Se você ainda não fez um cruzeiro, certamente já pensou em fazer. E muita gente tem dúvida sobre esse tipo de viagem, que é um tanto inusitada. Com o objetivo de esclarecer algumas dúvidas e ajudar você a escolher o destino certo, o site da Cruise Critic divulgou uma lista com 07 locais ideias para fazer um cruzeiro pela primeira vez. A seleção foi criada levando em conta a duração, a facilidade de acesso e a receptividade dos turistas. Confira abaixo:
Bahamas
Por que ir: é um dos cruzeiros de mais fácil acesso. Localizadas a apenas 50 milhas da costa da Flórida, as ilhas são visitadas durante todo o ano por quase todas as grandes linhas de cruzeiro – incluindo Carnival, Royal Caribbean e Disney. Para quem quer curtir sem muito compromisso, a opção ideal são itinerários mais curtos, com variação entre duas e cinco noites. Visitas mais longas (geralmente entre sete e oito noites) geralmente incluem visitas a Nassau ou Freeport, Key West ou a alguma ilha privada.
Destaques: Nassau Atlantic Paradise Resort e a linha exclusiva de praias privadas, com ótimas opções para esportes aquáticos.
Caribe oriental
Por que ir: abrange portos como San Juan e St. Maarten , bem como Ilhas Virgens Britânicas. O Caribe Oriental oferece uma variedade de praias premiadas e aldeias coloridas e amigáveis. Também tem ótimas opções para jantar e fazer compras. Cruzeiros são oferecidos a partir de pontos de origem convenientes como Miami, Fort Lauderdale, Nova York e Nova Orleans pela maioria das grandes linhas. Os novatos podem preferir cruzeiros de uma semana, ao invés dos mais longos.
Destaques: Old San Juan (Porto Rico); The Baths (Virgin Gorda); St. Thomas – onde você pode passear pelas várias opções de duty free, aproveitar o sol na baía de Magens ou se aventurar em um mergulho em St. Johns.
Caribe ocidental
Por que ir: os cruzeiros para a parte ocidental do Caribe são mais tradicionais e mais baratos que viajar para a costa oeste. E são uma ótima maneira para os turistas testarem as águas cristalinas. O itinerário popular inclui excursões para aventuras imperdíveis e praias de todos os tipos. Mergulhe em uma caverna em Belize ou escale até as cachoeiras perto da baía de Montego. Se quiser relaxar, vá até a praia de Smith Cove (Grand Cayman) ou aproveite os ceviches e cervejas da Playa del Carman.
Destaques: Stingray City (Grand Cayman); ruínas maias do México (que podem ser acessadas a partir dos portos de Cozumel); Costa Maya e Progreso.
Alasca
Por que ir: o 49º estado dos Estados Unidos convence muitos viajantes a o escolherem como destino do primeiro cruzeiro. Reverenciado pelo cenário de outro mundo e com abundância de vida selvagem, o Alasca deixa que você mesmo escolha o próprio nível de aventura. Grandes cruzeiros fornecem uma experiência de navegação espetacular, que normalmente inclui uma visita a uma das geleiras mais populares e passeios em trenós puxados por cães. Os navios menores chegam em portos onde os grandes não conseguem acessar e oferecem passeios mais imersivos.
Destaques: baía Glacier; White Pass & Yukon Route Railroad; Juneau (onde você pode andar de caiaque, canoa ou caminhar para ver mais de perto a geleira Mendenhall.
Mediterrâneo Oriental
Por que ir: se você quiser explorar a Europa para a primeira vez – e precisa de uma mãozinha – um cruzeiro é uma ótima opção para experimentar os principais destinos turísticos da região. De Barcelona a Florença e Roma, o Mediterrâneo Oriental está cheio de cidades que recebem os turistas de braços abertos.
Destaques: Las Ramblas (Barcelona); sítios arqueológicos de Roma; região dos vinhos franceses e viagens de um dia para a região de Cinque Terre e Capri (Itália).
Riviera Mexicana
Por que ir: moradores da costa oeste dos Estados Unidos estão a poucos passos da Riviera. Se você mora na Califórnia, pode até ir dirigindo até um dos pontos de partida dos cruzeiros: Los Angeles, San Diego e San Francisco. Além de ser de fácil acesso, os cruzeiros da Riviera Mexicana variam de itinerários curtos para mais longos.
Destaques: tirolesa em Puerto Vallarta; pesca de alto mar em Zihuatanejo e degustação de vinhos em Ensenada.
Rios Reno e Danúbio
Por que ir: os cruzeiros fluviais estão atraindo mais gente que as excursões de carro e os navios. Esses rios são os itinerários introdutórios mais populares devido ao seu cenário encantador e uma lista de cidade imperdíveis como Amsterdam e Budapeste. Cruzeiros no rio Reno permitem contato com vinhos fabulosos e vilas incríveis como Estrasburgo e Rudesheim, enquanto o Danúbio é pontilhado com cidades ricas em história da arte.
Destaques: Amsterdam, Basel (Suíça) e Rudesheim no rio Reno; Budapeste, Viena e Melk, no rio Danúbio; e os mercados de Natal nos dois itinerários.