Ouro Preto (antigamente chamada de Vila Rica) faz parte dos Roteiros do Circuito do Ouro em Minas Gerais. A cidade possui um dos mais completos conjuntos de arte barroca do mundo, com obras presentes na arquitetura de inúmeras igrejas, esculturas de anjos e santos e pinturas. Certamente, uma das coisas que mais impressiona é riqueza de sua arquitetura colonial e igrejas barrocas. Sem falar do cansativo, porém charmoso, sobe e desce de muitas ladeiras pelas estreitas ruelas com casinhas coloridas. Hoje, 8 de julho é aniversário de Ouro Preto, que tal conhecer um pouco mais de uma das principais cidades mineiras?
Ouro Preto é o típico destino que pode ser visitado em um ou dez dias. Localizado a apenas 100 km da capital Belo Horizonte, Ouro Preto é ótima pedida para um passeio de bate e volta e também para dias de intenso mergulho na história e arte do Brasil. A cidade respira o período colonial brasileiro e andar por suas ladeiras nos leva direto ao século XVIII, quando a corrida do ouro tomou força e a cidade se tornou uma das mais importantes do país. Em meio às muitas igrejas, casarões e sobrados, o viajante poderá apreciar traços importantes da arquitetura colonial, obras de alguns dos mais expressivos nomes da arte nacional – como Aleijadinho e Mestre Ataíde – e também experimentar os mais tradicionais sabores mineiros.
A especialidade culinária de Ouro Preto não poderia ser outra que não os maravilhosos temperos e sabores mineiros. Há boa oferta de restaurantes que servem os típicos lombo com tutu, frango com quiabo, costelinha, feijão tropeiro e galinha ao molho pardo. Não será difícil se deliciar entre a intensidade da comida mineira. Uma ótima opção é o Bené da Flauta, o local fica ao lado da igreja São Francisco de Assis e segue a pegada histórica da cidade. O restaurante foi criado em homenagem a um morador ouro-pretano, Bené da Flauta, que animava os não tão famosos, na época, festivais de inverno e trabalhou na estrada de ferro. Os nomes são criativos e os sabores surpreendentes, o “Menina do Sobrado” é uma ótima pedida.
A melhor localização para se hospedar em Ouro Preto é no entorno da Praça Tiradentes. Ela é o coração do Centro Histórico e um bom ponto de referência para saber se você estará em um bom ponto da cidade. Quanto mais distante do centro, mais afastado você estará das principais atrações, restaurantes e do agito de Ouro Preto. Entretanto, se essa for a sua intenção, invista nos hotéis que estão mais à margem do Centro Histórico. Uma das melhores opções é a Pousada do Mondego.