Aqui no Spice Up The Road supostamente escrevo sobre cultura e, para mim, é impossível falar de cultura espanhola sem falar de gastronomia. A comida made in Spain é fantástica e, em Madri, fico enlouquecida com a quantidade de bons restaurantes que abrem as suas portas a cada temporada.
Há um mês escuto muito falar do Restaurante BACIRA, aberto faz pouco mais de 3 meses no Bairro de Chamberi, um dos clássicos da cidade. Entre o rumores e a minha curiosidade em saber o que tem de tão especial por lá, falei com a RP do restaurante, a Jana, uma querida, que me conseguiu uma mesa esta semana para conhecê-lo. Estou compartilhando minha experiência, porque achei um restaurante muito bom, com uma comida deliciosa e um serviço impecável. Adoro misturar sabores e no BACIRA senti que viajava pela Espanha, Japão e América do Sul através da gastronomia.
Acabo de olhar no Trip Advisor e BACIRA está no ranking 18 de 6638 restaurantes de Madrid. E olha que existem maravilhosas opções por aqui. É um dos restaurantes de referência em Madri, surpreendendo tanto a foodies como o público em geral. E o sucesso vem pela fusão de receitas mediterrâneas tradicionais com produtos exóticos e as últimas técnicas de elaboração. Um restaurante com 3 meses de vida, três chefs e três cozinhas em uma. Este é o segredo do seu recente sucesso.
Gabriel Zapata, Vicente de la Red y Carlos Langreo (super simpáticos os 3) são os responsáveis pelo restaurante e pela cozinha. E aí estão cada dia criando pratos novos e cheios de sabores e aromas que misturam o Mediterrâneo com a Ásia.
Os pratos que provei eram únicos, deliciosos e com a matéria prima como protagonista. De entrada Brandada de bacalao. Logo após, pratos frios que me lembraram muito os sabores do Peru, Chile e que, claro, tem muita influência japonesa. A Anguila ahumada con ricotta, tomates secos, brotes tiernos y quinoa crispy e o Niguiri de anchoa de Santoña con aguacate y pico de gallo são deliciosos. E para terminar com os primeiros pratos, um dos meus preferidos: o Tiradito de dorada con vieiras de la Patagonia y salsa huncaina, estava espetacular.
No segundo round, provei os pratos estrela do BACIRA e recomendo pedi-los sim: Ravioli de morcilla con piñones y manzana y salsa de pimientos delpiquillo con kimuchi e as Albóndigas guisadas de rabo de toro con puré especiado de patata. O rabo de toro é um prato super espanhol e só de imaginar a textura em almôndegas já da água na boca.
De sobremesa, uma espécie de Carrot Cake com uma textura e sabor perfeitos para terminar uma comida deliciosa.
Conheci os chefs, conversei com eles e dou os parabéns pela paixão, trabalho e sucesso que estão tendo no BACIRA. Voltarei, com certeza. E espero que quem esteja lendo este post esteja desejando vir a Madri para disfrutar de um dos restaurantes de moda da capital da Espanha. Se quiserem reservar, façam logo porque está sempre lotado. E senão, na www.madridbyme.es podemos ajudá-los. Porque BACIRA fará parte da ruta gastro de Madrid by me.
BACIRA está localizado na Calle del Castillo 16. Tel: + 34 91 866 40 30. ¡Que lo disfruten!
By Jordana Paiva