Além da vibe natural da Bahia, Caraíva tem a sua própria. Lá não tem hora pra nada, o legal é simplesmente deixar a vida te levar. Caraíva é um vilarejo rústico, pé na areia, que até 2007 não tinha luz elétrica. Quando a luz chegou por lá, os moradores exigiram que fosse feito por baixo da terra, para que não perdessem o que Caraíva tem de melhor: um “quê” de cidade do interior, a rusticidade e esse climinha a luz de velas que dá o charme ao vilarejo. Caraíva é nosso Travel Crush do mês!
Chegar em Caraíva, não é uma tarefa tão simples. O aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro, que fica a uma distância de 2:30/3h do vilarejo. Está localizada numa ponta, banhada de um lado pelo rio e do outro pelo mar, que se encontram na Barra de Caraíva. Nessa ponta de areia do encontro você vê várias cadeiras e cabanas simples de palha e madeira que servem bebidas e petiscos para passar o dia. É bem turístico, mas é ali um dos mais bonitos pores do sol de Caraíva. Um lugar bem novo que abriu na barra é o Comune Caraíva, perfeito para um almoço ou para aproveitar uns drinks. Mas, não deixe de ir no clássico Boteco do Pará, para provar os tradicionais pastéis – tem que chegar cedo porque sempre lota. Se quiser se refrescar, faça uma pausa e desça para um banho de rio, o bar possui uma escada com acesso direto.
O restante da faixa de areia, que dá na Ponta da Barra, é chamado de Praia de Caraíva. O mar muda de acordo com a maré. É uma praia extensa, que margeia todo o centrinho de Caraíva. Pra quem está de frente pro mar, a esquerda fica a ponta da Barra, e à direita, à uns 10km, fica a Ponta do Corumbau. O point na praia de Caraíva é na frente do Bar da Praia ou no Coco Brasil (que também é pousada), servem drinks e aperitivos a beira-mar.

Para se hospedar, existem diversas opções, pousadas e casas para alugar, vai depender da sua preferência e disponibilidade. Uma das pousadas mais charmosas de Caraíva é a Villa Fulô, com muito conforto, poucos quartos, bem exclusiva e com ótima localização. Uma outra opção muito recomendada é a Pousada San Antonio, apenas 150m de distância da Praia de Caraíva, com lindos chalés. Para quem prefere toda estrutura de uma casa, a Ecovila Nativa é a melhor opção, quem vai com crianças, a Vila do Mar recebe muito bem, perto da praia, piscina e conta com um restaurante próprio.

Não deixe de ir até a praia do Satu, um dos principais passeios para quem está em Caraíva, fica a 3 km da vila, para chegar lá, basta pegar uma canoa na Praia da Barra e atravessar para o outro lado e seguir caminhando pela margem, sentido Trancoso. Fique atento a maré, fica mais fácil chegar quando a maré está baixa. Chegando lá, o Satu Beach Club tem uma ótima estrutura para passar o dia. Durante a caminhada será possível curtir outras praias no caminho, como a Praia do Lontra (ainda com mar escuro) e a Praia do Camarão (anterior à Praia do Satu e também com piscinas naturais). Outro passeio interessante para quem tem uns dias a mais em Caraíva é ir até a Praia do Espelho.

Um must see de Caraíva é o Beco da Lua. Com diversas opções de restaurantes, é uma ótima opção para curtir a noite pela música ao vivo que rola depois que escurece – não deixe de pedir um drink na Drinkeria. Vale a pena ir de dia também para contemplar o colorido das casinhas e garantir uma foto. Para o almoço, o Aroeira Bistrô, serve uma comida caseira deliciosa.

Apesar de não ser tão fácil chegar insumos em Caraíva, a quantidade de restaurantes bons é surpreendente, para todos os gostos e bolsos. Um dos mais clássicos da vila é o Jacarandá da Bahia – não existe ir para Caraíva e não conhecer o Jacarandá. Prove o ravioli de banana da terra com camarão. O Koa Pier Bar também é bem tradicional, famoso por ter os melhores peixes de Caraíva, peça sempre o peixe fresco do dia. Outro imperdível de Caraíva é o Mangue Sereno (também é uma pousada) e a proprietária que é a chef só abre o restaurante no verão, reserve antes!
Mas, a melhor sobremesa de Caraíva, ou para se refrescar ao longo do dia, certamente é um gelato na Mango – pode confiar em qualquer sabor. Um bar novo que abriu na vila, mas que já é um sucesso é o Boblônia, pedida perfeita para terminar a noite. O queridinho do lugar é o Gin do Bob. Tem sushi novo na vila também e está sendo bem recomendado, Buri Caraíva.

Caraíva tem várias lojinhas legais para garantir uma lembrança da viagem ou algum presente. A Vida Lira é um charme só, fica dentro da pousada Cores do Mar, desde o clássico chapéu de palha, a vestidos e biquínis, mas o must have da marca é a camiseta escrito Caraíva.

Importante saber
Como já falamos, não é fácil chegar em Caraíva, do aeroporto de Porto Seguro, demora em torno de 2:30/3h até a vila e não indicamos alugar um carro até lá, porque tudo é feito a pé. Contratar um transfer é o mais indicado. Caso a intensão seja ir parando no caminho para conhecer a região, a opção do carro se torna a melhor. Para fazer a travessia do rio para Caraíva, barquinhos ficam a disposição.
No sul da Bahia, onde fica Caraíva, o inverno é a estação mais chuvosa. Por isso, Maio, Junho e Julho são os meses menos movimentados na região, sendo que em Julho alguns restaurantes e pousadas entram em férias coletivas. O período entre a primavera e o verão sem dúvida é a melhor época para ir a Caraíva.