10 curiosidades fascinantes sobre a Rússia que talvez você desconheça

O maior país do mundo chama atenção por sua variedade de clima, fuso horário e paisagens estonteantes

A final da Copa do Mundo está se aproximando e o Brasil continua na disputa para o tão sonhado hexa. E todos os holofotes estão direcionados à anfitrião Rússia. Por isso, separamos 10 curiosidades que talvez você ainda não soubesse sobre o maior país do mundo que chama atenção por sua variedade de clima, fuso horário e paisagens estonteantes.

#1 Moeda em braile

A moeda Russa, chamada Rublo, possui marcações em braile. A cédula possibilita que deficientes visuais possuam maior autonomia ao utilizá-la, uma preocupação imprescindível para fortalecer a inclusão.

#2 Rede Social Russa

O VKontakte é considerado a maior rede social do país, ultrapassando o Facebook e o Twitter em número de usuários ativos. A plataforma criada pelo mesmo programador do Telegram, possui recursos para criar e participar de comunidades. Muitos brasileiros, também apaixonados pelo formato de Orkut, possuem perfis pessoais na rede social.

Chris Ratcliffe/Bloomberg via Getty Images

 

#3 Catlovers

Os Russos têm um carinho enorme por felinos, principalmente em São Petersburgo. No museu Hermitage, considerado um dos maiores do mundo, os bichanos são “contratados” para proteger as obras de arte de roedores. De acordo com a história local, em 1745 a imperatriz Elizabeth decretou que o lugar deveria abrigar os gatinhos.

Legion Media

 

#4 Maior ferrovia do mundo

A Rota Transiberiana é a maior ferrovia do planeta e possui em torno de 10 mil quilômetros de extensão.  A viagem inicia em Moscou, passando por oito fusos diferentes, e finaliza na maior cidade portuária do país, Vladivostok. O trajeto possui paisagens cinematográficas com montanhas cobertas de neve.

#5 Natal em janeiro

Em média 40% dos Russos seguem as tradições do cristianismo ortodoxo no país. E de acordo com o calendário juliano o Natal é celebrado somente no dia 7 de janeiro.

Foto: Luiz Felipe Castro

 

#6  A Rússia é maior que Plutão

A Rússia possui uma extensão territorial gigantesca, cobrindo em torno de 11 fusos horários diferentes e medindo cerca de 17 milhões de quilômetros quadrados, ultrapassando até mesmo as medidas de Plutão. O país abriga 10% das terras cultiváveis do mundo.

#7 Feriado de Ano-Novo

A comemoração mais esperada pelos Russos é a chegada do Ano-Novo. Por lá, as comemorações se estendem em um feriado prolongado, que não é descontado do período de férias anuais.  Durante o período, as casas são decoradas com velas, pisca-pisca e árvores de Natal.

#8 Moscou, maior cidade da Europa

A capital da Rússia é a maior cidade da Europa, possuindo em torno de 13 milhões de habitantes. A cidade ainda abriga o sistema de metrô mais movimentado da Europa, transportando em média, mais de 6 milhões de pessoas por dia.

Flickr/Andos_pics

 

#9 Praça Vermelha não é comunista

O nome da famosa Praça Vermelha, situada em Moscou, não possui relação com a tradicional cor associada ao comunismo. Seu significado deriva da palavra krasnaya, que traduzida para o português significa “bonito”.

#10 Templo de todas religiões

A Rússia, país que reúne mais de 100 nacionalidades em seu território, possui um templo dedicado a todas as religiões. O local é apenas um espaço cultural, onde residia o artista local e filantropo Ildar Khanov.  Hoje o espaço é visitado por turistas e por pessoas que procuram o toque de cura de Khanov.

Leave a Response

EN PT