É tempo de colheita de uvas na Bodega Cepa 21 – by Jordana Paiva

O mundo do vinho está cada vez mais na moda tanto no hemisfério sul como no hemisfério norte. Aqui na Espanha, cada ano surgem novas etiquetas, novos vinhos modernos e para todos os gostos. Eu adoro vinho. Não passo um bom almoço ou jantar de fim de semana sem um bom vinho. E os meus preferidos espanhóis são os da região vinícola de Ribera del Duero. Uma denominação de origem que existe a mais de 2000 anos.

image

Em muitas viagens tive a oportunidade de conhecer algumas vinícolas. Lembro da primeira reportagem sobre o mundo do vinho que fiz, quando trabalhava na TV, na Bodega Emilio Moro há uns 10 anos atrás. E desde aquela época, sou uma apaixonada pelos vinhos tradicionais produzidos pela família Moro, tanto na sua clássica vinícola como na mais moderna e atual, a Cepa 21.

cepa21image3 image4

Há uns 15 dias fui convidada pela Cepa 21 junto com a minha sócia da Madrid by me e blogueiras a participar da vindimia. Foi uma experiência incrível porque uma coisa é conhecer a vinícola, conhecer os vinhos que gostamos e outra bem diferente é conhecer  todo processo desde o inicio.

image17

Com a cesta vazia, fomos para o campo e lá cortamos as uvas, amassamos – para ver a intensidade da cor na mão – e as provamos. A colheita, pelo menos em teoria, deve ocorrer quando a maturação da fruta atinge os parâmetros dos açúcares e ácidos necessários para determinado vinho. E as uvas da Bodega Cepa 21 estavam perfeitas para serem recolhidas. Depois, medimos a quantidade de álcool, pisamos na uva e provamos tanto o suco, quanto o vinho que será engarrafado meses depois. Este é o processo da vindimia. E mesmo que todos saibamos bem como se faz o vinho, ter a oportunidade de participar da colheita é sensacional.

image5image2 image6 image8 image9 image10 image11 image12 image13 image14

A vindimia aqui na Espanha começa no final de setembro e dura aproximadamente 20 dias. É neste processo na qual se decide o trabalho de muitos meses em torno da vinha. Se a colheita for bem feita e o tempo ajudar, o viticultor produzirá um vinho excelente, meses depois.

E realmente na Cepa 21 não tem erro, porque a cada ano os seus vinhos vão tendo mais e mais qualidade. Sobre a vinícola, vale dizer que é uma das mais conhecidas e renomadas da Ribera del Duero. Une tradição (a uva) com inovação (século XXI) para produzir 4 tipos de vinho: HITO ROSADO (simplesmente maravilhoso), HITO, CEPA 21 e o MALABRIGO. Em todos eles, a uva é a grande protagonista.

image15 image16 image18cepa21_vinhos

O edifício que alberga as Bodegas Cepa 21 foi inaugurado em 2007 e representa uma grande aposta pela qualidade do vinho junto ao enoturismo já que é uma vinícola moderna, minimalista e inovadora e que convida a uma viagem de prazer para fazer diferentes tipos de tours pela adega e almoços no restaurante maravilhoso comandado pelo chef Alberto Soto que aposta pelos sabores tradicionais da região dando um toque moderno em texturas e formas em cada um dos seus pratos.

image20

Eu participei da vindimia, conheci a vinícola e almocei no maravilhoso restaurante e recomendo para quem estiver em Madri, dar uma volta pela Ribera del Duero. A paisagem é linda, a vinícola Cepa 21 é maravilhosa e de muita qualidade e o seu restaurante é de se deleitar é digno de estrelas. Está há 180 km de Madri mas o mais legal é que tem heliporto e quem quiser pode ver as vinhas desde o céu, com um voo desde Madri que não dura mais de 30 minutos. Excelente plano campestre para conhecer a Espanha mais profunda.

image7

Leave a Response

EN PT