Como viajar com milhas e aproveitar os programas de fidelidade

Nesse post, esclarecemos algumas dúvidas frequentes sobre o assunto.

Imagem: Spice Up The Road.

Criadas para fortalecer o relacionamento entre empresas e as pessoas que utilizam seus serviços, as milhas surgiram no mercado há alguns anos junto com os programas de fidelidade implementados pelas companhias aéreas. As chamadas milhas são uma pontuação dada por esses programas, bem como de parcerias com bancos de cartões de crédito.

Desde então, para quem viaja com frequência, é muito fácil acumular pontos ou milhas. Mas o que poucas pessoas sabem é que também é possível ter milhas extras creditadas em compras do cotidiano. Além disso, é possível acumulá-las e transformar essas milhas em dinheiro extra. Plataformas como a MaxMilhas, 123 Milhas e outros, por exemplo, têm aquecido esse mercado. Pontos e milhas podem ser considerados uma moeda, e é possível acumular e gastar mesmo sem viajar, uma vez que a vantagem é aceita em serviços como Uber ou em produtos, como a compra de ingressos para o cinema.

Especialista em lidar com programas de pontos e milhagem, o publicitário Fábio Vilela descobriu um nicho de mercado a partir de um hobby iniciado há quase uma década: viajar pelo mundo economizando até 90% na compra de passagens aéreas em primeira classe e executiva e se hospedando em hotéis de luxo. Em entrevista ao Jornal do Comércio, o publicitário ensina que, quando bem aproveitadas, as milhas acumuladas em programas de fidelidade podem garantir economia em até 90% nas passagens aéreas. “Se a pessoa já sabe o dia que vai embarcar, o melhor momento para troca de milhas é quando aparecem as promoções de transferência bonificadas dos cartões”, contou Vilela. Ao aproveitar as ofertas, o usuário pode transferir, por exemplo, 100 mil pontos e receber o dobro. “Feito isso, o custo da passagem já cai em 50%.”

Aqui, selecionamos algumas das principais perguntas do consumidor, como também algumas dicas com relação ao mercado de milhas.

5 dúvidas sobre o acúmulo de milhas

1- Qual é a diferença entre pontos do cartão e milhas aéreas? Os dois são a mesma coisa. Ponto é o nome que, geralmente, os programas de fidelidade de bancos e cartões de crédito utilizam. Já a maior parte dos programas das companhias aéreas adotam o termo milha.

2- Como acumular milhas? É possível acumular milhas a cada compra feita no cartão de crédito, na aquisição de pontos nos próprios programas de fidelidade, na assinatura de clubes de vantagens, em bônus de transferências para os programas de fidelidade e também em viagens de avião.

3- Onde fazer o cadastro? É possível se cadastrar nos programas de fidelidade como Livelo, Multiplus (Latam), Smiles (Gol), Tudo Azul (Azul) e Amigo (Avianca). O cadastro pode ser feito de forma simples e intuitiva, basta acessar a plataforma do programa e seguir os passos sugeridos em cada etapa.

4- Como transformar pontos do cartão em milhas aéreas? Ao acumular pontos no pagamento da fatura do cartão de crédito, o primeiro passo é escolher um dos programas de fidelidade das companhias aéreas e transferir esses pontos para transformá-los em milhas.

5- Onde vender milhas? Existem empresas especializadas na emissão de passagens aéreas com milhas para terceiros. A MaxMilhas é pioneira no segmento e, desde 2013, lidera esse mercado. A plataforma intermedia a venda de suas milhas sem cobrar nada por isso e faz todo o processo de emissão com muito mais comodidade e segurança para o vendedor.

Marriott Bonvoy: o novo programa de fidelidade de quem ama viajar

Usando o seu cartão de crédito

cartão de crédito

Cartões na modalidade black ou platinum tem oferecido ao menos 1.5 ponto por dólar gasto. Os cartões de alta renda, por exemplo, podem gerar até três vezes mais pontos e têm mais vantagens, como acesso às salas VIP em aeroportos e seguros de viagem. Com alta procura, desde agosto de 2018, as empresas vêm mudando as regras para uso de milhas acumuladas sob o pretexto de coibir o mercado paralelo de pontos. Foram duas mudanças importantes: a primeira foi limitar a quantidade de beneficiários de resgate de passagens com pontos a 25 pessoas por ano. A segunda foi punir com suspensão do programa e cancelamento dos pontos quem infringir as regras do programa ou agir de má-fé.  A decisão gerou diversos problemas para alguns consumidores, embora o uso de pontos acumulados em cartão de crédito para comprar passagens aéreas seja um direito adquirido. Por isso, essas mudanças recentes nas regras da operadora do cartão ou da companhia aérea não podem impedir um cliente de usá-los.

Mais dicas de como aproveitar melhor as milhas

Veja também:
HI-TECH a bordo: a tecnologia das cias aéreas

1 comentário

  1. Boa noite pessoal.

    Conheci em um grupo de whatsapp um site bem legal, chamado de trivelo. Ele comparar o valor de uma passagem aérea em centenas de sites diferentes, inclusive MaxMilhas e 123Milhas, além de ver a quantidade de milhas em cada programa de fidelidade. Alguém conhece?

    Segue o link: https://trivelo.com.br/

Leave a Response

EN PT