Existem mais de 1.000 locais na prestigiada lista de locais considerados Patrimônio Mundial da UNESCO, uma lista de lugares considerados de grande valor para a humanidade, seja por razões culturais ou naturais. Nós separamos alguns dos lugares mais lindos na lista do UNESCO World Heritage.
Para serem incluídos na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), os locais devem ter um valor universal excepcional e atender a pelo menos um dos dez critérios de seleção, divididos em cultural, natural ou misto. O cultural é composto por monumentos e grupos de edifícios ou sítios que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. Natural vale para formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais, habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que tenham valor científico, de conservação ou estético. O objetivo de designar um patrimônio mundial é garantir a preservação, proteção e defesa de um bem global.
Veja alguns dos mais incríveis aqui!
Angkor Wat, Camboja
O Parque Arqueológico de Angkor compreende 12 templos principais e dezenas de estruturas menores, mas o maior e mais importante templo, o Angkor Wat do século XII, é o mais famoso, devido à sua arte e tamanho imenso: uma área de quase 99.000 acres, incluindo florestas .
Data de inscrição: 1992
Obras de Antoni Gaudí, Espanha
Antoni Gaudí pode não ter nascido em Barcelona (ele era de Reus, a cerca de uma hora e meia), mas seus edifícios colocam a cidade no mapa: as torres sobrenaturais de La Sagrada Familia, os mosaicos espalhados por cores do Parque Güell e os florais impressionistas da Casa Batlló.
Data de inscrição: 1984
Bagan, Myanmar
Um dos locais sagrados mais reconhecidos do mundo, Bagan apresenta uma variedade excepcional de arte e arquitetura budista, incluindo templos, mosteiros, afrescos e esculturas. O Shwesandaw Pagoda é um dos mais famosos dos mais de 2.000 templos e santuários antigos que restam. Um lugar lindo para apreciar a vista do pôr do sol.
Data da inscrição: 2019
Budapest (Banks of the Danube), Hungria
O trecho central de Budapeste ilustra grandes períodos da história húngara através de uma arquitetura impressionante, incluindo obras-primas como o Parlamento, Opera House, a Academia Húngara de Ciências e o Market Hall.
Data de inscrição: 1987
Canadian Rocky Mountain Parks, Canadá
Os Canadian Rocky Mountain Parks conta com os parques nacionais de Banff, Jasper, Kootenay e Yoho, que enfatizam a beleza cênica do país e a importância ecológica. As 8.877 milhas quadradas da região estão repletas de picos de montanhas, geleiras, lagos, cachoeiras e cavernas de calcário.
Data de inscrição: 1984
Cidade velha de Dubrovnik, Croácia
Se você o conhece como Porto Real ou simplesmente uma das cidades mais bonitas do mundo, não há como negar o apelo de Dubrovnik. Sugerimos que suba nas muralhas circundantes para apreciar a cidade – elas se estendem completamente pela Cidade Velha e você pode percorrer todo o comprimento de 2 km.
Data de inscrição: 1979
Pyramids of Giza, Egito
Há uma razão para os turistas invadirem o complexo da pirâmide de Gizé no Egito: a Grande Pirâmide é classificada como uma das Sete Maravilhas do Mundo e remonta a 4.500 anos. Os monumentos icônicos fazem parte dos campos das pirâmides de Memphis (a primeira capital do Egito Antigo), que a UNESCO reconhece por seu significado político e arquitetônico.
Data de inscrição: 1979
Grande Barreira de Corais, Austrália
Embora a Grande Barreira de Corais possa ser vista do espaço, o melhor ponto de vista pertence aos ávidos mergulhadores e mergulhadores que a visitam a cada ano. Um dos lugares mais lindos que existem e a maior coisa viva da Terra.
Data de inscrição: 1981
Veja também:
O mundo de conto de fadas de Praga
23 destinos para viajar em 2020
Ha Long Bay, Vietnã
A Baía de Ha Long, localizada no nordeste do Vietnã, é amada por suas águas azuis e pela extensão de ilhas de calcário, todas ocupadas por árvores tropicais e animais selvagens. Embarque em um barco para experimentar a beleza – e mitos e histórias associados – da bacia de esmeralda.
Data de inscrição: 1994
Áreas históricas de Istambul, Turquia
A UNESCO elogia Istambul por seu “horizonte incomparável”, formado pelo gênio dos arquitetos bizantinos e otomanos nos últimos 2.000 anos. Um lugar com lindas cúpulas maciças, mosaicos coloridos, minaretes e caligrafia islâmica em locais como a Mesquita Azul e Hagia Sophia.
Data de inscrição: 1985
Jaipur, Índia
A capital do Rajasthan, também chamada de Pink City, não é o tipo de lugar para esconder suas cores verdadeiras. Sawai Ram Singh II ordenou que os edifícios fossem pintados de uma cor rosa alaranjado em 1876 para uma visita real do príncipe Albert e da rainha Victoria; muitos edifícios na cidade velha da cidade permanecem pintados dessa cor até hoje.
Data da inscrição: 2019
Machu Picchu, Peru
Embora as intrincadas ruínas de pedra de Machu Picchu sejam obra dos governantes incas do século XV, não da Mãe Natureza, é o cenário natural do site que o torna tão atraente. A antiga Maravilha do Mundo se beneficia do famoso cenário de Huayna Picchu, de superfícies verdes luxuriantes e de uma barreira de picos andinos.
Data de inscrição: 1983
Meteora, Grécia
Como se os mosteiros ainda em pé do século 15 não fossem impressionantes o suficiente, os edifícios de Meteora são famosos e ficam em picos de arenito quase inacessíveis na Grécia central. Os corajosos viajantes podem visitar o Mosteiro da Santíssima Trindade – um dos seis mosteiros que ainda estão de pé – através de uma escada de 140 degraus cortada na encosta do penhasco.
Data de inscrição: 1988
Mont Saint-Michel, França
Elevando-se de vastos bancos de areia e marés poderosas, a ilha rochosa de Mont Saint-Michel dá uma aparência sobrenatural em sua posição ao largo da costa noroeste da França, na Normandia. Uma pequena vila medieval, completa com ruas sinuosas e pequenas casas, fica na ilha, mas a jóia da coroa é sem dúvida a Abadia do Mont Saint-Michel, construída em 708 d.C.
Data de inscrição: 1979
Monte Fuji, Japão
Monte Fuji é certamente um dos lugares mais bonitos do Japão. Se você a vê emoldurada com flores de cerejeira na primavera ou coberta de neve e névoa no inverno, a montanha de 12.388 pés deixará absolutamente uma bela impressão.
Data de inscrição: 2013
Petra, Jordânia
Essa fachada insondável de 147 pés de altura, na encosta da montanha da Jordânia, é ainda mais notável quando você descobre que ela remonta ao primeiro século a.C. O local é um dos maiores e mais ricos sítios arqueológicos do mundo, situado em uma paisagem dominante de arenito vermelho.
Data de inscrição: 1985
Praça Vermelha de Moscou, Rússia
Além de estar ligada aos eventos históricos e políticos mais importantes da Rússia desde o século 13, a Praça Vermelha de Moscou apresenta uma impressionante variedade de arquitetura ortodoxa russa. Casos em questão: as cúpulas em cores doces da Basílica de São Basílio, a fachada de tijolos vermelhos do Museu Histórico do Estado e as torres imponentes do Kremlin.
Data de inscrição: 1990
Samarkand, Uzbequistão
Fundada no século VII aC, a cidade histórica de Samarkand apresenta monumentos como a Mesquita Registan, a Mesquita Bibi-Khanum e o Observatório Ulugh-Beg – todos mostrando os mosaicos detalhados e a caligrafia árabe que definiram a arquitetura islâmica.
Data de inscrição: 2001
Tongariro National Park, Nova Zelândia
O Parque Nacional de Tongariro, na Ilha Norte da Nova Zelândia, ganhou duas designações de Patrimônio Mundial da UNESCO (geológico e ecológico) e também é o parque nacional mais antigo do país. Dentro do parque, fica o Tongariro Alpine Crossing, uma rota de 20 km que leva você até os Lagos Esmeralda do Monte.
Data de inscrição: 1990
Yosemite National Park, Estados Unidos
Este parque nacional amplamente visitado nas montanhas da Sierra Nevada na Califórnia contém prados alpinos, cinco das cachoeiras mais altas do mundo, sequóias gigantes e o espetacular vale de Yosemite, com 800 metros de profundidade.
Data de inscrição: 1984