Depois de postar um roteiro dedicado aos amantes dos livros, chegou a hora de escrever para você que é apaixonado por filmes. Afinal, poder ir no cinema em uma nova cidade dá um gostinho de entender como as pessoas vivem e como aproveitam o tempo livre.
O Guia da Semana divulgou uma lista com 17 cinemas que são, mínimo, curiosos para conhecer em vários lugares do mundo. É claro que nós compartilhamos:
Cine Thisio – Atenas, Grécia: mesmo que os cinemas ao ar livre sejam tradicionais no verão grego, o Thisio é ainda mais especial: além do filme, você consegue enxergar a Acrópole e o Partenon sentado da sua poltrona. É a sala de cinema ao ar livre mais antiga da cidade, construída em 1935.
Sol Cinema – South Wales, Reino Unido: também é conhecido como o menor cinema do mundo: conta com apenas oito lugares. É um cinema itinerante e ecológico, pois funciona com a energia solar.
Alamo Drafthouse – Estados Unidos: é uma rede de cinemas norte-americana que é famosa por sua severa política de utilização (que talvez seja o sonho de muita gente). É proibido falar, mexer no celular e levar crianças com menos de seis anos de idade às sessões. Cinema tradicional por trazer ao público reedições de clássicos e fazer pôsteres novos para cada filme.
The Archipelago Cinema – Tailândia: fica na ilha de Yao Niu e os filmes são projetados sobre a água, através de uma estrutura montada especialmente para as sessões.
Raj Mandir Theatre – Jaipur, Índia: ideal para curtir o clima de Bollywood. Nesse cinema os visitantes acompanham o hino nacional indiano antes do filme e aplaudem os heróis dos longas sempre que aparecem. Conta com 1.200 lugares.
Kino International – Berlim, Alemanha: começou a ser construído em 1961, mesmo ano em que levantaram o Muro de Berlim. Atualmente, o Kino International tem uma forte lista de estreias e programação de arte, festivais e festas. Fica ao longo da Karl Marx Allee, onde diversas quadras são consideradas patrimônio do país, o que significa que o prédio do Kino International não pode ser alterado.
Uplink X – Shibuya, Japão: é a menor sala de cinema no Japão, com 40 lugares. As cadeiras são móveis e cada um tem um design diferente, e o piso é plano. Basta escolher a melhor posição para curtir o filme.
Electric Cinema – Londres, Reino Unido: é considerado um dos mais confortáveis do mundo. As poltronas são enormes e a parte da frente da sala possui camas. Ah, eles também distribuem cobertores. Fora a decoração e arquitetura do local, que já são incríveis.
Cinematheque Français – Paris, França: é uma espécie de “biblioteca”: conta com um grande acervo de filmes de diretores franceses e é famoso por exibir as obras nas próprias paredes, que já foram criadas pensando nisso.
Imax Darling Harbour – Sydney, Austrália: o cinema foi inaugurado recentemente e é o maior IMAX 3D do mundo. A tela pesa 800 quilos e mede 29,5 metros de altura por 35,7 metros de largura. A maior tela de cinema do Brasil fica em São Paulo, também um IMAX, com 14 metros de altura por 21 metros de largura. Quase a metade dessa da Austrália.
Cine de Chef – Seul, Coreia do Sul: se você prefere o luxo à grandeza, não hesite em visitar o Cine de Chef. Além de ver o filme, também é possível degustar uma refeição deliciosa.
Cinema Secreto – Londres, Reino Unido: um grupo organiza apenas quatro sessões por ano e a diferença deste para os outros cinemas é que os idealizadores do projeto só divulgam as informações do local algumas horas antes da exibição. A localização é determinada de acordo com o longa a ser exibido e a ideia é mergulhar dentro do universo do filme. Uma das sessões aconteceu em uma prisão e o filme era “Um Sonho de Liberdade”.
The Castro Theatre – San Francisco, Estados Unidos: inaugurado em 1922, é um dos últimos vestígios de quando os espaços de cinema eram considerados “palácios de cinema”. O local dispõe de 1.407 lugares e a fachada barroca colonial e os detalhes no interior da sala cativam os espectadores.
Le Grand Rex – Paris, França: maior cinema da Europa, com 2.800 lugares. Foi criado para simular um teatro épico.
Ciné 32 – Auch, França: os arquitetos da Encore Heureux conseguiram transformar galpões de um antigo acampamento militar em um dos lugares mais legais para ver filmes e ainda participar de diferentes eventos artísticos. São cinco salas e cada uma delas tem uma identidade única.
Rooftop Cinema – Melbourne, Austrália: funciona em um terraço no alto de um edifício. São 185 lugares e, para sentar, são distribuídas cadeiras de praia.
Sala Montjuic – Barcelona, Espanha: fica no pátio de um castelo histórico da cidade. Cada um leva sua cadeira, cobertor e comida.