Devido à pandemia do COVID-19, 2020 foi diferente de tudo o que já vivemos nos anos recentes. Afetou muito nossa forma de nos relacionarmos com a moda, decoração, gastronomia…nossos comportamentos mudaram. Esse efeito mantem-se ainda em 2021, com home office, atividades realizadas remotamente e a quarentena. Assim, as principais tendências envolvem três aspectos: conforto, praticidade e alguns hits de décadas passadas. E quando falamos em tendências, além da moda, podemos falar em organização da casa e decoração, gastronomia, viagens e qualquer tipo de comportamento que permeiam nossa sociedade. Que tal viajar nessa leitura e descobrir destinos inspirados nas tendências que estão de volta?
MINIMALISMO
Menos é mais! Esse movimento teve forte influência do Japonismo, pois da mesma forma, a estética de criadores japoneses passou a influenciar a moda ocidental com modelagens mais amplas, curvas mais discretas e uma visão simplista da vida, contrapondo todo o exagero dos anos 80. A tendência se inspira em um conceito mais slow, em que a qualidade é mais importante do que a quantidade. As cores escolhidas são mais básicas como preto, branco, azul marinho e marrom.
Ace Hotel Downtown Los Angeles, EUA
A bem sucedida rede Ace Hotel tem o tipo certo de look minimalista e confortável que você vai querer recriar em casa. Com paredes e colunas de concreto exposto e banheiros de mármore e latão sem porta, apesar de não ter acabamento e ser rústico, é bem sofisticado. Na verdade, com suas camas baixas em estilo japonês e tons terrosos, móveis minimalistas, o sentimento é quase de meditação. Mas do lado de fora você vai encontrar a Downtown LA, a placa de neon “Jesus Saves” e a movimentada Broadway.
Fasano, São Paulo
Projetado pelo aclamado arquiteto brasileiro Isay Weinfeld, o Hotel Fasano São Paulo é uma combinação incrível de Art Déco e design minimalista. Características como a fachada com uma torre de relógio, paredes de tijolo expostos, couro em cor de tabaco e piso de parquet criam uma estética retrô. Ao mesmo tempo, os banheiros espaçosos de mármore branco minimalista fazem o hotel parecer bem moderno.
Habita MTY, México
Com decoração monocromática e vista das montanhas de Sierra Madre e da cidade de Monterrey, o Habita Monterrey Hotel é uma obra-prima minimalista. Ele é uma torre modernista de concreto no norte do México projetado pelo aclamado arquiteto Agustín Landa, com interiores decorados por Joseph Dirand, e é um hotel lindo por dentro e por fora. O terraço de ardósia cinza na cobertura tem duas piscinas e uma paisagem fenomenal.
FLORAL
O clima de primavera está em todas as partes. Em diversas padronagens e com muitas cores, as estampas florais se adaptam à qualquer estilo. Além de serem cabíveis em diferentes ocasiões e épocas do ano. Apareceram em desfiles na semanas de moda, viralizaram em receitas no instagram e se transformaram nas decorações, aparecendo em diversas formas e estilos.
Parque Ashikaga, Japão
O Ashikaga Flower Park é um parque conhecido por suas enormes videiras com glicínias penduradas, datadas por volta de 1870. O parque fica na cidade de Ashikaga, na Prefeitura de Tochigi. Além do túnel de videiras, o parque tem oito jardins de flores de todas as estações. O Ashikaga também apresenta durante o inverno, um show de luz sazonal cada vez mais elaborado e que atrai grandes multidões.
LEIA TAMBÉM: SÉRIES E FILMES PARA QUEM AMA GASTRONOMIA
Plantação de girassóis, Toscana, Itália
Além de vinho, queijo pecorino e cidades medievais, quando se fala da Toscana uma das primeiras coisas que vem na cabeça são os campos de girassol. A maioria desses campos encontram-se em terrenos particulares, mas muitos deles podem ser avistados e fotografá-los percorrendo de carro estradas que levam a pitorescos vilarejos medievais. Os campos florescem no verão. Em junho, eles estão começando a crescer, pois acabaram de ser plantados, em julho eles estão no auge.
Antelope Valley, Califórnia
O Antelope Valley é o melhor lugar para admirar a flor típica do estado, a Papoula-da-Califórnia, em seu ambiente natural. Esta reserva protegida dispõe de um tapete de flores laranja brilhante a cada primavera, e os visitantes podem desfrutar a reserva até o final de maio. Bancos encontrados pelo caminho são excelentes pontos de observação. Depois das chuvas de inverno, a paisagem seca é transformada em um caleidoscópio de cores selvagens com uma infestação de borboletas, incrível também.
CORES SÓBRIAS
As cores sóbrias, com influência do estilo grunge dos anos 90 também estão de volta. Dos tons neutros aos terrosos, diversas propostas foram desfiladas nas semanas de moda. E no stretwear confortável e sóbrio que podemos observar nesta quarentena. A decoração também está mais neutra, agrável aos olhos já que precisamos ficar mais tempo em casa e com muito verde.
Ruínas de Petra, Jordânia
Um dos lugares mais bonitos e visitados do Oriente Médio, Petra faz parte das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Com templos esculpidos nas pedras do deserto, ela tem mais de 2 mil anos de história, e é o principal destino turístico da Jordânia. A cidade perdida ainda preserva imponentes templos e tumbas esculpidos na rocha pelos Nabateus, um povo nômade originário das Arábias.
Bryce Canyon National Park, Utah
Localizado em Utah, no Estados Unidos o Canyon National Park tem algumas das formações rochosas que só são encontradas lá. O Bryce Canyon é conhecido por suas formações salientes chamadas “hoodoos”, formadas a partir de rochas sedimentares e vulcânicas. A neve, o sol e o vento são os responsáveis por esculpir os incríveis pilares que podem chegar a altura de um prédio de 10 andares. O gelo e neve que se acumulam no topo das formações durante a noite, derretem ao sol durante o dia. Com isso, a água escorre e volta a congelar após o pôr do sol.
VEJA TAMBÉM: DESTINOS COM AS CORES DE 2021
Florença, Itália
Florença na Itália é a terra das artes, dos gênios e uma das mais belas da Itália e do mundo. Um verdadeiro museu ao ar livre, com palácios, igrejas, praças e galerias de arte. Fundada em 59 a.C, Florença foi durante muito tempo reconhecida como a capital da moda. É considerada o berço do Renascimento italiano, e abriga 30% dos tesouros artísticos da humanidade, segundo a Unesco.
Para curtir a cidade ao máximo e aproveitar tudo o que Florença tem pra te oferecer, a dica é ficar o mais próximo possível do centrinho da cidade. Tendo o Duomo como referência. Duas opçõe charmosas e próximas do centro são, o Hotel Brunelleschi e o IL Tornabuoni.
TONS DE VERDE
Além das cores sóbrias, os tons de verde também estão em alta. Na moda, e principalmente na decoração, com a invasão de jardins, plantas e hortas que tivemos essse ano. As plantas purificam o ar, a cor verde representa a natureza, simboliza o crescimento, a harmonia, o frescor.
Villa Chameleon, Bali
Chameleon Villa é um projeto localizado em Buwit, na costa sudoeste de Bali. Construída em um terreno de desnível entre o ponto alto e baixo, a casa encontra-se incrustada na encosta desta densa floresta tropical. Inspirado na arquitetura tradicional de Bali, o projeto foi organizado em diferentes “pavilhões”, os quais acomodam diferentes funções. Os espaços comuns são mantidos completamente abertos e integrados enquanto que a parte mais privada da casa, funcionam como volumes independentes.
Nayara Tendend Camp, Costa Rica
Praticamente uma casa na árvore! Esta propriedade é uma das três propriedades de Nayara na Costa Rica – incluindo Nayara Gardens e Nayara Springs – que são conectadas por passarelas. É uma maneira nova para os hóspedes conhecerem a floresta tropical do país e para o resort aumentar seu santuário de preguiças e uma lista contínua de experiências.
Alguns quartos, conhecidos como “tendas”, têm uma passagem que os liga a suítes onde outros viajantes estão hospedados (isso é perfeito para reservas com outro casal ou alguns amigos).