Verona é uma cidade rodeada de história! Muitos a conhecem apenas pelo Romeo e Julieta, mas muitas outras figuras importantes também deixaram sua marca por lá como Giovanni Giocondo, Paolo Caliari, Mario Capecchi, Paolo Bellasio, entre outros nomes e renomadas famílias. As ruas da cidade falam muito, e cada prédio, escultura, porta contam um pouco do que por ali passou. Com certeza Verona é uma cidade de peso! Muitas pessoas não tem interesse em conhecer a cidade, mas afirmo que a visita vale a pena. Alguns pontos que devem ser visitados em Verona:
Como um mini coliseu, a arena é o anfiteatro da cidade e é conhecida pelas produções e apresentações, principalmente pelas óperas. Vale a pena conferir a programação dos shows.
Um dos pontos mais famosos da cidade, a casa da Julieta é parada obrigatória. Possui uma arquitetura medieval com mensagens de amor por toda parte. Você pode subir na famosa sacada de Julieta, ou seguir a tradição tocando no seio esquerdo de sua estátua para dar sorte no amor. Papai se agarrou na menina!
Casa di Romeo
Para seguir na história de Shakespeare você também deve visitar a casa de Romeo. A casa tem um horário restrito de visita, então é bom se informar antes de ir até lá.
Mercato Vecchio
Onde se encontram o Palácio do Mercato Vecchio (antiga Câmera Municipal) e Torre de Lambert com vista panorâmica da cidade.
Piazza dei Signori (ou Piazza Dante)
Essa praça, além de ser o centro de homenagem ao poeta Dante Alighieri com uma estátua, é onde estão prédios importantes da política, e onde se localizam os mais importantes palácios medievais administrativos de Verona, como o Palazzo del Comune, o Loggia del Consiglio, o Palazzo del Governo e o Domus Nova.
Via Mazzini
Verona é uma cidade muito boa para caminhar, principalmente em sua localização central, entre a Piazza Bra (onde está a arena) até a Piazza delle Erbe. Todo o caminho tem um comércio interessante com lojas variadas. A principal rua para se fazer compras é a Via Mazzini, onde ficam desde as principais marcas de luxo, até lojas com produtos típicos da região.
Além dos locais descritos acima, diversas pontes, igrejas e casas de famílias renomeadas estão entre a lista de pontos turísticos da cidade. A cada esquina um prédio com um importante significado. Vale a pena caminhar, caminhar, caminhar para ir descobrindo a história da cidade.
Agora se quiseres dar uma parada para um bom almoço a Osteria del Bugiardo é uma deliciosa sugestão. Este pequeno restaurante é de uma vinícula chamada Buglioni e eles oferecem uma variedade de frios e comidas “rápidas” para uma refeição super especial.. O Presunto Parma com Mussarela e o Carpaccio são deliciosos.
Para dormir, o Hotel Bologna é uma ótima opção. Um dos melhores da cidade, fica bem localizado e mesmo sendo pequeno, foi todo reformado e por isso é super limpo, confortável e tem uma decoração super diferenciada. O único problema é estacionar por ali (ruas pequenas e cheias) e a demora do valet para entregar o carro estacionado na garagem do hotel.
Não é a toa que Verona é inspiração para Willian Shakespeare, Franco Zefirelli e para todos nós!