Existem mais de 400 ilhas na Itália e, embora Capri e Sardenha sejam famosos em todo o mundo, há muito mais para explorar e, o melhor, sem grandes multidões. Veja a sugestão das 12 ilhas secretas da Itália que você deve conhecer quando pudermos viajar. A dicas vem do Culture Trip.
Ponza
Ponza tem sido a fuga de verão favorita dos romanos há séculos. Embora seja provável que você veja grandes iates no porto, não há nada do glamour – ou caos – dos mais famosos locais de verão italianos. Para realmente aproveitar esta ilha, alugue um barco no porto principal e passe o dia explorando enseadas rochosas e águas cristalinas.
Como chegar: 2 horas e 50 minutos de balsa de Nápoles para Ponza
Veja também
Travel Crush: Montenegro
Giglio Island
Você pode não associar a praias ou ilhas quando pensa na Toscana, mas deveria. Giglio faz parte do arquipélago toscano e fica a uma curta viagem de balsa do continente. As águas claras e protegidas fazem a região um paraíso do mergulho, e a praia Campese é uma visita obrigatória.
Como chegar: 1 hora e 30 minutos de trem de Roma para Orbetello, seguido por uma viagem de ônibus/carro de 15 minutos para Porto Santo Stefano e uma balsa de 50 minutos de Porto Santo Stefano para Giglio.
Favignana
Este paraíso tranquilo, na costa oeste da Sicília, tem água em tons de azul que você nem sabia que existia, além de alguns dos melhores gelatos da Itália.
Como chegar: 1 hora e 10 minutos de ônibus/carro de Palermo para Trapani, depois uma balsa de 40 minutos de Trapani para Favignana
Budelli
Parte do Parque Nacional La Maddalena e uma das sete ilhas na costa norte da Sardenha, a principal atração de Budelli é sua praia de areia rosa suave, Spiaggia Rosa, em sua costa sul. O delicado ecossistema que cria esse fenômeno só pode ser visto de uma distância segura, mas você pode relaxar nas proximidades, na deslumbrante praia do Cavaliere.
Como chegar: Uma viagem de ônibus/carro de 57 minutos de Olbia para Palau, depois uma balsa de 15 minutos de Palau para La Maddalena. Outra opção é barco.
Procida
Esta ilha na costa de Nápoles é para poetas e românticos, tendo servido de cenário para o clássico filme italiano Il Postino (1994). Caminhe até o ponto mais alto da minúscula ilha e obtenha uma foto perfeita das cabanas dos pescadores em candy colors para o seu feed do Instagram.
Como chegar: Uma balsa de 40 minutos de Nápoles para Procida.
Salina
Salina está entre as mais elegantes das ilhas Eólias, mas também é uma das mais relax. Ela oferece a combinação perfeita de jantares requintados e restaurantes casuais, de restaurantes com estrela Michelin a bares de praia que entregam sanduíches feitos na hora diretamente para a sua espreguiçadeira.
Como chegar: 1 hora e 45 minutos de ônibus/carro do aeroporto Catania-Fontanarossa para Milazzo , depois 1 hora e 35 minutos de balsa de Milazzo para Salina.
Monte Isola
Se você prefere lagos de água doce a oceanos salgados, você está com sorte. A Itália também tem ilhas em lagos. Situado entre os lagos Como e Garda, Monte Isola é a maior ilha lacustre da Europa e quase sem carros – as exceções são feitas para o prefeito, o padre e o serviço de ambulância. Dê um passeio e explore as igrejas, vilas e jardins medievais e renascentistas da ilha de conto de fadas.
Como chegar: 2 horas e 22 minutos de trem de Milão para Sale Marasino, depois uma balsa de 30 minutos de Sale Marasino para Monte Isola.
San Domino
San Domino é a maior das cinco pequenas ilhas do Mar Adriático, na costa sudeste da Itália, ao norte da Península de Gargano. Siga para Cala delle Arene para uma praia de areia e águas azuis. Para os entusiastas do mergulho, há um naufrágio da era romana para explorar não muito longe da costa.
Como chegar: 3 horas e 45 minutos de carro/ônibus de Roma para Termoli, depois uma balsa de 50 minutos de Termoli para San Domino.
Palmaria
As cinco cidades que compõem Cinque Terre podem ficar lotadas. Planeje sua fuga e passe um dia no seu vizinho, Patrimônio Mundial da Unesco, a ilha de Palmaria.
Como chegar: 2 horas e 12 minutos de trem de Florença para Portovenere.
Pantelleria
Um lago em forma de coração conhecido como Espelho de Vênus é apenas uma peça impressionante da paisagem cinematográfica de Pantelleria. A ilha vulcânica também é o lar de inúmeras fontes termais, saunas naturais e até tumbas pré-históricas encontradas em bolsões escarpados e grutas nas montanhas.
Como chegar: 1 hora e 10 minutos de ônibus de Palermo para Trapani, depois uma balsa de Trapani para Pantelleria.