É um dos destinos que recomendo uma visita, porque além de ter uma infra-estrutura turística bem organizada, ótimos hotéis e restaurantes, é um país que tem a história de duas culturas bem diferentes, a Inca e a Espanhola.
A viagem inicia em Lima, uma cidade de contrastes. Os Prédios no entorno da Plaza Mayor foram todos restaurados e é visível a influência da colonização espanhola.
No entorno da praça estão a Catedral e o Palácio do governo.
Bem próximo da praça está a Igreja de San Francisco, que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
O Bairro de Miraflores é o mais agradável para passear, tem vários restaurantes bacanas, e dois dos melhores hotéis da cidade, o Marriott e o Belmond Miraflores Park e o Shopping Larcomar que tem uma linda vista para o Pacifico.
Lima tem vários museus interessantes, não da para deixar de visitar o Museu
Arqueológico Rafael Larco Herrera: Abriga a maior coleção privada de arte pré-colombiana existente no mundo. Visita obrigatória.
Restaurantes que recomendo:
- Central – Um dos melhores de Lima, está na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo.
- Astrid Y Gaston Casa Moreyra – Faz parte da cadeia Relais & Châteaux e tem um Menu Degustação que é uma verdadeira viagem gastronômica que contempla pratos de todas as regiões peruanas.
- Huaca Pucllana – Este restaurante recomendo para o jantar, ele fica ao lado da pirâmide Huaca Pucllana, construída pelos Incas no século V, a vista para a pirâmide iluminada da um clima especial ao jantar.
-
La Rosa Náutica – Um clássico restaurante construído sobre o mar, bem turístico.
De Lima voamos até Cusco que é o ponto de partida para a visita à Machupichu. O voo de Lima para Cuzco é de aproximadamente 50 minutos. Chegando em Cusco, é importante ter alguns cuidados como andar devagar, comer pouco e não beber álcool por causa da altitude que é de 3.500 mts. acima do nível do mar.
O melhor hotel de Cusco é o Palácio Nazarenas, um antigo mosteiro totalmente restaurado e transformado neste hotel maravilhoso. É uma experiência única se hospedar neste hotel. Cusco tem uma infinidade de hotéis por ser uma cidade que atrai muitos turistas.
Cusco foi a capital do Império Inca e em 1.532 foi conquistada pelos espanhóis. Ainda tem muitos vestígios das construções incas por toda cidade. Por isso, o melhor é andar a pé percorrendo as ruelas e curtindo os cafés e restaurantes em torno da Praça das Armas.
O artesanato peruano é a fonte de renda da maioria dos habitantes desta região, é lindo ver o trabalho dos artesãos em Cusco.
Para ir a Machupichu optamos pelo trem de luxo Hiram Bingham que é mais charmoso. Os trens partem da estação de Poroy, que fica há 12 Km de Cuzco, a viagem é de aproximadamente 03h10m. Eem ainda os trens Expedition na categoria turística e o Vistadome de primeira categoria.
Este foi o ponto alto da viagem, a cidade sagrada de Machupichu construída pelos incas. É impressionante pensar como os incas conseguiram construir esta cidade no topo da montanha. Ela ficou escondida por mais de 300 anos e foi redescoberta pelo historiador inglês Hiram Bingham que esteve no Peru no ano de 1909 em busca da existência de cidades ‘perdidas’ nas montanhas do vale do rio Urubamba.