Queridinha de muitos viajantes, principalmente aqueles apaixonados por um clima mais frio das montanhas. O turismo de aventura e gastronômico – com destaque para o enoturismo, a Serra Gaúcha é bem conhecida por duas principais cidades, Gramado e Canela. Porém, há bem mais para se descobrir dessa região. Separamos algumas opções para um fim de semana fora do óbvio na Serra Gaúcha, incluindo vinícolas, canyons e hotéis.
CAFÉ FILÓ | GARIBALDI
Começando por um bom café em meio ao Vale do Vinhedos. Entre uma vinícola e outra, fornadas de bolos saindo a cada hora em um jardim aconchegante. Garibaldi é conhecida como a Capital Brasileira do Espumante devido ao seu pioneirismo e qualidade de seus vinhos e espumantes.
VINÍCOLA PETERLONGO | GARIBALDI
Também em Garibaldi, a Peterlongo foi pioneira no Brasil na produção de espumantes, e é a única empresa que pode usar a nomenclatura “champagne” em seus produtos. A vinícola é responsável pela produção do primeiro espumante do Brasil, em 1913. Ao entardecer, fique para o Wine Movie, exibição de filmes ao ar livre.
POUSADA PECULIARE | BENTO GONÇALVES
A pousada está dentro do complexo da vinícola Peculiare. Uma pequena empresa familiar, muito acolhedora e de produção restrita. Com apenas sete quartos a reserva deve ser feira com antecedência. O espaço conta também com um restaurante, Osteria Del Valle – a harmonização com vinhos próprios da vinícola é incrível.
GURI | BENTO GONÇALVES
Enio Valli, Chef do Guri, apresenta uma cozinha com receitas tradicionais dos pampas do Brasil, Uruguai e Argentina, bem como releituras de pratos autorais. O destaque fica por conta dos bons cortes de carnes preparadas na parrilla pelo Chef, que aprendeu as técnicas do assado com o mestre Francis Mallmann. Uma ótima opção de almoço ou janta em Bento Gonçalves.
VANNI ESPAÇO GASTRONÔMICO | BENTO GONÇALVES
No gramado, mesas, cadeiras e ombrelones convidam para um vinho. A casa de madeira e pedra foi construída em 1935, história pura! No comando da cozinha, a Chef Jerusa Vanni serve ótimos risotos, especialidade do restaurante.
CANYON FORTALEZA | CAMBARÁ DO SUL
Localizado dentro do Parque Nacional da Serra, não é tão visitado quanto o canyon do Itaimbezinho, porém a beleza é exuberante igual. Seus paredões cobertos de vegetação lembram muralhas. Por isso o nome, Fortaleza. Para os amantes de aventuras, são inúmeras as opções de trilhas ao longo do canyon, com diferentes níveis de dificuldade.
PARADOR CASA DA MONTANHA | CAMBARÁ DO SUL
Um dos melhores hotéis da região Sul. Localizado na Fazenda Camarinhas, é uma opção próxima aos canyons. Com um conceito glamping, oferece experiências de acampamento com todo conforto e charme de um hotel de luxo.
PARADOR HAMPEL | SÃO FRANCISCO DE PAULA
Além de uma excelente experiencia gastronômica, o Hampel oferece uma experiência em meio a natureza, que é feita por trilhas. O parador também oferece hospedagem como hotel fazenda e conta com uma propriedade extra, onde dispõe de casas para locação, com adega, jacuzzi e um lago particular.
MAGNÓLIA | CANELA
Uma mistura iventiva de bar, cinema e restaurante em um casarão da década de 50. Ambiente sofisticado e descontraído ao mesmo tempo. A proposta é tão inusitada que você pode chegar, pegar seu drink, assistir um file francês e depois seguir para o jantar. A decoração de peças vintages garimpadas é praticamente uma viagem no tempo, contrastanto com o menu contemporâneo.
MODEVIE BOUTIQUE | GRAMADO
O pequeno hotel de 15 quartos, fica no coração de Gramado. Com uma decoração clean e contemporânea, tudo é pensado para seu maior conforto – principalmente para casais. No Modevie você pode viver experiências especiais como um tratamento no mini spa Kur Hotel (dentro do próprio hotel) e passeios de bicicleta (que podem incluir um picnic) em algns dos pontos mais bacanas da cidade. Para quem não gosta de acordar cedo, o café da manhã é servido até as 13h.
ECOPARQUE SPERRY
O Ecoparque Sperry é um espaço dedicado a atividades de preservação ambiental. Possui localização privilegiada no Vale do Quilombo, a 5km de Gramado e 10 de Canela. Sua área conta com 20 hectares de Mata Atlântica, banhada por riachos e repleta de cenários naturais como cachoeiras e cânions. Conta também, com uma excelente opção de restaurante, o Bêrga Mota.