As regras de etiqueta ao redor do mundo
Tudo que você precisa saber antes de visitar alguém em outro país
Se durante uma das suas últimas aventuras mundo afora você fez amizades que pretende visitar algum dia, ou se você está se preparando para uma viagem de negócios, é bom ficar atento às regras de etiqueta do país que você for visitar. Por isso, a Conde Nast Traveler conversou com dois especialistas para ajudar estrangeiros a sobreviverem às regras de conduta do país que visitam: Myka Meier, do Beaumont Etiquette, e William Hanson, coach de etiqueta. Eis as principais orientações deles à CN Traveler!
Leia também: Como cumprimentar ao redor do mundo
No Japão, tire os sapatos
Quando for visitar alguém em casa, sempre tire os sapatos antes de entrar. No Japão, não tirar os sapatos é um sinal de desrespeito, já que você estaria trazendo sujeira para dentro de casa. Além disso, é comum que as pessoas façam suas refeições próximas ao chão, sentando-se em cima de tatames. Ou seja: trata-se, também, de uma questão de higiene.
Se você for convidado à casa de alguém, lembre-se também de levar um presente – uma garrafa de Saquê, por exemplo, já será muito bem-vinda. Além disso, é comum se curvar ao cumprimentar alguém, sendo que o mais jovem sempre deve se curvar primeiro.
O que esperar de um jantar fora na China
Na China, os anfitriões geralmente não recebem seus hóspedes em casa, mas os levam para jantar. Não estranhe se você não puder escolher o que vai comer: lá, o anfitrião é que escolhe o cardápio para a ocasião.
Viajando à negócios? Então anota aí: antes da reunião, trocam-se os cartões de visita – sempre com as duas mãos, tanto ao oferecer quanto ao receber – e em sequência se apertam as mãos.
Aprenda a multitask com os italianos
Na Itália, não é incomum que os locais aceitem telefonemas ou visitas inesperadas durante um compromisso social. O “multitasking”, de acordo com a Conde Nast Traveler, é completamente aceitável durante reuniões.
Também não estranhe se, depois do jantar, houver mais companhia: é comum que o anfitrião convide mais pessoas a se juntarem para um drink ou para a sobremesa.
Hospitalidade fora de série na Índia
Nos templos, durante cerimônias religiosas e nos lares mais tradicionais da Índia, você pode ser ungido com uma marca facial chamada tilaka, como parte de suas boas-vindas. Alguns hotéis ainda podem oferecer para lavar os pés dos hóspedes na recepção e, ainda, presenteia-os com guirlandas perfumadas na saída.
Se for jantar na casa de alguém, não se sinta desconfortável em repetir o prato! Apenas não se esqueça de presentear o anfitrião com um pequeno agrado – como uma bebida – e espere os mais velhos se sentarem à mesa antes de se acomodar.
Seja pontual na Suíça
Já na Suíça, a ocasião pode pedir um pouco mais de formalidade. Para começar: não se atrase e não chegue de mãos vazias! Ao chegar, tire os sapatos e posicione eles alinhados contra a parede. Cumprimente os anfitriões com um aperto de mão firme, olhando nos olhos. E não se preocupe: para aliviar a tensão, você provavelmente será recepcionado com um delicioso prato típico, especialmente se estiver visitando durante o inverno: fondue de queijo!
Ah! E não se esqueça de agradecer pelo jantar!
Na Alemanha, cuidado com o dress code
Assim como na Suíça, você não vai querer se atrasar para o seu compromisso. E não vá com roupas muito casuais: na Alemanha, os locais costumam se vestir bem mesmo quando vão receber amigos para uma ocasião mais íntima e reservada.
Durante o jantar, mantenha as mãos na mesa e evite acomodar elas no seu colo. E não se esqueça de manter o contato visual durante o brinde!
Desapegue-se da pontualidade na Argentina
Já na Argentina, você pode ficar mais à vontade em relação ao horário: pequenos atrasos são absolutamente comuns e aceitáveis. Assim como no Brasil, não espere um jantar rápido – a ocasião pode se estender um pouco além do horário.
Só não estranhe a proximidade dos hermanos: é comum que eles se aproximem um pouco mais para falar.
Cuidado com as palavras no Reino Unido
Nos países do Reino Unido, tome um pouco de cuidado com os assuntos que você vai abordar. Não questione sobre o estado de saúde de alguém e fique longe do território “dinheiro”. Também evite a expressão “How are you?” e prefira “How do you do?” para pessoas que não muito próximas a você.