Apesar da fama de destino romântico, Paris também é ideal para ser visitada na companhia dos filhos. Cheia de parques, atrações culturais e belos restaurantes, a cidade reserva um roteiro todo especial, com experiências inesquecíveis para aqueles que estão aprendendo os prazeres de viajar. Separamos top 9 to do em Paris com crianças. Confira abaixo:
1. Passeio de barco pelo Rio Sena
“Depois de horas de viagem, esse é o programa ideal para começar o roteiro com tranquilidade. Além disso, navegar de barco pelo Rio Sena é perfeito para ter um primeiro contato com a cidade. São várias as empresas que fazem tais passeios. Entre elas, indico a Bateaux Mouche, a Bateaux Parisiens ou a Vedettes du Pont Neuf. Todos passam na frente da Torre Eiffel.”
2. Cité des Sciences et de l’Industrie no Parc de la Villette
O enorme museu de ciência e tecnologia fica no Parc de la Villette. Por lá, praticamente tudo é interativo – ou seja, crianças e adultos aprendem se divertindo. A Cité também conta com um planetário, um submarino de verdade e um imenso cinema 3D (Géode). No mesmo prédio existe um espaço imperdível chamado Cité des Enfants, com jogos interativos para trabalhar os sentidos, a coordenação motora, os elementos da terra, o corpo humano, e mais. São dois espaços, com sessões que duram 1h30: um para crianças entre 2 e 5 anos e outro para os maiores, de 5 a 12. Aproveite e vá também, ainda no Parc de la Villete, no Les Vents et Les Dunes, um parquinho gratuito bastante original.
3. Château de Vincennes et Parc Floral
Esta é a única residência real da Idade Média que ainda existe nos dias de hoje. O bacana deste castelo é que, ao contrário do Palácio de Versailles, ele tem torre, ponte levadiça e fosso, assim como nos desenhos animados. As crianças amam! Apesar de ficar fora de Paris, é fácil chegar de metrô. Se o dia estiver agradável, não deixe de conhecer o lindíssimo Parc Floral, logo atrás do castelo. Os pequenos encontrarão vários playgrounds bem diferentes.
4. Jardin d’Acclimatation
Passeio ideal para os dias de sol e de temperatura agradável, o parque dentro do Bois de Boulogne é o preferido dos pequenos parisienses. Não é difícil entender o porquê: aves, animais da fazenda, ursos, pula-pula, teatro de fantoches, passeio de barco num riozinho e um pequeno parque de diversões são algumas atrações.
5. Museu do Louvre e Jardin des Tuileries
Além da famosa Monalisa e das lindíssimas esculturas greco-romanas, não deixe de levar as crianças para ver a exposição das múmias. Como o Louvre é imenso, vale esquematizar a visita com antecedência, selecionando o que a família deseja ver. Na frente do museu fica o Jardin des Tuileries, um lugar delicioso para passear com os pequenos. Na lateral direita do parque, indo em direção à Place de la Concorde, há vários brinquedos, como carrossel e pula-pula. Os pequenos vão gostar de observar os patinhos na fonte principal. Há cafeteria e sorveteria dentro do parque.
6. Palácio de Versailles
Tanto os pequenos quanto os adultos vão adorar conhecer de perto o castelo onde viviam reis e rainhas de verdade, com seus belos móveis, quadros e lustres. As crianças vão se apaixonar pelo Domínio da Maria-Antonieta, um minivilarejo com fazenda que a monarca mandou construir para curtir uma vida simples em família longe da tumultuada corte real.
7. Disney Paris e Parc Asterix
Para a grande maioria das famílias com crianças, é impossível fazer uma viagem a Paris sem incluir a Disney, não é mesmo? O Parc Asterix é mais interessante para os maiores e é perfeito nos dias quentes de verão, pois tem muitas atrações aquáticas.
8. Jardin du Luxemburg
Situado entre o boulevard Saint Michel, a rua Vaugirard e a rua Notre Dame des Champs, o Luxemburgo representa 22 hectares de canteiros floridos, árvores, lagos, espaços lúdicos para as crianças, praça de esportes para adultos.
9. Jardin des Plantes
Criado em 1635 como jardim medicinal para Luís XIII, o Jardin des Plantes serviu como local de pesquisa para botânicos, médicos e farmacêuticos ao longo de diferentes épocas. Com o final da Revolução Francesa, o Jardin des Plantes se transformou no jardim botânico, e em 1793 foi instalado nas imediações o Museu de História Natural. Uma ótima atração para as crianças conhecerem inúmeras espécies de plantas e se divertivem com os fosséis enormes de dinossauros.