Desbravando Ilhabela em 3 dias

Ilhabela é considerada uma das praias mais bonitas do litoral paulista

Imagem: Internet

Há muito para se conhecer em Ilhabela e você pode ficar o tempo que achar necessário, mas tem como também dedicar três dias a uma das mais belas praias do estado de São Paulo e sair com a sensação de que foi tempo suficiente para uma experiência incrível.

Ilhabela é composta por 40 praias e mais de 40 cachoeiras, a ilha é divida em três partes, a parte Norte, o Centro- da Vila e a Sul. O sul é considerado um dos mais badalados e, de fato, as praias são lindíssimas. Porém, durante o verão ficam lotadas e o serviço de bares e quiosques é prejudicado. Por isso, fizemos um roteiro escolhendo três experiências que, independente da época, você vai adorar viver. São três locais com perfis diferentes. 

Vista da Praia da Feiticeira, ao sul de Ilhabela. Apesar de ser esse cenário deslumbrante, durante o verão, fica lotada. Busque praias mais tranquilas. Imagem: spiceutheroad

DIA 1: Os sabores da Praia do Viana

Ao chegar em Ilhabela (de balsa saindo de São Sebastião), já é possível apreciar a beleza de Ilhabela e suas águas em tons esmeralda. A sugestão para o primeiro dia é chegar cedo à Praia do Viana. É uma praia pequenininha na parte Norte da Ilha, de águas calmas e quentes, a estrutura na beira-mar pertence ao Viana Praia. Por ali, mesas e espreguiçadeiras são oferecidas. O serviço do restaurante é excelente e o cardápio uma delícia! Para petiscar, a casquinha de camarão do Viana é um clássico,  a receita é composta por camarões grelhados acompanhados de molho de queijo e levemente picante, tudo isso, gratinado!

Viana Praia e a famosa Casquinha de Camarão. Imagem: Internet/wgphotos

Depois de curtir parte do dia no Viana, a sugestão é passear nas lojas na Vila e jantar na Praia do Perequê. O pôr-do-sol desse ponto da ilha é simplesmente FANTÁSTICO, com o sol dando lugar à noite no horizonte do mar. Confira o horário que sol se põe nesse dia, aproveite a vista e drinks.

Encerre o dia na Praia do Perequê. Imagem: spiceuptheroad

Veja também:

Maldivas, um dos lugares mais lindos do mundo

Melhores destinos de surfe próximos ao Brasil

 DIA 2: A tranquilidade da Praia da Armação

Agora você vai conhecer a ilha um pouco mais ao Norte. A Praia da Armação é super tranquila, apesar da ótima estrutura disponível, dificilmente fica cheia e por isso mesmo é uma das melhores escolhas para se fazer em Ilhabela (em especial, durante a alta temporada). A praia é de uma natureza mais selvagem, faixa de areias claras e extensa. A vegetação ainda nativa se mistura ao cenário praiano.

No lugar, a sugestão é ficar no beach club Vila Salga, o lugar une o clima rústico ao sofisticado, oferecendo uma experiência completa de lazer à beira-mar. A arquitetura do Salga respeita a sustentabilidade, por isso tudo fica muito bem integrado. Você pode tranquilamente passar o dia inteirinho por lá.

Geralmente durante o fim de semana, o Vila Salga tem programação especial com djs.

Imagem: divulgação Salga/spiceuptheroad

DIA 3: Alugue um barco para os Castelhanos

Imagem: Spiceuptheroad

Para o terceiro dia, nossa sugestão é desfrutar a Praia de Castelhanos de barco. A praia é lindíssima, mas para quem gosta de exclusividade, ficar em “solo”- na faixa de areia- pode ser uma cilada. Os restaurantes/bares colocam inúmeras cadeiras na beira-mar, o que além de poluir a vista para o mar, causam uma sensação de ser aqueles locais para “caçar” turistas. Porém, a praia é tão linda (escolhida por inúmeras publicações como uma das mais bonitas do país), que não pode ficar de fora do seu roteiro.

Curta o visual, a água cristalina e quentinha num passeio de barco. Para quem não tem o seu próprio barco disponível, no centro de Ilhabela, algumas empresas oferecem passeios em escunas, para ter privacidade e desfrutar ainda mais, o ideal seria alugar um barco privativo para curtir o dia- com tripulação e serviço de bordo.

Atenção: capriche no repelente! Ilhabela é conhecida pelos “borrachudos”, por conta da mata fechada, nessa praia, o número de mosquitos é maior. 

Listamos aqui também algumas dicas para você incluir no roteiro de três dias, recomendações de hospedagem e restaurante. 

A melhor vista da Ilha

O Hotel Boutique Ananas é o local que abriga uma das vistas mais deslumbrantes de Ilhabela. Para quem procura conforto e privacidade, os quartos são como se fossem cabanas isoladas. O bom gosto da decoração é outro ponto alto do hotel e não poderia ser diferente, os quadros e obras de arte espalhados pelo Ananas pertencem ao artista libanês Naji Ayoub, proprietário do lugar, ao lado da esposa Roberta (que também tem algumas obras aurotais expostas por lá), os dois dão um toque especial com arte contemporânea. No hotel que segue a tendência europeia de “boutique hotel”, com instalações charmosas e ampla infraestrutura de lazer, está o restaurante Nana, que oferece massas, grelhados, saladas e porções para petiscar.

Restaurantes imperdíveis em Ilhabela

São dois os restaurantes considerados imperdíveis em Ilhabela, apesar da extensa oferta da ilha, esses de fato valem a visita: Marakuthai e All Mirante.

O primeiro deles, tem o selo da jovem mas já consagrada chef Renata Vanzetto. Em 2008, com 20 anos, ela foi eleita a chef revelação pelo Guia Quatro Rodas. O Marakuthai em Ilhabela foi o primeiro restaurante de Renata, que passou muitos anos morando na ilha. Em São Paulo, ela também abriu duas filiais. É um restaurante com menu variado, mas que a especialidade é frutos do mar. A inspiração de Renata é na cozinha contemporânea, com mix de ingredientes brasileiros e receitas tailandesas. Na parte norte, fica na beira do mar, é, literalmente, uma delícia!

Entradas do Marakuthai. Imagem: divulgação/Internet.

O All Mirante tem um menu mais tradicional, mas saboroso com pratos que são bem servidos. No cardápio pratos brasileiros como moquecas, frutos do mar e peixes. O restaurante conta com 3 ambientes e todos muito bem decorados. A pedida é aproveitar o entardecer no lugar, acompanhado de drinks ou um vinho branco/rosé geladinho. A vista panorâmica é para viver um daqueles momentos para guardar na memória para sempre. Em especial, porque dizem que é o mais bonito pôr do sol de Ilhabela, Ele fica no lado sul da ilha, um pouco mais afastado.

*Marakuthai– Avenida Força Expedicionária Brasileira, 495, | Norte de Ilhabela-SP

*All Mirante- Avenida Governador Mário Covas Júnior, 16600 | Sul de Ilhabela-SP

Leave a Response

EN PT