Com autoconhecimento e espiritualidade em voga, bomba pelo mundo um tipo de turismo no qual o que se busca é uma experiência “transformadora” e uma oportunidade de sossegar a cabeça, o corpo e a alma. Uma sugestão é por meio de meditações, rituais, yoga, palestras, massagens, caminhadas, tratamentos de spa, retiros, templos e hotéis. Visando relaxar, essa é uma bela forma de olhar para dentro de si e abordar questões da vida moderna. E o melhor, são experiências que podem ser vividas em destinos lindos, onde o contato com a natureza em praias, montanhas e florestas faz parte da proposta. Separaramos alguns destinos de experiências para quem busca instrospecção, renovação e claro, se desconectar.
COMO Shambhala Estate
O COMO Shambhala Estate está localizado perto de Ubud, Bali – um verdadeiro ‘retiro para a mudança’ com especialistas residentes, incluindo um professor de ioga, médico ayurvédico e nutricionista. Os programas holísticos têm diferentes propósitos, rejuvenecimento, limpeza, controle de estresse – e combinam atividades na água, yoga, escalada, tai chi chuan, aula de culinária e palestras sobre atingir a fecilidade na vida moderna. No COMO o conforto e o luxo, são detalhes importente, dorme-se em villas chiquérrimas com piscinas privativas.
Santiago de Compostela
Localizada na região da Galícia, ao norte da Espanha e que faz fronteira com Portugal, Santiago é uma cidade muito famosa, sendo uma das cidades mais visitadas da Espanha. Ao percorrer o Caminho de Santiago o viajante tem contato com diversas histórias religiosas, conhece pessoas de diferentes culturas, passa por lugares históricos que nem sequer pensou que existia, absorve energia positiva do ambiente externo, e acima de tudo, caminha para a transformação e espiritualização do seu interior.
O Caminho Francês de Santiago passa por cidades grandes, como Pamplona, Burgos e León, e algumas pessoas tiram um dia livre para descansar e conhecê-las melhor. Na maior parte do tempo você vai passando por vilarejos, fazendas, plantações de uva, e até se surpreende com toda a riqueza arquitetônica desses lugares. Às vezes você está literalmente no meio do nada, o que é bacana porque, sem muito o que visitar, você acaba estreitando os laços de amizade com os demais peregrinos.
Spirit Rock
No mais vanguardista estado americano a cultura da yoga e da meditação vem se estabelecendo desde os anos 1950 – discipando “autoconsciência” e “plenitude mental”. O Spirit Rock, disposto numa área 40. 000 metros quadrados de bosques de carvalhos a uma hora de San Francisco, tem um calendário de retiros de meditação e yoga voltados a públicos distintos, alguns silenciosos e outros não. Conta com acomodações simples, porém confortáveis.
Shreyas Retreat
Em Banglalore, Índia, o Shreyas Retreat é pra quem quer cair de cabeça na prática de yoga (dos tipos hatha e ashtanga). Com um menu de refeições personalizado pensado após uma consulta com os médicos ayurvédicos da casa – as áreas comuns incluem piscina de borda infinita, jacuzzi, biblioteca, spa, anfiteatro e pista de cooper. O pacote de 3 noites com refeições e atividades sai a partir de US$ 1070.
O país referência em meditação e yoga há mais de 5 000 anos tornou-se o eixo desse tipo de turismo. Basta pisar nos ashrams, os centros de retiros espirituais. Eles alcançaram as cabeças ocidentais em 1968, quando os Beatles chegaram a Rishikesh, aos pés do Himalaia. Depois disso, essa e outras cidades ganharam dezenas de ashrams e outros visitantes ilustres. Alguns seguem disciplinas rígidas, outros tem programas mais livres. E também há retiros e hotéis com proposta similar para quem quer menos filosofia e mais conforto.
Vida Pura
Retiro ecológico na cidade de Odeceixe, a primeira da costa do Algarve, em Portugal. Onde a cultura rural autêntica encontra as praias selvagens, o Vida Pura propõe programas e workshops de saúde e bem-estar numa fazenda baseada em princípios biodinâmicos. As aulas de yoga acontecem no deck ao ar livre do espaço e as sessões de surf nas pranchas de SUP, no mar virgem do Parque Nacional da Costa Vicentina. O mais comum é o retiro de 3 noites, que começa todo dia com um chazinho, aula de yin, hatha ou vinyasa yoga seguida de aula de surf. De tarde a programação varia entre passeio de bike, trekkings pela região e manutenção dos animais da fazenda. A comida é toda orgânica e vegetariana.
Kamalaya
Apesar do ritmo frenético da capital Bangkok, tudo corrobora para o clima zen na maior nação budista do mundo, templos suntuosos verdes e dourados ocupam quarteirões inteiros e oferecem retiros espirituais de meditação, monges cantam em uníssono no fim da tarde e têm lugares reservados nos transportes públicos, spas oferecem a tradicional massagem tailandesa a preço de banana, a população é gentil e pacífica. Com alguns graus de sofisticação a mais, o Kamalaya, na ilha de Koh Samui, fica aos pés de uma praia privativa. O pacote de yoga de três noites com três refeições por dia, tratamentos de spa, uso do centro fitness e transfer para o aeroporto custam a partir de US$ 1600. As acomodações elegantes começam com 35 m² e vão até villas com dois quartos.
Centro de Yoga Montanha Encantada
Em um belo espaço, em Garopaba, Santa Catarina, com aproximadamente 40 hectares de Mata Atlântica. Um templo, salas de relaxamento, piscinas naturais e chalés que acomodam de uma até três pessoas. Os retiros incluem três refeições ovo-lacto vegetarianas por dia. Pra participar é preciso checar o calendário no site pra ver os temas dos retiros, tem desde formações de yoga e meditação para professores até outros como “yoga e surf” e “yoga pra equilibrar as emoções”.