possui o terceiro maior lustre do mundo, pesando 10 toneladas. Pendurado sob a cúpula central e tem um desenho geométrico marroquino, composto por milhares de cristais Swarovski da Áustria e vitrais da Itália.
Veja também:
3 Livros para inspirar suas viagens em 2019
A cool Melbourne do Australian Open
O Design
Arquitetonicamente, a Grande Mesquita Sheikh Zayed é influenciada por todos os tipos de tradições, particularmente a arquitetura islâmica mourisca e mourisca tradicional. As imponentes cúpulas brancas são de estilo marroquino, enquanto os quatro minaretes (as torres em cada canto do pátio, com imponentes 107 m de altura) são derivados da arquitetura islâmica tradicional. Uma das principais características da Grande Mesquita Sheikh Zayed é o padrão floral que decora o piso de mármore e as colunas em todo o edifício, baseadas em flores reais. Este é um toque moderno em padrões islâmicos tradicionais, que tendem a usar desenhos mais densos com flores simbólicas.
Materiais naturais foram utilizados quase inteiramente em toda a mesquita, incluindo mármore, pedra, ouro, pedras semipreciosas, cristais e cerâmicas. As colunas nas áreas externas são feitas de 20.000 painéis de mármore incrustados com pedras semipreciosas, incluindo lápis-lazúli, ágata vermelha, ametista, concha de abalone e madrepérola, que formam as flores coloridas e trepadeiras que sobem até o mármore. As colunas de dentro da sala de oração principal também são incrustadas com madrepérola. Quanto ao resto, cerca de 30 tipos diferentes de mármore foram usados em toda a Grande Mesquita Sheikh Zayed e incluem Sivec da Grécia e Macedônia usado no revestimento externo, Lasa da Itália usado nas elevações internas, Makrana da Índia usado no anexos e escritórios, Aqua Bianca e Bianca da Itália e East White e Ming Green da China. O resultado: um grande espetáculo!
Viste a Mesquita!
A Mesquita conta com entrada gratuita e abre diariamente entre as 9h00 e as 22h00 (última entrada às 21h30), exceto nas manhãs de sexta-feira (dia santo do Islã), quando abre entre as 16h30 às 10 da noite. Regras de vestuário são bem restritas para entrada na mesquita. As mulheres devem cobrir as pernas, braços e cabeças e não podem usar nada transparente. Os homens devem usar calças compridas. Mas, fique tranquilo caso não chegue preparado! A mesquita fornece abayas tradicionais antes da entrada, o que evita a tentativa de encontrar uma roupa inadequada na Mesquita.
A mesquita recebe milhares de visitas por dia. Para fugir das longas filas, a sugestão é chegar na primeira hora da manhã ou no final da tarde. Além de fugir de escapar das filas, você ganha “espaço” para tirar fotos lindas sem nenhum grupo de turismo ao fundo.