Feche os olhos. Imagine o azul do mar Mediterrâneo. Agora imagine você e seus amigos velejando num belíssimo Catamarã Lagoon 450. Você está tomando sol no deck, escutando o som novidade do verão quando te oferecem o seu drink preferido. Você toma um gole apreciando a paisagem quando avista de longe outro veleiro com a bandeira da Suécia. São os amigos que você conheceu no after da festa da noite anterior que trocaram uma garrafa de espumante por um pouco do gelo do seu barco.
Não isso não é um sonho. É a The Yacht Week!
Para quem nunca ouviu falar em The Yacht Week, é melhor dar uma pausa na leitura desse artigo e entrar no YouTube para assistir qualquer um dos vídeos oficiais da marca, fundada pelos Suecos Erik Biorklund e William Wenkel em 2006. A ideia começou com uma viagem entre amigos de veleiro pelas ilhas da Croácia, destino ainda pouco conhecido pelos turistas, mas com condições perfeitas para a vela. A receptividade foi tanta que em 2007, o numero de barcos de amigos dobrou para 20 iates. Desde então o numero de barcos da The Yacht Week não para de crescer e a marca já ampliou suas rotas para países como Grécia, Itália, Tailândia e Ilhas Virgens Britânicas no Caribe.
Tudo bem. Agora você já sabe a história da marca, se amarrou nos vídeos tanto que compartilhou o post de um deles na pagina do Facebook de cada um dos seus, mas ainda não sabe direito como se organizar. Graças a Santa Internet você lembrou que não viaja sem antes consultar o seu blog preferido de viagens Spice Up The Road.
Vamos lá. Para tornar esse sonho possível e deixar os preços mais acessíveis a ideia é você fechar um barco com um grupo de 6 a 10 amigos dividindo o custo total entre todos. Os preços variam de 500 a 1300 Euros por pessoa e incluem o comfort package com lençóis e toalhas para cada pessoa, e claro, o aluguel do iate que será a sua casa por sete dias.
Para quem não sabe velejar a TYW providencia o skipper (marinheiro) que é na maioria das vezes um estudante universitário Europeu que cresceu velejando e já tenha passado pela Skipper Academy da própria TYW, onde os skippers são treinados e conseguem certificações como a RYA Yachtmaster Coastal. Na TYW o skipper acaba fazendo o papel de marinheiro, guia turístico e melhor amigo, pois é ele quem torna a sua experiência inesquecível te levando para nadar com golfinhos ou até mesmo a uma pool party no meio do mar. Dica para as crews femininas: dêem preferência para os skippers Suecos que velejam muuuuuuuuuuuuuuiiiiiiitooooo bem. Dica para as crews masculinas: Existem skippers mulheres também. Muitas delas são Suecas.
Quase tudo pronto. Agora chegamos ao assunto que é a cereja do nosso sundae de chocolate: As festas. Ahh… (suspiro). Se você achava que estar na Europa, passando férias em alto mar já era bom imagine agora que você vai saber das festas da TYW!
Na hora de fechar a reserva do seu barco, é possível adicionar por 50 Euros por pessoa, uma pulseira que dá direito a todos os eventos da semana escolhida da TYW. Cada noite os veleiros param em uma ilha diferente, onde à noite depois do jantar, sempre tem uma festa rolando. Essas festas podem ser na praia, em uma boate, marina, restaurante, e até mesmo em um forte medieval. Isso mesmo, um forte com direito a entrada de castelo de princesa e pista de dança a céu aberto (http://www.fortgeorgecroatia.com/). Essa é sem dúvida a minha festa preferida de todas as The Yacht Weeks que já fui.
Faltou alguma coisa?
Ficou com alguma dúvida?
Quer saber o que levar?
Quer dicas sobre qual é a melhor rota?
Acesse o nosso site www.theyachtweek.com
Me mande um e-mail maira@theyachtweek.com
E fique ligado no Spice Up The Road onde voltaremos com mais dicas sobre a #TYW #nothingliketherealworld
Crédito Fotos: The Yacht WeekBy Maíra Wong
Publicitária/marqueteira de profissão e viajante de coração. Em 20 e poucos anos de vida já visitou 37 países e 6 TYWs.