Boston: a cidade mais charmosa dos Estados Unidos

Ok, vamos com calma. Evidentemente, se formos falar em quantidade de cidades, não conheço praticamente nada nos Estados Unidos. Afinal, como falei nesse outro post, estive pela primeira vez no país no último dezembro. Eu e meu namorado passeamos por Boston, Washington e Nova York e, definitivamente, Boston é a cidade mais charmosa (pelo menos entre essas três).

Já vou avisando que sou suspeita para falar. Ficamos por lá três dias e meio, o que foi suficiente para eu me encantar profundamente e me identificar com essa que é uma das cidades mais importantes do país. Além de ser capital do estado de Massachussets, Boston foi a cidade pioneira no movimento da independência dos Estados Unidos.

DSCN4225

Quando chegamos em Boston, ainda não era inverno oficialmente (já que a estação inicia só no dia 23 de dezembro). Mas eu já estava preparada para encarar o frio. Todas as pessoas que já foram para lá enfrentaram nevascas e dizem ser a cidade mais fria e ventosa do país. Comigo foi diferente. Nada de neve, nem frio muito intenso. A alegria das pessoas se dava por conta das “altas” temperaturas, há muito tempo não registradas nessa época do ano. Se não me engano, o frio não passou de 4ºC e chegou até os 13º, mais ou menos.

Tirando essa pequena frustração de não ter visto a neve, vem a parte boa (excelente, eu diria): com o fim do outono, as paisagens estavam simplesmente encantadoras. Todas aquelas fotos da Gisele Bündchen em parques (em que o verde da grama se mistura com o amarelo das folhas no chão) são, sim, reais e lindíssimas mesmo! Ao vivo, muito mais!

O que conhecer por lá? Eu diria que, se você quisesse apenas caminhar pelas ruas e sentar nos restaurantes, já seria um grande passo para conhecer Boston, porque a cidade é bonita por si só. Organizada, limpa, arborizada, com sobrados antigos que se misturam com prédios modernos… Um charme só! Além isso, também existe algo básico, que é o passeio chamado de Freedom Trail. Vários pontos da cidade são marcados por tijolinhos vermelhos no chão, o que indica que em cada um ocorreram fatos importantes para a independência dos Estados Unidos.

Sede do governo do Massachussets, um dos pontos da Freedom Trail
Sede do governo do Massachussets, um dos pontos da Freedom Trail
Cemitério onde estão enterrados alguns revolucionários da independência
Cemitério onde estão enterrados alguns revolucionários da independência

Mas aqui vai uma lista sugestiva dos passeios que mais gostei pela cidade e que, pela minha mera experiência, podem te fazer sentir-se um pouco mais “nativo” e menos turista por lá. O melhor de tudo é que nenhum desses programas exige pressa e eles são, justamente, atividades já incorporadas ao estilo de vida da própria população.  Vamos lá:

1 – Sentar no Boston Public Garden, para curtir a paisagem e observar o estilo de vida de quem passa por lá (eu adoro esse tipo de programa);

DSCN4232

DSCN4243

DSCN4246

2 – Passear na beira do rio Charles e atravessar a ponte para chegar no outro lado da cidade (você pode usar esse caminho para chegar ao MIT);

DSCN4218

DSCN4220

3 – Entre no MIT (ao contrário de Harvard, lá é permitido entrar em praticamente tudo);

DSCN4352

DSCN4376

4 – Almoçar no Faneuil Hall Marketplace, uma espécie de mercado público formado por três pavilhões. No Quincy Market, há diversas bancas de comida, uma ao lado da outra e o pessoal senta por ali mesmo para lanchar (dentro ou fora do pavilhão). Também é nessa região que fica a maior parte da decoração de Natal da cidade;

DSCN4262

DSCN4266

DSCN4274

DSCN4276

5 –  Caminhar pela Copley Square e Newbury Street. Esses pontos são o um centrinho mais elegante da cidade, e na Newbury ficam as lojas de marcas famosas;

DSCN4315

DSCN4316

6 – Visitar o estádio de algum esporte (escolhemos o Fenway Park, sede do time de baseball Red Sox);

DSCN4431

DSCN4395

DSCN4412

7 – Faça compras/ visite o Prudential Center e o Downtown Crossing;

Prudential Center/ Crédito foto: http://www.bostonrealtyss.com/blog/2013/03/29/shopping-at-the-prudential-center/
Prudential Center/ Crédito foto: http://www.bostonrealtyss.com/blog/2013/03/29/shopping-at-the-prudential-center/

8 – Pare e aprecie a vista de qualquer rua.

DSCN4208

DSCN4213

Espero que eu tenha conseguido passar a vocês uma ideia de o quanto encantadora e apaixonante é essa cidade. Já posso voltar para lá?

By Luiza Lorentz

Jornalista, repórter da TV Câmara Porto Alegre e colaboradora do Spice Up the Road.

Tags : BostonEUA

Leave a Response

EN PT