Doha, a capital do Qatar, pequeno país árabe no Golfo Pérsico e próxima sede da copa de 2022, é um destino que vem ganhado destaque mundialmente nos últimos anos. A cidade que começou como um local de pesca e “pesca de pérolas” vem se transformando em um lugar do futuro, com a ajuda de arquitetos de primeira linha. Um fluxo constante de novos e luxuosos hotéis, restaurantes e grandes feiras, assim como esforços de turismo (com a facilidade para vistos para cidadãos de 80 países), ajudaram a estimular o interesse dos viajantes pelo país ao longo dos anos. Recentemente, os investimentos estão voltados a artes, com novidades como o Museu Nacional do Catar, tornando Doha não apenas um destino de escala, mas sim um lugar para se conhecer!
To Do
O novo Museu Nacional do Qatar não é apenas um museu histórico inovador, mas também um estudo sobre histórias: a experiência começa com o artefato mais antigo encontrado no Qatar – um peixe fossilizado de 400 milhões de anos – e continua por 11 galerias. Ao invés de apenas obras impressas, a experiência mergulha os visitantes em uma narrativa multimídia, através de filmes inovadores que ocupam paredes esféricas, sons, exibições interativas e até cheiros. Cada exposição descompacta uma era e uma faceta diferente da história do Qatar e a experiência é incrível.
O Museu de Arte Islâmica é um bom lugar para conhecer tudo sobre a história do Oriente Médio – e é o museu responsável por colocar Doha no mapa como um centro cultural emergente. O prédio de pedra calcária de cinco andares, projetado por IM Pei, abriga alguns dos objetos mais raros coletados em todo o mundo islâmico, de manuscritos otomanos do século 7 a têxteis do século XVI, além de exposições que enfocam mulheres no Irã do século XIX. Síria pré-islâmica. Se você tiver pouco tempo, dê prioridade à Primeira Galeria ou reserve a excursão guiada do museu, que leva de uma a duas horas. Para uma visão contemporânea da arte do Oriente Médio, Mathaf: Museu Árabe de Arte Moderna apresenta trabalhos provocativos de artistas atuais em uma antiga escola de meninas. Uma coleção permanente de 9.000 pinturas, esculturas, instalações e filmes árabes que levou 25 anos para acumular estão em rotação, tornando-se a maior coleção do gênero.
O Souq Waqif é um marco histórico centenário de compras – um mercado que ainda é raridade nesta jovem cidade lotada de butiques de grife e mega shopping centers. Hoje ele fornece uma amostra da cultura do Catar através de produtos. O mais novo lado do souk é o moderno Gold Souq, que abriga 50 joalherias de ouro.
Explorar a beleza natural do Catar também é imperdível, e a Arabian Adventures oferece safáris de meio dia e safári no deserto mais longos que se estendem pelas dunas de areia e param em Khor Al Udeid, o mar do interior do Qatar com águas azul-turquesa.
Veja também:
Os melhores lugares para quem ama arte em Porto Alegre
8 restaurantes incríveis pelo mundo
Um dos melhores lugares para visitar no Qatar, Corniche é muito popular entre os ciclistas, corredores e a turma da caminhada. Corniche é um passeio marítimo que reformulou a costa de Doha no final dos anos 1970 e início dos anos 1980. Um local ideal para se exercitar de manhã, também atrai multidões que buscam vistas espetaculares do horizonte da cidade e testemunham lindos pores do sol à noite.
Localizada ao largo da área de West Bay Lagoon, em Doha, a Pearl é uma ilha artificial que é muito famosa por ser a primeira terra no Qatar a estar disponível para propriedade total de cidadãos estrangeiros. Considerado um dos locais mais populares para visitar em Doha, os turistas visitam este local para fazer compras nas diversas lojas alta qualidade na área, ou simplesmente caminhar ao longo do belo calçadão com vista para a marina.
To Eat
Doha conta com uma forte cena gastronômica, que vem ganhando cada vez mais força. Lá você encontrará grandes nomes de chefs internacionais representados em hotéis como: Wolfgang Puck’s Cut e Morimoto Doha, de Masaharu Morimoto, no Mondrian, o restaurante de Jean-Georges Vongerichten, Market by Jean-Georges no W Doha e Opal by Gordon Ramsay no St. Regis.
Nos hotéis também é possível encontrar diversos restaurantes asiáticos, famosos mundialmente, como o Hakkasan Doha (também no Hotel St Regis), Nobu (junto ao Four Seasons Hotel), Nozomi (também um restaurante japonês, junto ao The Pearl).
Além dos hotéis, existem grandes restaurantes com uma mistura de pratos do Oriente Médio. O IDAM, de Alain Ducasse, está no Museu de Arte Islâmica e tornou-se conhecido por algumas das melhores cozinhas de Doha, com um toque de haute árabe nos clássicos do Mediterrâneo. A cozinha persa é apresentada no Parisa Souq Waqif, um restaurante atmosférico (e instável) repleto de obras de arte pintadas à mão de mitos persas, servindo alguns dos pratos mais badalados da cidade. O Damasco One serve pratos tradicionais da Síria em um espaço atraente e é particularmente bom para o café da manhã do Oriente Médio. Já o Sabai Thai, focado em comida tailandesa, oferece um brunch no sábado que alegra qualquer final de semana. E o Saffron Lounge, criado pelo chef com estrela Michelin Vineet Bhatia, ganha diversos prêmios em função do seu menu que se baseia nas tradições culinárias de cada região da Índia.
To Stay
O Mondrian Doha não é uma miragem e sim uma grande obra do designer Marcel Wanders. O famoso designer holandês transformou este novo e reluzente hotel de 26 andares em um hotel ultramoderno e extravagante. Tudo, desde o lobby branco-pérola com esculturas de árvores surrealistas e a opulenta suíte nupcial com elevador privativo de ouro 24K até a piscina coberta na cobertura é surreal. Perto do Corniche e do Souq Waqif, no intocado e recém-inaugurado distrito de Msheireb, o Mandarin Oriental Doha destaca a herança qatariana com design sofisticado. A piscina na cobertura e as cabanas à beira da piscina são certamente um dos melhores pontos da cidade para assistir ao pôr do sol.
O Tivoli Hotels & Resorts tem várias propriedades de hotéis boutique espalhadas por todo o Souq Waqif. Da lista, o Al Najada Doha Hotel é o mais novo e luxuoso, enquanto o Bismillah Hotel é o hotel mais antigo de Doha, que remonta à década de 1950, quando era utilizado por comerciantes estrangeiros, e possui varandas privativas com vista para o souk. Cada propriedade tem elementos de design tradicional com detalhes diferentes, como mosaicos e tecidos coloridos, e importantes amenities incluem piscinas na cobertura e café árabe servido nos lobbies.
A luxuosa rede de hotéis Four Seasons também está em Doha, com um dos mehlores hotéis da cidade. O Four Seasons Hotel Doha, considerado um paraíso entre os edifícios mais altos da área de West Bay, conta com a sua própria praia privada, cinco piscinas interiores e exteriores para todas as idades e jardins exuberantes. Além do excelente serviço e excelentes acomodações, o hotel também se tornou um dos melhores jogadores na cena culinária competitiva de Doha,contanto com oito restaurantes e lounges.
Outro hotel em destaque em West Bay é o The St. Regis Doha, um hotel luxo como esperado no Qatar. Dos porteiros de luvas brancas de smoking e entrada forrada de Rolls-Royce para os quartos discretos, decorados com detalhes árabes, este é um dos hotéis mais procurados da região para moradores e visitantes. A propriedade equilibra sua herança com sua localização no Oriente Médio e a equipe que atende no hotel vem de quase 50 países, mas a vibração é exclusivamente do Catar. Juntamente com os quartos espaçosos e serviço atencioso, este hotel tornou-se sinônimo da cidade por seus restaurantes sofisticados – são 12 restaurantes, lounges e bares ao total.
O hotel ultra Instagrammable com lanternas azuis ao estilo pop-art, a estadia no W Doha Hotel and Residences é uma experiência imersiva do início ao fim. Extravagante e divertido, W Doha se orgulha de sua atenção individual aos detalhes, o que é evidente no momento em que você pisa no lobby. Inaugurado em 2012, o elegante hotel continua a impressionar com as suas requintadas amenidades W (luxuosas camas king-size), toques peculiares (jogos de tabuleiro em cada quarto) e o seu sumptuoso spa Bliss. Três salas de jantar de luxo, incluindo dois restaurantes do famoso chef Jean-George Vongerichten, e duas das mais badaladas casas noturnas da cidade. É um hotel para quem quer badalação e luxo em Doha.